Inclusão: utopia ou realidade complexa? Uma perspetiva de educadoras e das suas práticas inclusivas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16269 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Inclusão: utopia ou realidade complexa? Uma perspetiva de educadoras e das suas práticas inclusivasInclusãoNecessidades Educativas EspeciaisEstratégiasPráticas InclusivasAffective relationshipsReflective thinkingInclusionInclusive practicesRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) no decorrer da minha intervenção educativa em contexto de Jardim de Infância (JI), realizada entre 17 de outubro de 2022 e 6 de fevereiro de 2023, numa instituição situada na zona metropolitana de Lisboa, com o grupo de crianças heterogéneo, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. O contacto com a prática, assim como com os diversos profissionais da área, ajudou-me a desenvolver as minhas capacidades de observação, escuta ativa e de reflexão que foram essenciais para o início da construção da minha profissionalidade, que tem como pilar fundador estabelecer relações afetivas responsivas com os diversos intervenientes do processo educativo. Assim mesmo, e constituindo-se o presente documento como uma síntese reflexiva e ponderada do meu percurso interventivo e investigativo, no âmbito da PPS II, procede, numa primeira parte, às caracterizações do contexto, da equipa educativa, do grupo de crianças e das respetivas famílias que sustentaram a minha intervenção ao longo do tempo. A investigação desenvolvida em contexto, e apresentada numa segunda parte do relatório, tem no seu cerne as práticas inclusivas implementadas pelos educadores de infância e as estratégias utilizadas pelos mesmos para incluir crianças com NEE em contexto de Jardim de Infância. Desta feita, considerou-se a perspetiva de uma educadora de JI, assim como do seu grupo de crianças, através de um estudo de caso que teve como objetivo compreender as suas perceções associadas a estes conceitos e o modo como influenciam a educação e o crescimento/desenvolvimento dos seus intervenientes. A inclusão é um direito fundamental que garante o acesso de todas as crianças a uma educação de qualidade, ao proporcionar-lhes uma oportunidade igualitária de adquirirem e desenvolverem as suas competências, exercendo o seu direito de cidadania. A presente investigação visa, por tal, evidenciar o papel do educador na implementação deste conceito, ao respeitar as diferenças, os interesses e as curiosidades que cada uma possui, assim como adotando ações, práticas e estratégias educativas que promovam uma aprendizagem em conjunto, pondo de parte os preconceitos que possam emergir nesta gestão.ABSTRACT This report was prepared within the scope of Supervised Professional Practice II (PPS II) during my educational intervention in the context of Kindergarten (JI), carried out between October 17, 2022, and February 6, 2023, in an institution located in a metropolitan area of Lisbon, with a heterogeneous group of children, aged between 3 and 5 years. The contact with practice, as well as with the various professionals in the field, helped me to develop my observation skills, active listening, and reflection, which were essential for the beginning of the construction of my professionality, which has as its founding pillar establishing relationships responsive effective relationships with the various players in the educational process. Likewise, constituting the present document as a reflective and thoughtful synthesis of my interventional and investigative path, within the scope of PPS II, it proceeds, in the first part, to the characterization of the context, of the educational team, of the group of children and of the respective families who supported my intervention over time. The research developed in context, and presented in the second part of the report, has at its core the inclusive practices implemented by kindergarten teachers and the strategies used by them to include children with SEN in the context of Kindergarten. This time, the perspective of a JI educator was considered, as well as that of her group of children, through a case study that aimed to understand their perceptions associated with these concepts and the way they influence education and growth/development of its stakeholders. Inclusion is a fundamental right that guarantees access for all children to quality education, by providing them with an equal opportunity to acquire and develop their skills, exercising their right to citizenship. The present investigation aims, therefore, to highlight the educator's role in the implementation of this concept, by respecting the differences, interests, and curiosities that each one has, as well as adopting educational actions, practices, and strategies that promote joint learning, putting prejudices that may emerge in this management.Rodrigues, CarinaRCIPLAntunes, Tânia Maria Machado2023-07-04T10:25:42Z2023-06-012023-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16269TID:203324110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:50.124258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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