Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/341 |
Resumo: | O turismo continua a ser um dos setores que tem sofrido mais transformações. O cinema tem tido um papel expressivo no turismo oferecendo, não apenas as visitas aos locais de rodagem de séries e filmes, mas também proporcionando que os turistas experienciem a atmosfera das obras cinematográficas. O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem das cidades como destino turísticos. Foram analisados 929 reviews realizados pelos espectadores de oito séries televisivas de crime e disponibilizados na plataforma IMDb (Commissario Montalbano, Shetland, Unauthorized living, Gomorra, Dogs of Berlin, Marseille, Trapped e Sky Rojo), entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022. As séries foram posicionadas dentro de quatro tipologias com base na contraposição entre a imagem orgânica do destino e o impacto da série na imagem do destino: congruência positiva, incongruência positiva, congruência negativa e incongruência negativa. As séries Marseille, Gomorra, Shetland e Dogs of Berlin estão no grupo das séries onde os comentários dos espectadores não expressam a intenção de visitar ou de recomendar a visita ao destino. Os resultados demonstraram que quando o destino é retratado de forma negativa na série pode ter impactos significativos na imagem e influencia o comportamento turístico dos espectadores. O caso da série Gomorra é um dos mais ilustrativos pois a série inibiu o desenvolvimento do turismo. |
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Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticosThe impacts of crime TV series on the formation of the image of tourist destinationsSéries televisivas de crime; impactos no destino; imagem do destino; turismo induzido por filmesCrime TV series; destination impacts; destination image; film-induced tourismO turismo continua a ser um dos setores que tem sofrido mais transformações. O cinema tem tido um papel expressivo no turismo oferecendo, não apenas as visitas aos locais de rodagem de séries e filmes, mas também proporcionando que os turistas experienciem a atmosfera das obras cinematográficas. O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem das cidades como destino turísticos. Foram analisados 929 reviews realizados pelos espectadores de oito séries televisivas de crime e disponibilizados na plataforma IMDb (Commissario Montalbano, Shetland, Unauthorized living, Gomorra, Dogs of Berlin, Marseille, Trapped e Sky Rojo), entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022. As séries foram posicionadas dentro de quatro tipologias com base na contraposição entre a imagem orgânica do destino e o impacto da série na imagem do destino: congruência positiva, incongruência positiva, congruência negativa e incongruência negativa. As séries Marseille, Gomorra, Shetland e Dogs of Berlin estão no grupo das séries onde os comentários dos espectadores não expressam a intenção de visitar ou de recomendar a visita ao destino. Os resultados demonstraram que quando o destino é retratado de forma negativa na série pode ter impactos significativos na imagem e influencia o comportamento turístico dos espectadores. O caso da série Gomorra é um dos mais ilustrativos pois a série inibiu o desenvolvimento do turismo.Tourism continues to be one of the sectors that has undergone the biggest changes. Cinema has played an important role in tourism, offering not only visits to the filming locations of series and films, but also allowing tourists to experience the atmosphere of cinematographic production. The main objective of this study was to evaluate the impacts of crime television series on the formation of the image of cities as tourist destinations. We analyzed 929 reviews made by viewers of eight crime television series available on the IMDb platform (Commissario Montalbano, Shetland, Unauthorized living, Gomorra, Dogs of Berlin, Marseille, Trapped and Sky Rojo), between October 2021 and February 2022. The series were positioned within four typologies based on the contrast between the organic image of the destination and the impact of the series on the image of the destination: positive congruence, positive incongruity, negative congruence and negative incongruity. The Marseille, Gomorrah, Shetland and Dogs of Berlin series are in the group of series which viewers' comments do not express an intention to visit or recommend a visit to the destination. The results showed that when the destination is portrayed in a negative way in the series, it can have significant impacts on the image and influence the tourist behaviour of viewers. The case of the Gomorra series is one of the most illustrative in which the series inhibited the development of tourism.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/341Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): SPECIAL ISSUE - Tourism, Literature, Cinema and Language; 78-98Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): SPECIAL ISSUE - Tourism, Literature, Cinema and Language; 78-982182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/341https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/341/354Copyright (c) 2022 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Rúben; Universidade do MinhoAlves, Juliana; Universidade do MinhoAzevedo, António; Universidade do Minho2023-11-04T06:55:22Zoai:ojs.dosalgarves:article/341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:52.475988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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