Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19767 |
Resumo: | Este trabalho tem como função retratar as minhas experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas e aplicadas como professor estagiário de Educação Musical, em contexto do 2.º ciclo do Ensino Básico que, por sua vez, foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Inicialmente, apresento o significado de ser professor de Educação Musical, fazendo por isso uma introdução à profissão docente e às teorias da aprendizagem, focando a seguida o professor de Educação Musical. Na segunda parte, apresento a minha Prática de Ensino Supervisionada e as experiências de ensino-aprendizagem adquiridas enquanto professor estagiário. Para tal, apresento de forma sequencial o contexto teórico pesquisado e sobre o qual se baseou a minha prática pedagógica, cruzando a metodologia e o desenvolvimento da mesma, assim como a respetiva análise dos dados obtidos. Por fim, apresento uma reflexão sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem adquiridas como professor estagiário de Educação Musical. |
id |
RCAP_e689c0d321a7d007b49e49a0184a9d5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19767 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaEducação musicalGénero musical RockDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho tem como função retratar as minhas experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas e aplicadas como professor estagiário de Educação Musical, em contexto do 2.º ciclo do Ensino Básico que, por sua vez, foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Inicialmente, apresento o significado de ser professor de Educação Musical, fazendo por isso uma introdução à profissão docente e às teorias da aprendizagem, focando a seguida o professor de Educação Musical. Na segunda parte, apresento a minha Prática de Ensino Supervisionada e as experiências de ensino-aprendizagem adquiridas enquanto professor estagiário. Para tal, apresento de forma sequencial o contexto teórico pesquisado e sobre o qual se baseou a minha prática pedagógica, cruzando a metodologia e o desenvolvimento da mesma, assim como a respetiva análise dos dados obtidos. Por fim, apresento uma reflexão sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem adquiridas como professor estagiário de Educação Musical.This work has the function of portraying my experiences of teaching and learning experienced and applied as a trainee teacher of Music Education, in the context of the 2nd cycle of Basic Education which, in turn, was carried out within the scope of the discipline of Supervised Teaching Practice , of the Master's Degree in Teaching of Music Education in Basic Education, School of Education of Bragança. This work is divided into two parts. Initially, I present the meaning of being a teacher of Music Education, thus making an introduction to the teaching profession and to the theories of learning, focusing then the teacher of Music Education. In the second part, I present my Supervised Teaching Practice and the teaching-learning experiences acquired as a trainee teacher. For that, I present in a sequential way the theoretical context researched and on which my pedagogical practice was based, crossing the methodology and the development of the same, as well as the respective analysis of the data obtained. Finally, I present a reflection on my teaching-learning experiences acquired as a trainee teacher of Music Education.Alves, Vasco Paulo CecílioBiblioteca Digital do IPBNascimento, Gerson Rafael2019-11-05T11:55:51Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19767TID:202284905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:09Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:22.126059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico Nascimento, Gerson Rafael Prática de ensino supervisionada Educação musical Género musical Rock Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
author |
Nascimento, Gerson Rafael |
author_facet |
Nascimento, Gerson Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Vasco Paulo Cecílio Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Gerson Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação musical Género musical Rock Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação musical Género musical Rock Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho tem como função retratar as minhas experiências de ensino-aprendizagem vivenciadas e aplicadas como professor estagiário de Educação Musical, em contexto do 2.º ciclo do Ensino Básico que, por sua vez, foi realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Inicialmente, apresento o significado de ser professor de Educação Musical, fazendo por isso uma introdução à profissão docente e às teorias da aprendizagem, focando a seguida o professor de Educação Musical. Na segunda parte, apresento a minha Prática de Ensino Supervisionada e as experiências de ensino-aprendizagem adquiridas enquanto professor estagiário. Para tal, apresento de forma sequencial o contexto teórico pesquisado e sobre o qual se baseou a minha prática pedagógica, cruzando a metodologia e o desenvolvimento da mesma, assim como a respetiva análise dos dados obtidos. Por fim, apresento uma reflexão sobre as minhas experiências de ensino-aprendizagem adquiridas como professor estagiário de Educação Musical. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-11-05T11:55:51Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/19767 TID:202284905 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/19767 |
identifier_str_mv |
TID:202284905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135369553248256 |