Educação Pré-Escolar: um lugar de afetos inclusivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6023 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo verificar qual a importância dos afetos por parte do educador de infância, na promoção da inclusão de crianças com NEE, no contexto de educação pré-escolar. São ainda escassos os estudos desta temática, e ainda um conceito um pouco complexo e de reduzida compreensão. Desta forma foi um trabalho relevante na procura de caminhos e hipóteses que poderão ir ao encontro de um ensino verdadeiramente inclusivo, no pré-escolar. Considerou-se este tema oportuno, tanto numa perspetiva profissional e social, como pessoal. A metodologia adotada teve por base uma abordagem não-experimental. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, no sentido de verificar a importância dos afetos dos educadores de infância. Constituiu-se assim uma amostra de cinquenta e sete educadores de infância, do ensino privado, do concelho de Leiria. Constata-se que os educadores de infância inquiridos neste estudo, apresentaram uma concordância média plena com a importância da afetividade, no contexto profissional, assim como esta conduz a um melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem, e intensificando que é importante promover a afetividade na relação pedagógica com crianças de jardim-de-infância. Os resultados indicam que, os educadores de infância nomeiam a escuta ativa, o respeito mútuo, o diálogo, o sorriso e o contacto físico, predominantes na sua prática profissional e que vão ao encontro da promoção da afetividade na relação educativa com crianças de jardim-de-infância. Reconhecem a afetividade de uma forma global, através do respeito pelo outro, da manifestação de atitudes de afeto, da interação entre pares, da cooperação, do brincar e do trabalho colaborativo. No que se refere à promoção da inclusão, os educadores de infância definem estratégias e adequam-nas para que a(s) criança(s) prossiga(m) na sua aprendizagem, utilizam o reforço positivo, assim como o apoio de pares: utilizam os pares para ajudar a criança a atingir objetivos importantes (servir de modelo, brincar com a criança, usar elogios e incentivos). |
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Educação Pré-Escolar: um lugar de afetos inclusivoAfetividadeInclusãoEducação Pré-EscolarEstratégias Afetivas e InclusivasNecessidades Educativas EspeciaisAffectivityInclusionPre-School EducationAffective and Inclusive StrategiesSpecial Educacional NeedsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo tem como objetivo verificar qual a importância dos afetos por parte do educador de infância, na promoção da inclusão de crianças com NEE, no contexto de educação pré-escolar. São ainda escassos os estudos desta temática, e ainda um conceito um pouco complexo e de reduzida compreensão. Desta forma foi um trabalho relevante na procura de caminhos e hipóteses que poderão ir ao encontro de um ensino verdadeiramente inclusivo, no pré-escolar. Considerou-se este tema oportuno, tanto numa perspetiva profissional e social, como pessoal. A metodologia adotada teve por base uma abordagem não-experimental. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, no sentido de verificar a importância dos afetos dos educadores de infância. Constituiu-se assim uma amostra de cinquenta e sete educadores de infância, do ensino privado, do concelho de Leiria. Constata-se que os educadores de infância inquiridos neste estudo, apresentaram uma concordância média plena com a importância da afetividade, no contexto profissional, assim como esta conduz a um melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem, e intensificando que é importante promover a afetividade na relação pedagógica com crianças de jardim-de-infância. Os resultados indicam que, os educadores de infância nomeiam a escuta ativa, o respeito mútuo, o diálogo, o sorriso e o contacto físico, predominantes na sua prática profissional e que vão ao encontro da promoção da afetividade na relação educativa com crianças de jardim-de-infância. Reconhecem a afetividade de uma forma global, através do respeito pelo outro, da manifestação de atitudes de afeto, da interação entre pares, da cooperação, do brincar e do trabalho colaborativo. No que se refere à promoção da inclusão, os educadores de infância definem estratégias e adequam-nas para que a(s) criança(s) prossiga(m) na sua aprendizagem, utilizam o reforço positivo, assim como o apoio de pares: utilizam os pares para ajudar a criança a atingir objetivos importantes (servir de modelo, brincar com a criança, usar elogios e incentivos).This study aims to verify the importance of the affections on the part of the educator in the promotion of the inclusion of children with SEN, in the context of pre-school education. There are still few studies on this subject and it´s still a concept that is a bit complex and hard to understand. In this way, it was a relevant work in the search for ways and hypotheses that could meet a truly inclusive pre-school education. This topic was considered opportune, from a professional and social perspective, as well as personal perspective. The adopted methodology was based on a non-experimental approach. The data was collected through a questionnaire survey, in order to verify the importance of the affections of the educators. The sample was mostly composed of fifty-seven educators of infancy working in the private education in the district of Leiria. It was noticed that the educators who were interviewed in this study presented a full average agreement with the importance of the affectivity, in the professional context, as this leads to a better performance in the learning teaching process, and intensifying that it is important to promote the affectivity in the relation with kindergarten children. The results indicate that the educators name the active listening, mutual respect, dialogue, smile and physical contact, predominant in their professional practice and that they meet the promotion of affectivity in the educative relation with children of kindergarten. They recognize affectivity in a global way, through respect for the other, the manifestation of affective attitudes, pair interaction, cooperation, play and collaborative work. With regard to the promotion of inclusion, the educators define strategies and adapt them so that the child(s) continue with their learning, use the positive reinforcement, as well as the support of pairs: they use pair work to help the child achieve important goals (serving as a model, playing with the child, using praise and encouragement).Madeira, LeocádiaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaOliveira, Sandra Cristina Trindade2017-06-12T07:37:38Z2017-06-01T00:00:00Z2017-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:25Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:53.411123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo tem como objetivo verificar qual a importância dos afetos por parte do educador de infância, na promoção da inclusão de crianças com NEE, no contexto de educação pré-escolar. São ainda escassos os estudos desta temática, e ainda um conceito um pouco complexo e de reduzida compreensão. Desta forma foi um trabalho relevante na procura de caminhos e hipóteses que poderão ir ao encontro de um ensino verdadeiramente inclusivo, no pré-escolar. Considerou-se este tema oportuno, tanto numa perspetiva profissional e social, como pessoal. A metodologia adotada teve por base uma abordagem não-experimental. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, no sentido de verificar a importância dos afetos dos educadores de infância. Constituiu-se assim uma amostra de cinquenta e sete educadores de infância, do ensino privado, do concelho de Leiria. Constata-se que os educadores de infância inquiridos neste estudo, apresentaram uma concordância média plena com a importância da afetividade, no contexto profissional, assim como esta conduz a um melhor desempenho no processo ensino-aprendizagem, e intensificando que é importante promover a afetividade na relação pedagógica com crianças de jardim-de-infância. Os resultados indicam que, os educadores de infância nomeiam a escuta ativa, o respeito mútuo, o diálogo, o sorriso e o contacto físico, predominantes na sua prática profissional e que vão ao encontro da promoção da afetividade na relação educativa com crianças de jardim-de-infância. Reconhecem a afetividade de uma forma global, através do respeito pelo outro, da manifestação de atitudes de afeto, da interação entre pares, da cooperação, do brincar e do trabalho colaborativo. No que se refere à promoção da inclusão, os educadores de infância definem estratégias e adequam-nas para que a(s) criança(s) prossiga(m) na sua aprendizagem, utilizam o reforço positivo, assim como o apoio de pares: utilizam os pares para ajudar a criança a atingir objetivos importantes (servir de modelo, brincar com a criança, usar elogios e incentivos). |
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