Facebook : a relação entre a marca, os fãs e o engagement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Sequeira Alves da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10983
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling Facebook : a relação entre a marca, os fãs e o engagementinternetweb 2.0redes sociaisFacebookpáginas de marcafãsengagementsocial networksbrand pagesfansMestrado em MarketingO crescente número de utilizadores da rede social Facebook tem desencadeado o interesse das marcas para estarem presentes nesse meio. Com o objetivo de comunicarem a sua oferta, de criarem relações e de interagirem com os fãs das suas páginas de Facebook, torna-se importante entender quais são os tipos de publicações feitas pelas marcas neste meio que criam interesse nos fãs para interagirem com a marca e criarem um engagement elevado. Perceber quais são as consequências dessa interação para as empresas torna-se também uma mais-valia para as mesmas, permitindo potenciar e gerir essa mesma interação. Deste modo, a presente dissertação tem como propósito perceber quais são as motivações dos fãs para interagirem em páginas de marca no Facebook; quais são os tipos de publicações que geram uma maior interação por parte dos fãs e, por fim, quais são as consequências dessa interação para as empresas. Foram estudadas duas marcas de diferentes indústrias (Super Bock e Odisseias), através de inquérito online no Facebook. Alguns pontos estudados diferem entre as duas marcas: as principais motivações dos fãs da Super Bock estão relacionadas com motivações de entretenimento, mas para os fãs da Odisseias as principais motivações são funcionais; os fãs da Super Bock dão preferência a publicações com humor, já os fãs da Odisseias preferem publicações com campanhas/descontos e promoções. A principal consequência da interação dos fãs da Super Bock com a marca é a satisfação, no caso da Odisseias é a lealdade à marca.The growing number of Facebook social network users has triggered an interest of brands to be present in that medium. In order to communicate its offer, to create relationships and to interact with fans of their Facebook pages, it is important to understand what kind of publications made by those brands create an interest in fans to interact and engage with the brand. Understanding the consequences of this interaction becomes an asset to them, enabling businesses to maximize and manage that interaction. Thus, this work's purpose is to understand what the fans' motivations are to interact on brand pages on Facebook; what types of publications generate more fans' interaction and finally what the consequences of this interaction are for businesses. Two brands from different industries were studied (Super Bock and Odisseias) through an online survey on Facebook. Some studied points differ between two brands: The main motivations of Super Bock fans are related to entertainment motivations, but for Odisseias fans the main motivations are functional; Super Bock fans demonstrate preference in publications about humor, while Odisseias fans prefer publications about campaigns/ discounts and promotions. The main consequence of the Super Bock fans' interaction with the brand is the satisfaction, but in case of Odisseias is the brand loyalty.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaSilva, Joana Sequeira Alves da2016-02-17T09:35:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10983porSilva, Joana Sequeira Alves da (2015). "Facebook : a relação entre a marca, os fãs e o engagement". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:16ZPortal AgregadorONG
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