O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21796 |
Resumo: | O presente relatório apresenta um resumo da atividade desenvolvida ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Um professor de música ensinará melhor quanto mais souber sobre as crianças, o contexto social da aprendizagem musical, a aquisição e desenvolvimento de competências de modo geral, devendo usar mecanismos adequados e levando em conta os processos de aprendizagem apropriados para a música de maneira geral e para a aprendizagem instrumental de forma específica. Com este projeto pretende‑se aprofundar conhecimentos ao nível da pedagogia, dar uma visão sobre a dislexia, sensibilizar os docentes para a problemática e analisar qual o contributo da aprendizagem de um instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia. |
id |
RCAP_0be595fc68c41b3b096a693f7f95cf12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21796 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexiaEnsino da músicaViola de arcoDislexia -- AlunosPráticas pedagógicasEstratégias de ensinoO presente relatório apresenta um resumo da atividade desenvolvida ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Um professor de música ensinará melhor quanto mais souber sobre as crianças, o contexto social da aprendizagem musical, a aquisição e desenvolvimento de competências de modo geral, devendo usar mecanismos adequados e levando em conta os processos de aprendizagem apropriados para a música de maneira geral e para a aprendizagem instrumental de forma específica. Com este projeto pretende‑se aprofundar conhecimentos ao nível da pedagogia, dar uma visão sobre a dislexia, sensibilizar os docentes para a problemática e analisar qual o contributo da aprendizagem de um instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia.The present report presents a summary of the activity developed during the course of Supervised Teaching Practice, inserted in the Master in Teaching of Music. A music teacher will teach better the more they know about children, the social context of musical learning, the acquisition and development of skills in general, using appropriate mechanisms and taking into account the learning processes appropriate to music in general and for instrumental learning in a specific way.This project intends to deepen pedagogic knowledge, to give vision in what concerns dyslexia, to alert the teachers to the problems involved and to analyze the contribution of the learning of an instrument in the development of the student with dyslexia.Universidade de Aveiro2018-01-24T17:46:45Z2017-06-09T00:00:00Z2017-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21796TID:201937549porAzevedo, Ana Luisainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:48Zoai:ria.ua.pt:10773/21796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:09.842004Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia |
title |
O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia |
spellingShingle |
O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia Azevedo, Ana Luisa Ensino da música Viola de arco Dislexia -- Alunos Práticas pedagógicas Estratégias de ensino |
title_short |
O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia |
title_full |
O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia |
title_fullStr |
O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia |
title_full_unstemmed |
O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia |
title_sort |
O contributo da aprendizagem do instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia |
author |
Azevedo, Ana Luisa |
author_facet |
Azevedo, Ana Luisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Luisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Viola de arco Dislexia -- Alunos Práticas pedagógicas Estratégias de ensino |
topic |
Ensino da música Viola de arco Dislexia -- Alunos Práticas pedagógicas Estratégias de ensino |
description |
O presente relatório apresenta um resumo da atividade desenvolvida ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música. Um professor de música ensinará melhor quanto mais souber sobre as crianças, o contexto social da aprendizagem musical, a aquisição e desenvolvimento de competências de modo geral, devendo usar mecanismos adequados e levando em conta os processos de aprendizagem apropriados para a música de maneira geral e para a aprendizagem instrumental de forma específica. Com este projeto pretende‑se aprofundar conhecimentos ao nível da pedagogia, dar uma visão sobre a dislexia, sensibilizar os docentes para a problemática e analisar qual o contributo da aprendizagem de um instrumento no desenvolvimento do aluno com dislexia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-09T00:00:00Z 2017-06-09 2018-01-24T17:46:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21796 TID:201937549 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21796 |
identifier_str_mv |
TID:201937549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137615535931392 |