IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Antongnioni Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Loureiro, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14530
Resumo: RESUMO O presente estudo verifica as possíveis contribuições do ensino da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual num grupo de mulheres em situação de alta vulnerabilidade que compõem a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos. Inicialmente foi aplicada uma entrevista não estruturada com uma parcela da turma para verificar padrões e tendências sobre a investigação e, posteriormente, um questionário com a participação de todas as alunas da turma. Os resultados demonstraram que o estudo da informática favorece o aprimoramento do pensamento crítico e a melhoria da autonomia, reforçando a sua importância perante as disciplinas ditas tradicionais, proporcionando empoderamento e aumento da qualidade de vida das alunas.   ABSTRACT This study examines the possible contributions of computer education in the improvement of critical thinking and intellectual autonomy in a group of women in situations of high vulnerability that make up the teaching modality of Youth and Adult Education. Initially an unstructured interview with part of the class was applied to verify patterns and trends about the investigation and, later, a questionnaire with the participation of all the students of the class. The results shows that the study of informatics favors the improvement of critical thinking and improvement of autonomy; and, consequently, shows its value in the traditional disciplines, providing empowerment and increase the quality of life of the students.
id RCAP_0c18c167ab7eb67e783fc1fcd99cf05f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASILArtigosRESUMO O presente estudo verifica as possíveis contribuições do ensino da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual num grupo de mulheres em situação de alta vulnerabilidade que compõem a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos. Inicialmente foi aplicada uma entrevista não estruturada com uma parcela da turma para verificar padrões e tendências sobre a investigação e, posteriormente, um questionário com a participação de todas as alunas da turma. Os resultados demonstraram que o estudo da informática favorece o aprimoramento do pensamento crítico e a melhoria da autonomia, reforçando a sua importância perante as disciplinas ditas tradicionais, proporcionando empoderamento e aumento da qualidade de vida das alunas.   ABSTRACT This study examines the possible contributions of computer education in the improvement of critical thinking and intellectual autonomy in a group of women in situations of high vulnerability that make up the teaching modality of Youth and Adult Education. Initially an unstructured interview with part of the class was applied to verify patterns and trends about the investigation and, later, a questionnaire with the participation of all the students of the class. The results shows that the study of informatics favors the improvement of critical thinking and improvement of autonomy; and, consequently, shows its value in the traditional disciplines, providing empowerment and increase the quality of life of the students.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2017-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14530por2182-9608Melo, Antongnioni PereiraLoureiro, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:32Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:00.286944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
title IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
spellingShingle IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
Melo, Antongnioni Pereira
Artigos
title_short IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
title_full IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
title_fullStr IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
title_full_unstemmed IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
title_sort IMPACTO DO ESTUDO DA INFORMÁTICA NA MELHORIA DO PENSAMENTO CRÍTICO E AUTONOMIA INTELECTUAL: UM ESTUDO COM MULHERES NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
author Melo, Antongnioni Pereira
author_facet Melo, Antongnioni Pereira
Loureiro, Ana
author_role author
author2 Loureiro, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Antongnioni Pereira
Loureiro, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description RESUMO O presente estudo verifica as possíveis contribuições do ensino da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual num grupo de mulheres em situação de alta vulnerabilidade que compõem a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos. Inicialmente foi aplicada uma entrevista não estruturada com uma parcela da turma para verificar padrões e tendências sobre a investigação e, posteriormente, um questionário com a participação de todas as alunas da turma. Os resultados demonstraram que o estudo da informática favorece o aprimoramento do pensamento crítico e a melhoria da autonomia, reforçando a sua importância perante as disciplinas ditas tradicionais, proporcionando empoderamento e aumento da qualidade de vida das alunas.   ABSTRACT This study examines the possible contributions of computer education in the improvement of critical thinking and intellectual autonomy in a group of women in situations of high vulnerability that make up the teaching modality of Youth and Adult Education. Initially an unstructured interview with part of the class was applied to verify patterns and trends about the investigation and, later, a questionnaire with the participation of all the students of the class. The results shows that the study of informatics favors the improvement of critical thinking and improvement of autonomy; and, consequently, shows its value in the traditional disciplines, providing empowerment and increase the quality of life of the students.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14530
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485044019200