Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos

Bibliographic Details
Main Author: Fernandes, Rúben Rodrigues; Universidade do Minho
Publication Date: 2022
Other Authors: Alves, Juliana Araújo; Universidade do Minho, Azevedo, António Joaquim Araújo de; Universidade do Minho
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/333
Summary: O turismo continua a ser um dos setores que tem sofrido mais transformações. O cinema tem tido um papel expressivo no turismo oferecendo, não apenas as visitas aos locais de rodagem de séries e filmes, mas também proporcionando que os turistas experienciem a atmosfera das obras cinematográficas. O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem das cidades como destino turísticos. Foram analisados 929 reviews realizados pelos espectadores de oito séries televisivas de crime e disponibilizados na plataforma IMDb (Commissario Montalbano, Shetland, Unauthorized living, Gomorra, Dogs of Berlin, Marseille, Trapped e Sky Rojo), entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022. As séries foram posicionadas dentro de quatro tipologias com base na contraposição entre a imagem orgânica do destino e o impacto da série na imagem do destino: congruência positiva, incongruência positiva, congruência negativa e incongruência negativa. As séries Marseille, Gomorra, Shetland e Dogs of Berlin estão no grupo das séries onde os comentários dos espectadores não expressam a intenção de visitar ou de recomendar a visita ao destino. Os resultados demonstraram que quando o destino é retratado de forma negativa na série pode ter impactos significativos na imagem e influencia o comportamento turístico dos espectadores. O caso da série Gomorra é um dos mais ilustrativos pois a série inibiu o desenvolvimento do turismo.
id RCAP_d0c4bfac0880a055e6ea9bf0ad3e20e2
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/333
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticosSéries televisivas de crime; impactos no destino; imagem do destino; turismo induzido por filmesO turismo continua a ser um dos setores que tem sofrido mais transformações. O cinema tem tido um papel expressivo no turismo oferecendo, não apenas as visitas aos locais de rodagem de séries e filmes, mas também proporcionando que os turistas experienciem a atmosfera das obras cinematográficas. O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem das cidades como destino turísticos. Foram analisados 929 reviews realizados pelos espectadores de oito séries televisivas de crime e disponibilizados na plataforma IMDb (Commissario Montalbano, Shetland, Unauthorized living, Gomorra, Dogs of Berlin, Marseille, Trapped e Sky Rojo), entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022. As séries foram posicionadas dentro de quatro tipologias com base na contraposição entre a imagem orgânica do destino e o impacto da série na imagem do destino: congruência positiva, incongruência positiva, congruência negativa e incongruência negativa. As séries Marseille, Gomorra, Shetland e Dogs of Berlin estão no grupo das séries onde os comentários dos espectadores não expressam a intenção de visitar ou de recomendar a visita ao destino. Os resultados demonstraram que quando o destino é retratado de forma negativa na série pode ter impactos significativos na imagem e influencia o comportamento turístico dos espectadores. O caso da série Gomorra é um dos mais ilustrativos pois a série inibiu o desenvolvimento do turismo.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/333oai:ojs.dosalgarves:article/333Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): Special Issue - TOURISM, LITERATURE, CINEMA & LANGUAGE; 78-98Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): Special Issue - TOURISM, LITERATURE, CINEMA & LANGUAGE; 78-982182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/333https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/333/338Copyright (c) 2022 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Rúben Rodrigues; Universidade do MinhoAlves, Juliana Araújo; Universidade do MinhoAzevedo, António Joaquim Araújo de; Universidade do Minho2022-12-10T06:55:13Zoai:ojs.dosalgarves:article/333Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:24.275930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos
title Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos
spellingShingle Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos
Fernandes, Rúben Rodrigues; Universidade do Minho
Séries televisivas de crime; impactos no destino; imagem do destino; turismo induzido por filmes
title_short Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos
title_full Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos
title_fullStr Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos
title_full_unstemmed Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos
title_sort Os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem de destinos turísticos
author Fernandes, Rúben Rodrigues; Universidade do Minho
author_facet Fernandes, Rúben Rodrigues; Universidade do Minho
Alves, Juliana Araújo; Universidade do Minho
Azevedo, António Joaquim Araújo de; Universidade do Minho
author_role author
author2 Alves, Juliana Araújo; Universidade do Minho
Azevedo, António Joaquim Araújo de; Universidade do Minho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rúben Rodrigues; Universidade do Minho
Alves, Juliana Araújo; Universidade do Minho
Azevedo, António Joaquim Araújo de; Universidade do Minho
dc.subject.por.fl_str_mv Séries televisivas de crime; impactos no destino; imagem do destino; turismo induzido por filmes
topic Séries televisivas de crime; impactos no destino; imagem do destino; turismo induzido por filmes
description O turismo continua a ser um dos setores que tem sofrido mais transformações. O cinema tem tido um papel expressivo no turismo oferecendo, não apenas as visitas aos locais de rodagem de séries e filmes, mas também proporcionando que os turistas experienciem a atmosfera das obras cinematográficas. O principal objetivo deste estudo foi o de avaliar os impactos das séries televisivas de crime na formação da imagem das cidades como destino turísticos. Foram analisados 929 reviews realizados pelos espectadores de oito séries televisivas de crime e disponibilizados na plataforma IMDb (Commissario Montalbano, Shetland, Unauthorized living, Gomorra, Dogs of Berlin, Marseille, Trapped e Sky Rojo), entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022. As séries foram posicionadas dentro de quatro tipologias com base na contraposição entre a imagem orgânica do destino e o impacto da série na imagem do destino: congruência positiva, incongruência positiva, congruência negativa e incongruência negativa. As séries Marseille, Gomorra, Shetland e Dogs of Berlin estão no grupo das séries onde os comentários dos espectadores não expressam a intenção de visitar ou de recomendar a visita ao destino. Os resultados demonstraram que quando o destino é retratado de forma negativa na série pode ter impactos significativos na imagem e influencia o comportamento turístico dos espectadores. O caso da série Gomorra é um dos mais ilustrativos pois a série inibiu o desenvolvimento do turismo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/333
oai:ojs.dosalgarves:article/333
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/333
identifier_str_mv oai:ojs.dosalgarves:article/333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/333
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/333/338
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): Special Issue - TOURISM, LITERATURE, CINEMA & LANGUAGE; 78-98
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 42 (2022): Special Issue - TOURISM, LITERATURE, CINEMA & LANGUAGE; 78-98
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130608820027392