Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13964 |
Resumo: | O presente relatório reflete o percurso da Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu durante o ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Partindo do modelo de Investigação-Ação, o desenvolvimento de atividades/estratégias fundamentadas em abordagens de pedagogia musical ativa, com especial foco na abordagem Orff-Schulwerk, evidenciaram que atividades musicais baseadas na percussão corporal e no movimento/dança se revestem de efeitos bastante positivos no ensino-aprendizagem em Educação Musical, fortalecendo, assim, o desenvolvimento das competências previstas para esta disciplina no quadro do Currículo Nacional do Ensino Básico. |
id |
RCAP_37ec6ef884905171c6fc14d56a665f7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13964 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino BásicoEducação MusicalPedagogia musical ativaAbordagem Orff-SchulwerkPercussão corporal e movimento/dançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reflete o percurso da Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu durante o ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Partindo do modelo de Investigação-Ação, o desenvolvimento de atividades/estratégias fundamentadas em abordagens de pedagogia musical ativa, com especial foco na abordagem Orff-Schulwerk, evidenciaram que atividades musicais baseadas na percussão corporal e no movimento/dança se revestem de efeitos bastante positivos no ensino-aprendizagem em Educação Musical, fortalecendo, assim, o desenvolvimento das competências previstas para esta disciplina no quadro do Currículo Nacional do Ensino Básico.The present report is the result of the experience of Supervised Teaching Practice in the 1st, 2nd and 3rd Basic Education Cycles, carried during the academic year of 2014/2015, integrated on the Masters Degree in Teaching Music Education in Basic School. Following the methodological research-action investigation, the development of activities/strategies grounded on active musical pedagogy approaches, with special on Orff-Schulwerk approach, demonstrate that musical activities based on body percussion and movement/dance show quite positive effects on teaching/learning in Musical Education, strengthening the development of foresee skills for this subject in Nacional Curriculum for the Basic School.Cunha, João Cristiano RodriguesBiblioteca Digital do IPBCabral, Rúben David Fernandes Gonçalves2017-02-08T17:09:07Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13964TID:201549018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:00Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13964Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:55.903811Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves Educação Musical Pedagogia musical ativa Abordagem Orff-Schulwerk Percussão corporal e movimento/dança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
author |
Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves |
author_facet |
Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, João Cristiano Rodrigues Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Rúben David Fernandes Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musical Pedagogia musical ativa Abordagem Orff-Schulwerk Percussão corporal e movimento/dança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Musical Pedagogia musical ativa Abordagem Orff-Schulwerk Percussão corporal e movimento/dança Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório reflete o percurso da Prática de Ensino Supervisionada nos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu durante o ano letivo 2014/2015, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Partindo do modelo de Investigação-Ação, o desenvolvimento de atividades/estratégias fundamentadas em abordagens de pedagogia musical ativa, com especial foco na abordagem Orff-Schulwerk, evidenciaram que atividades musicais baseadas na percussão corporal e no movimento/dança se revestem de efeitos bastante positivos no ensino-aprendizagem em Educação Musical, fortalecendo, assim, o desenvolvimento das competências previstas para esta disciplina no quadro do Currículo Nacional do Ensino Básico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-02-08T17:09:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13964 TID:201549018 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13964 |
identifier_str_mv |
TID:201549018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135285326381056 |