Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Adriano
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Januario, Gilberto, Santana, Katia, Traldi Júnior, Armando, Bueno, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22873
Resumo: Este artigo evidencia uma investigação desenvolvida no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes à prática em sala de aula”, que visa investigar o currículo de Matemática relacionado à educação de pessoas jovens e adultas, a partir de um estudo de diferentes intervenientes curriculares e do currículo que é desenvolvido no processo educativo dessa modalidade de ensino. Para esta investigação, buscamos fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente das pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para essa modalidade de ensino.
id RCAP_38830b5fbe65481213e75a6814329dbf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultosUm estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultosArtigosEste artigo evidencia uma investigação desenvolvida no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes à prática em sala de aula”, que visa investigar o currículo de Matemática relacionado à educação de pessoas jovens e adultas, a partir de um estudo de diferentes intervenientes curriculares e do currículo que é desenvolvido no processo educativo dessa modalidade de ensino. Para esta investigação, buscamos fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente das pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para essa modalidade de ensino.This article points an investigation developed on a research project entitled “Mathematics Curriculum on Teenagers and Adults’ Education: from curriculum interveners to practice in class”, aimed at investigating mathematics curriculum regarding education of young people and adults, from a study of different curriculum interveners and of the curriculum developed on education process of this learning method. In order to perform this investigation, we tried to prepare a panorama of studies carried out about EJA, in Mathematics Education, in the perspective of a “state of knowledge” or “state of art” as established by Romberg (1992). The analysis from collected data has shown an increasing development of researches in education area, of teenagers and adults, mainly in thematic didactic and problems resolution, and a decreasing number of studies on curriculum development of Mathematics in this teaching modality.APM - Associação de Professores de Matemática2012-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22873por2183-28380872-3915Freitas, AdrianoJanuario, GilbertoSantana, KatiaTraldi Júnior, ArmandoBueno, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.218385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
title Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
spellingShingle Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
Freitas, Adriano
Artigos
title_short Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
title_full Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
title_fullStr Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
title_full_unstemmed Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
title_sort Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
author Freitas, Adriano
author_facet Freitas, Adriano
Januario, Gilberto
Santana, Katia
Traldi Júnior, Armando
Bueno, Simone
author_role author
author2 Januario, Gilberto
Santana, Katia
Traldi Júnior, Armando
Bueno, Simone
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Adriano
Januario, Gilberto
Santana, Katia
Traldi Júnior, Armando
Bueno, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo evidencia uma investigação desenvolvida no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes à prática em sala de aula”, que visa investigar o currículo de Matemática relacionado à educação de pessoas jovens e adultas, a partir de um estudo de diferentes intervenientes curriculares e do currículo que é desenvolvido no processo educativo dessa modalidade de ensino. Para esta investigação, buscamos fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente das pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para essa modalidade de ensino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22873
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478772486144