A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Rita Vieira Leite
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/23263
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_0c01e312e75d900f904651def557aec7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23263
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-NComunicação institucionalComunicação digitalInstituições públicasReposicionamentoEducação para a literacia mediáticaJovensProjetos educativosInstitutional communicationDigital communicationPublic institutionsRepositioningEducation for mediatic literacyYoung peopleEducational projects659.4681.32435.08Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Comunicação, apresenta o trabalho desenvolvido na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR-N), uma instituição pública que actua ao nível do desenvolvimento integrado e competitivo da Região; e, em específico, no Gabinete de Marketing e Publicidade, onde desempenhei funções num leque alargado de áreas da comunicação. No âmbito do estágio, afigurou-se pertinente uma reflexão crítica da necessidade de reposicionamento das instituições públicas relativamente ao paradigma digital e ao papel desempenhado pelos cidadãos na sociedade civil. De facto, a Internet transformou o processo de construção de informação pelos cidadãos, em resultado de uma crescente acessibilidade a conteúdos e a ferramentas com elevado potencial de propagação. Neste contexto, as instituições públicas devem acompanhar esta tendência e desenvolver um estilo de comunicação que expresse uma orientação para os cidadãos e as para suas necessidades informativas. Além disso, devem estar cientes da potencialidade do sentido crítico e construtivo dos cidadãos, integrando a Educação para a Literacia Mediática nas agendas públicas. Esta orientação deverá criar condições para que os cidadãos adquiram competências para uma participação consciente no ecossistema mediático; sobretudo nas camadas jovens, em virtude da elevada centralidade dos media. As escolas constituem-se como um dos contextos favoráveis para o desenvolvimento de atitudes e competências a este nível. Neste sentido, considera-se pertinente a sua adesão a projetos que propiciem a transformação do acesso à informação em conhecimento. Este é um dos objetivos da iniciativa “Norte School”, promovida pela CCDR-N e dirigida a alunos do ensino secundário da Região do Norte. Esta pretende promover uma reflexão em torno das temáticas do desenvolvimento regional, incitando os jovens à criação de ideias e soluções criativas para o futuro da região. Pela sua natureza, pelo elevado nível de competências adquiridas ao nível das relações públicas, e pelas implicações que teve a nível social e da CCDRN, esta é uma iniciativa que merece destaque no presente trabalho.The following internship report performed in the context of the Communication Science Master’s Degree, presents the work developed in the Northern Coordination and Development Regional Committee (CCDR-N), a public institution that performs at the level of competitive and integrated development of the region; specifically at the Marketing and Communication Office, where I elaborated functions in a wide range of institutional communication areas. In the extent of the internship, it is pertinent to make a critical afterthought about the need to reposition public institutions in relation to the digital paradigm and the new role performed by citizens in civil society. In fact, the network has caused a change in the process of acquisition and construction of information by citizens, as result of a growing accessibility to contents and tools with high propagation potential. In this context, public institutions must follow this tendency and develop a communication type which expresses an orientation towards citizens and their informative needs. Besides that, these organizations must be aware of the potentiality in citizen critical and constructive sense, integrating Education for Mediatic Literacy in public agendas. This orientation should create conditions so citizens acquire competences for a conscient participation in mediatic ecosystem, which appears mostly in younger stratus, in virtue of the elevated media centrality. This way, schools constitute one of the favorable contexts for the development of attitudes and competences at this level. To this extent, it is pertinent to join projects that allow the transformation of accessibility to information into knowledge. This is one of the objectives of ‘’Norte School’’, an initiative promoted by the internship institution and destined to secondary school students of the Northern Region. The main objective of the project promotes thinking about the thematic of regional development, inciting young students to create ideas and solutions for the future of the region. By its nature, by the elevated level of acquired competences in the area of public relations, and by its implications at social level and by CCDR-N, this initiative is worthy of attention in the following work.Mota-Ribeiro, SilvanaUniversidade do MinhoMatos, Ana Rita Vieira Leite20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/23263porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-02T01:18:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:07.909782Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N
title A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N
spellingShingle A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N
Matos, Ana Rita Vieira Leite
Comunicação institucional
Comunicação digital
Instituições públicas
Reposicionamento
Educação para a literacia mediática
Jovens
Projetos educativos
Institutional communication
Digital communication
Public institutions
Repositioning
Education for mediatic literacy
Young people
Educational projects
659.4
681.324
35.08
title_short A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N
title_full A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N
title_fullStr A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N
title_full_unstemmed A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N
title_sort A comunicação estratégica digital no âmbito de projetos educativos de instituições públicas : a iniciativa "Norte School" da CCDR-N
author Matos, Ana Rita Vieira Leite
author_facet Matos, Ana Rita Vieira Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota-Ribeiro, Silvana
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Rita Vieira Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação institucional
Comunicação digital
Instituições públicas
Reposicionamento
Educação para a literacia mediática
Jovens
Projetos educativos
Institutional communication
Digital communication
Public institutions
Repositioning
Education for mediatic literacy
Young people
Educational projects
659.4
681.324
35.08
topic Comunicação institucional
Comunicação digital
Instituições públicas
Reposicionamento
Educação para a literacia mediática
Jovens
Projetos educativos
Institutional communication
Digital communication
Public institutions
Repositioning
Education for mediatic literacy
Young people
Educational projects
659.4
681.324
35.08
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/23263
url https://hdl.handle.net/1822/23263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132635763572736