A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camões, Vera Catarina Farrica
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49244
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
id RCAP_0bae1a1f258b717c97f1104bd37e275b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmáciaFarmáciaMarketingComunicaçãoDigitalDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas MonizA utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia tem vindo a adquirir uma crescente importância. Com o avanço tecnológico, as farmácias estão a adotar estratégias de marketing digital para aumentar as vendas e a satisfação dos utentes. Uma das principais ferramentas de comunicação digital é o website, em que os utentes podem encontrar informações sobre os produtos disponíveis e respetivas marcas, serviços prestados e horários de funcionamento. Além dos websites, as redes sociais têm desempenhado um papel crucial na interação com os utentes. As farmácias utilizam plataformas como o Facebook, Instagram e Whatsapp Business para partilhar informações sobre saúde, promoções e novos produtos. O e-mail marketing é um meio de comunicação digital importante para a promoção de produtos e divulgação de serviços, contribuindo para um aumento das vendas e fidelização dos utentes. O e-commerce é outra ferramenta digital relevante em farmácia, visto que permite oferecer comodidade aos utentes, aumentar a acessibilidade aos medicamentos e produtos, melhorar a adesão ao tratamento e aumentar a eficiência operacional das farmácias. Os painéis digitais LED apresentam de forma interativa as promoções e os diversos serviços, contribuindo para um aumento das vendas, divulgação de marcas e melhoria dos serviços prestados aos utentes. Os painéis digitais apresentam também benefícios económicos e ambientais. É de salientar a importância das farmácias em estarem na linha da frente nas preocupações ambientais aliadas a bons serviços prestados aos utentes. Assim, esta tese tem como objetivo, efetuar uma revisão narrativa, apresentando uma reflexão sobre as principais ferramentas de marketing digital, como seja os websites, redes sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp Business), e-mail marketing, e-commerce e painéis digitais de informação que impactam na satisfação e fidelização dos utentes. Foi apresentado um estudo de caso através da criação de um modelo económico com a utilização dos painéis digitais de informação.The use of digital media applied to pharmacy has gained increasing importance. With technological advancement, pharmacies are adopting digital marketing strategies to increase sales and user satisfaction. One of the main digital communication tools is the website, where users can find information about available products and their brands, services provided and opening hours. In addition to websites, social networks have played a crucial role in interacting with users. Pharmacies use platforms such as Facebook, Instagram and Whatsapp Business to share information about promotions, new products and health news. E-mail marketing is an important medium of digital communication for promoting products and publicizing services, contributing to an increase in sales and consumer loyalty. E-commerce is another relevant digital tool in pharmacies, as it allows users to offer convenience, increase accessibility to medicines and products, improve adherence to treatment and increase the operational efficiency of pharmacies. LED digital panels interactively display promotions and various services, contributing to increased sales, brand awareness and improved services provided to users. Digital panels also present economic and environmental benefits. It is worth highlighting the importance of pharmacies in being at the forefront of environmental concerns combined with good services provided to users. Therefore, this thesis aims to carry out a narrative review, presenting a reflection on the main digital marketing tools, such as websites, social networks (Facebook, Instagram and Whatsapp Business), e-mail marketing, e-commerce and panels digital information impacts user satisfaction and loyalty. A case study was presented through the creation of an economic model using digital information panels.Figueiredo, Maria AlexandraMargarido, PauloRepositório ComumCamões, Vera Catarina Farrica2024-01-22T11:52:47Z2023-12-152023-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49244TID:203459180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T02:31:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:00.230104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia
title A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia
spellingShingle A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia
Camões, Vera Catarina Farrica
Farmácia
Marketing
Comunicação
Digital
title_short A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia
title_full A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia
title_fullStr A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia
title_full_unstemmed A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia
title_sort A utilização dos meios de comunicação digitais aplicados à farmácia
author Camões, Vera Catarina Farrica
author_facet Camões, Vera Catarina Farrica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Maria Alexandra
Margarido, Paulo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Camões, Vera Catarina Farrica
dc.subject.por.fl_str_mv Farmácia
Marketing
Comunicação
Digital
topic Farmácia
Marketing
Comunicação
Digital
description Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2023-12-15T00:00:00Z
2024-01-22T11:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49244
TID:203459180
url http://hdl.handle.net/10400.26/49244
identifier_str_mv TID:203459180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137057700839424