Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rúben; Universidade do Minho
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Juliana; Universidade do Minho, Azevedo, António; Universidade do Minho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/341
Resumo: O turismo continua a ser um dos setores que tem sofrido mais transformações. O cinema tem tido um papel expressivo no turismo oferecendo, não apenas as visitas aos locais de rodagem de séries e filmes, mas também proporcionando que os turistas experienciem a atmosfera das obras cinematográficas. O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem das cidades como destino turísticos. Foram analisados 929 reviews realizados pelos espectadores de oito séries televisivas de crime e disponibilizados na plataforma IMDb (Commissario Montalbano, Shetland, Unauthorized living, Gomorra, Dogs of Berlin, Marseille, Trapped e Sky Rojo), entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022. As séries foram posicionadas dentro de quatro tipologias com base na contraposição entre a imagem orgânica do destino e o impacto da série na imagem do destino: congruência positiva, incongruência positiva, congruência negativa e incongruência negativa. As séries Marseille, Gomorra, Shetland e Dogs of Berlin estão no grupo das séries onde os comentários dos espectadores não expressam a intenção de visitar ou de recomendar a visita ao destino. Os resultados demonstraram que quando o destino é retratado de forma negativa na série pode ter impactos significativos na imagem e influencia o comportamento turístico dos espectadores. O caso da série Gomorra é um dos mais ilustrativos pois a série inibiu o desenvolvimento do turismo.
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