O plurilinguismo e as competências interculturais no sistema educativo francês : será a França um modelo a seguir?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Margarida de Jesus M. Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7984
Resumo: Esta investigação surge dada a nossa motivação profissional, como docente do Ensino Português no Estrangeiro - EPE, em França, na modalidade Ensino Internacional de Língua Estrangeira - EILE, e visa desenvolver uma reflexão sobre o modo como têm sido tratadas as questões do plurilinguismo e da intercultura pelo sistema educativo Francês. França é um país multicultural onde coabitam várias culturas, ouvem-se falar vários idiomas, e existem infraestruturas que contemplam todas essas culturas. A nível educacional é um país que continua a demonstrar uma aparente harmonia intercultural nas escolas, com a implementação de políticas linguísticas que continuam a fomentar e a valorizar o plurilinguismo, mesmo após os ataques terroristas que se iniciaram em 2015. Neste sentido, esta investigação parte, também, da necessidade de verificarmos se existem práticas implementadas quanto ao desenvolvimento das competências interculturais (CI) e à promoção do plurilinguismo no ensino em França, uma vez que entendemos que a escola, enquanto instituição responsável por formar cidadãos aptos a interagir num mundo cada vez mais globalizado, deverá implementar projetos e desenvolver práticas pedagógicas que fomentem tais competências. Tendo em conta a problemática em estudo, o nosso trabalho de campo, incide na análise de um corpus constituído em primeiro lugar pelos projetos observados e pela observação realizada na formação dos docentes dos cursos EILE e Ensino de Língua e cultura de Origem (ELCO), e em segundo lugar pelos inquéritos por questionário recolhidos face à formação destes docentes e à sua opinião em geral face à temática. Este estudo pretende contribuir para uma maior valorização da importância do desenvolvimento das CI no ensino das línguas assim como contribuir para uma maior consciencialização face à promoção do plurilinguismo nas sociedades em geral, nomeadamente através da implementação de projetos e parcerias com outros organismos que deem uma imagem positiva e moderna do ensino mostrando as vantagens de aprender várias línguas.
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spelling O plurilinguismo e as competências interculturais no sistema educativo francês : será a França um modelo a seguir?Diversidade culturalPlurilinguismoCompetência interculturalSistemas educativosEnsino do portuguêsEnsino de línguasFrançaCultural diversityMultilingualismIntercomprehensionIntercultural skillsLanguage teachingEsta investigação surge dada a nossa motivação profissional, como docente do Ensino Português no Estrangeiro - EPE, em França, na modalidade Ensino Internacional de Língua Estrangeira - EILE, e visa desenvolver uma reflexão sobre o modo como têm sido tratadas as questões do plurilinguismo e da intercultura pelo sistema educativo Francês. França é um país multicultural onde coabitam várias culturas, ouvem-se falar vários idiomas, e existem infraestruturas que contemplam todas essas culturas. A nível educacional é um país que continua a demonstrar uma aparente harmonia intercultural nas escolas, com a implementação de políticas linguísticas que continuam a fomentar e a valorizar o plurilinguismo, mesmo após os ataques terroristas que se iniciaram em 2015. Neste sentido, esta investigação parte, também, da necessidade de verificarmos se existem práticas implementadas quanto ao desenvolvimento das competências interculturais (CI) e à promoção do plurilinguismo no ensino em França, uma vez que entendemos que a escola, enquanto instituição responsável por formar cidadãos aptos a interagir num mundo cada vez mais globalizado, deverá implementar projetos e desenvolver práticas pedagógicas que fomentem tais competências. Tendo em conta a problemática em estudo, o nosso trabalho de campo, incide na análise de um corpus constituído em primeiro lugar pelos projetos observados e pela observação realizada na formação dos docentes dos cursos EILE e Ensino de Língua e cultura de Origem (ELCO), e em segundo lugar pelos inquéritos por questionário recolhidos face à formação destes docentes e à sua opinião em geral face à temática. Este estudo pretende contribuir para uma maior valorização da importância do desenvolvimento das CI no ensino das línguas assim como contribuir para uma maior consciencialização face à promoção do plurilinguismo nas sociedades em geral, nomeadamente através da implementação de projetos e parcerias com outros organismos que deem uma imagem positiva e moderna do ensino mostrando as vantagens de aprender várias línguas.This research is based on our professional motivation, as a teacher of Portuguese Teaching Abroad - EPE, in France, in the International Teaching of Foreign Language (EILE) modality, and it aims at developing a reflection on how the issues of plurilingualism and interculture have been approched by the French educational system. France is a multicultural country where cultures coexist, languages are heard and spoken, and there are infrastructures covering all these cultures. At the educational level, it is a country that continues to demonstrate an apparent intercultural harmony in schools, with the implementation of language policies that continue to foster and enhance plurilingualism even after the terrorist attacks occurred in 2015. In this sense, this research starts from the need to verify if there are implemented practices regarding the development of intercultural competences (IC) and the promotion of plurilingualism in education in France, since we understand that the school, as institution responsible for forming citizens able to interact in an increasingly globalized world, should implement projects and develop pedagogical practices that foster such skills. Taking into account the problematic under study, our fieldwork focuses on the analysis of a corpus constituted in the first place by the observed projects and the observation made during the “EILE and Language Teaching and Culture of Origin (ELCO) teachers courses”, teachers training and secondly by the questionnaire surveys collected in relation to the training of thoese teachers and their general opinion on the subject. This study aims to contribute to a greater appreciation of the development of IQs in language teaching´s importance as well as to contribute to a greater awareness of multilingualism´s promotion in societies in general, namely through the implementation of projects and partnerships with other organisms. This should continue to give a positive image modern teaching showing the advantages of learning multiple languages.Sequeira, Rosa MariaRepositório AbertoSousa, Margarida de Jesus M. Alves de2019-02-22T13:51:17Z2019-01-042019-02-222019-01-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7984TID:202218660porSousa, Margarida de Jesus M. Alves de - O plurilinguismo e as competências interculturais no sistema educativo francês [Em linha]: será a França um modelo a seguir? [S.l.]: [s.n.], 2018. 156 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:28:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:09.096403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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