Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/15407 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014 |
id |
RCAP_909fd161e92006962a39e71b29a8fa5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/15407 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolarAutorregulaçãoContexto escolarEnsino pré-escolarTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014Ao longo dos anos, vários estudos têm mostrado a importância da promoção da autorregulação da aprendizagem em contexto educativo e, mais recentemente, em contexto pré-escolar. Este trabalho pretende ser um estudo de caso sobre as oportunidades de autorregulação da aprendizagem e os comportamentos autorregulados numa turma de pré-escolar de um colégio privado em Lisboa. 23 crianças e respetiva educadora participaram no estudo, que contemplou diversas fases: observação sistemática em sala de aula de comportamentos autorregulados por parte das crianças e recolha da programação das atividades feitas em aula; preenchimento do instrumento de observação pela educadora; observações participantes a um grupo de 16 crianças dessa turma antes, durante e após a realização de uma tarefa para perceber a forma como elas percecionam a sua aprendizagem; entrevista à educadora sobre as oportunidades de autorregulação da aprendizagem em sala de jardim-de-infância. Os resultados mostraram existir um conjunto de comportamentos autorregulados que as crianças desta faixa etária já são capazes de exibir, bem como uma tendência de se centrarem na ação motora antes, durante e após a realização de uma tarefa. Relativamente às oportunidades de promoção da autorregulação, verificou-se uma falta de familiaridade com o tema por parte da educadora e, como consequência, pouco planeamento das atividades a esse nível. Por fim, são assinaladas algumas limitações e implicações para o contexto educativo.Throughout the years, various studies have demonstrated the importance of promoting self-regulated learning in academic contexts and more recently, in pre-school contexts. This investigation presents a case study about the opportunities for self-regulated learning and self-regulated behavior in a pre-school class of a private school in Lisbon. Twenty-three children and their respective teacher participated in a study that included various phases, such as: systemic observations of children’s self-regulated behavior in class and collection of planned activities done in class; participating observations of sixteen of the children before, during and after task completion to understand how they perceive their learning; teacher interview about the opportunities to self-regulate learning in pre-school. Results show that there is self-regulated behavior which children of this age are able to show, as well as a tendency to focus on their motor activity before, during and after they execute tasks. Considering the opportunities for self-regulation, we verified that there is a lack of familiarity regarding this theme on the teacher’s behalf and therefore, as a consequence, there is little planning of activities in this domain. Lastly, limitations and implications for academic contexts are discussed.Simão, Ana Margarida Veiga, 1957-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Ana Rita Tavares da Cunha e2014-12-11T17:45:36Z20142014-07-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15407TID:201159856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:02:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:52.756353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar |
title |
Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar |
spellingShingle |
Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar Costa, Ana Rita Tavares da Cunha e Autorregulação Contexto escolar Ensino pré-escolar Teses de mestrado - 2014 |
title_short |
Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar |
title_full |
Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar |
title_fullStr |
Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar |
title_sort |
Oportunidades de autorregulação da aprendizagem e comportamentos autorregulados em contexto pré-escolar |
author |
Costa, Ana Rita Tavares da Cunha e |
author_facet |
Costa, Ana Rita Tavares da Cunha e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simão, Ana Margarida Veiga, 1957- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Rita Tavares da Cunha e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autorregulação Contexto escolar Ensino pré-escolar Teses de mestrado - 2014 |
topic |
Autorregulação Contexto escolar Ensino pré-escolar Teses de mestrado - 2014 |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-11T17:45:36Z 2014 2014-07-07 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/15407 TID:201159856 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/15407 |
identifier_str_mv |
TID:201159856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134265799081984 |