Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Rita Tavares da Cunha e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15407
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
id RCAP_909fd161e92006962a39e71b29a8fa5e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolarAutorregulaçãoContexto escolarEnsino pré-escolarTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014Ao longo dos anos, vários estudos têm mostrado a importância da promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto educativo e, mais recentemente, em contexto pré-escolar. Este trabalho pretende ser um estudo de caso sobre as oportunidades de autorregulação da aprendizagem e os comportamentos autorregulados numa turma de pré-escolar de um colégio privado em Lisboa. 23 crianças e respetiva educadora participaram no estudo, que contemplou diversas fases: observação sistemática em sala de aula de comportamentos autorregulados por parte das crianças e recolha da programação das atividades feitas em aula; preenchimento do instrumento de observação pela educadora; observações participantes a um grupo de 16 crianças dessa turma antes, durante e após a realização de uma tarefa para perceber a forma como elas percecionam a sua aprendizagem; entrevista à educadora sobre as oportunidades de autorregulação da aprendizagem em sala de jardim-de-infância. Os resultados mostraram existir um conjunto de comportamentos autorregulados que as crianças desta faixa etária já são capazes de exibir, bem como uma tendência de se centrarem na ação motora antes, durante e após a realização de uma tarefa. Relativamente às oportunidades de promoção da autorregulação, verificou-se uma falta de familiaridade com o tema por parte da educadora e, como consequência, pouco planeamento das atividades a esse nível. Por fim, são assinaladas algumas limitações e implicações para o contexto educativo.Throughout the years, various studies have demonstrated the importance of promoting self-regulated learning in academic contexts and more recently, in pre-school contexts. This investigation presents a case study about the opportunities for self-regulated learning and self-regulated behavior in a pre-school class of a private school in Lisbon. Twenty-three children and their respective teacher participated in a study that included various phases, such as: systemic observations of children’s self-regulated behavior in class and collection of planned activities done in class; participating observations of sixteen of the children before, during and after task completion to understand how they perceive their learning; teacher interview about the opportunities to self-regulate learning in pre-school. Results show that there is self-regulated behavior which children of this age are able to show, as well as a tendency to focus on their motor activity before, during and after they execute tasks. Considering the opportunities for self-regulation, we verified that there is a lack of familiarity regarding this theme on the teacher’s behalf and therefore, as a consequence, there is little planning of activities in this domain. Lastly, limitations and implications for academic contexts are discussed.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Ana Rita Tavares da Cunha e2014-12-11T17:45:36Z20142014-07-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15407TID:201159856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:52.756353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar
title Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar
spellingShingle Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar
Costa, Ana Rita Tavares da Cunha e
Autorregulação
Contexto escolar
Ensino pré-escolar
Teses de mestrado - 2014
title_short Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar
title_full Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar
title_fullStr Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar
title_full_unstemmed Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar
title_sort Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar
author Costa, Ana Rita Tavares da Cunha e
author_facet Costa, Ana Rita Tavares da Cunha e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Rita Tavares da Cunha e
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação
Contexto escolar
Ensino pré-escolar
Teses de mestrado - 2014
topic Autorregulação
Contexto escolar
Ensino pré-escolar
Teses de mestrado - 2014
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-11T17:45:36Z
2014
2014-07-07
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15407
TID:201159856
url http://hdl.handle.net/10451/15407
identifier_str_mv TID:201159856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134265799081984