O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14711 |
Resumo: | No presente trabalho descrevo o Projeto Educativo de ensino especial de piano, no qual procedi à adaptação da prática pedagógica das aulas de piano, de modo a torná-las acessíveis à aprendizagem musical de um aluno com dislexia. Como desafio à criatividade e à flexibilização do ensino tradicional da música, este Projeto Educativo corporizou a construção de estratégias educativas ajustadas à especificidade cognitiva de um aluno disléxico que, após cinco anos de aprendizagem de piano, apresentava uma incapacidade aparentemente insuperável de evolução musical. O notório sucesso dos resultados obtidos confirma que a implementação de um conjunto de estratégias pedagógicas específicas pode proporcionar uma aprendizagem musical eficaz, motivante e recompensadora. |
id |
RCAP_c647b3ff7a05a26412ed72f2e8eb9657 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14711 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoalEnsino de músicaPiano - EnsinoDislexiaPráticas pedagógicasEstratégias de ensinoNo presente trabalho descrevo o Projeto Educativo de ensino especial de piano, no qual procedi à adaptação da prática pedagógica das aulas de piano, de modo a torná-las acessíveis à aprendizagem musical de um aluno com dislexia. Como desafio à criatividade e à flexibilização do ensino tradicional da música, este Projeto Educativo corporizou a construção de estratégias educativas ajustadas à especificidade cognitiva de um aluno disléxico que, após cinco anos de aprendizagem de piano, apresentava uma incapacidade aparentemente insuperável de evolução musical. O notório sucesso dos resultados obtidos confirma que a implementação de um conjunto de estratégias pedagógicas específicas pode proporcionar uma aprendizagem musical eficaz, motivante e recompensadora.In this work I describe an Educative Project about special procedures of piano teaching in which I adapted my teaching methodology of piano lessons in order to make them accessible to a dyslexic student. As a challenge to creativity and flexibility of a traditional music education, this project embodied a set of learning strategies adjusted to the cognitive specificity of a dyslexic student who, after five years of piano lessons, continued to exhibit an apparent and insurmountable incapacity in his musical evolution. The evident success of the results obtained confirms that the use of specific teaching strategies may provide an effective, motivating and rewarding musical learning.Universidade de Aveiro2015-09-23T13:41:10Z2014-12-30T00:00:00Z2014-12-302019-10-11T14:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14711porSilva, Ana Margarida Carreira Guedes dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:57Zoai:ria.ua.pt:10773/14711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:14.155413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoal |
title |
O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoal |
spellingShingle |
O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoal Silva, Ana Margarida Carreira Guedes da Ensino de música Piano - Ensino Dislexia Práticas pedagógicas Estratégias de ensino |
title_short |
O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoal |
title_full |
O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoal |
title_fullStr |
O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoal |
title_full_unstemmed |
O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoal |
title_sort |
O ensino do piano e a dislexia : um contributo pessoal |
author |
Silva, Ana Margarida Carreira Guedes da |
author_facet |
Silva, Ana Margarida Carreira Guedes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Margarida Carreira Guedes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Piano - Ensino Dislexia Práticas pedagógicas Estratégias de ensino |
topic |
Ensino de música Piano - Ensino Dislexia Práticas pedagógicas Estratégias de ensino |
description |
No presente trabalho descrevo o Projeto Educativo de ensino especial de piano, no qual procedi à adaptação da prática pedagógica das aulas de piano, de modo a torná-las acessíveis à aprendizagem musical de um aluno com dislexia. Como desafio à criatividade e à flexibilização do ensino tradicional da música, este Projeto Educativo corporizou a construção de estratégias educativas ajustadas à especificidade cognitiva de um aluno disléxico que, após cinco anos de aprendizagem de piano, apresentava uma incapacidade aparentemente insuperável de evolução musical. O notório sucesso dos resultados obtidos confirma que a implementação de um conjunto de estratégias pedagógicas específicas pode proporcionar uma aprendizagem musical eficaz, motivante e recompensadora. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-30T00:00:00Z 2014-12-30 2015-09-23T13:41:10Z 2019-10-11T14:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14711 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137552363421696 |