Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22873 |
Resumo: | Este artigo evidencia uma investigação desenvolvida no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes à prática em sala de aula”, que visa investigar o currículo de Matemática relacionado à educação de pessoas jovens e adultas, a partir de um estudo de diferentes intervenientes curriculares e do currículo que é desenvolvido no processo educativo dessa modalidade de ensino. Para esta investigação, buscamos fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente das pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para essa modalidade de ensino. |
id |
RCAP_38830b5fbe65481213e75a6814329dbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultosUm estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultosArtigosEste artigo evidencia uma investigação desenvolvida no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes à prática em sala de aula”, que visa investigar o currículo de Matemática relacionado à educação de pessoas jovens e adultas, a partir de um estudo de diferentes intervenientes curriculares e do currículo que é desenvolvido no processo educativo dessa modalidade de ensino. Para esta investigação, buscamos fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente das pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para essa modalidade de ensino.This article points an investigation developed on a research project entitled “Mathematics Curriculum on Teenagers and Adults’ Education: from curriculum interveners to practice in class”, aimed at investigating mathematics curriculum regarding education of young people and adults, from a study of different curriculum interveners and of the curriculum developed on education process of this learning method. In order to perform this investigation, we tried to prepare a panorama of studies carried out about EJA, in Mathematics Education, in the perspective of a “state of knowledge” or “state of art” as established by Romberg (1992). The analysis from collected data has shown an increasing development of researches in education area, of teenagers and adults, mainly in thematic didactic and problems resolution, and a decreasing number of studies on curriculum development of Mathematics in this teaching modality.APM - Associação de Professores de Matemática2012-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22873por2183-28380872-3915Freitas, AdrianoJanuario, GilbertoSantana, KatiaTraldi Júnior, ArmandoBueno, Simoneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:21.218385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos |
title |
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos |
spellingShingle |
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos Freitas, Adriano Artigos |
title_short |
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos |
title_full |
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos |
title_fullStr |
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos |
title_full_unstemmed |
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos |
title_sort |
Um estudo em Educação Matemática relacionado à educação de jovens e de adultos |
author |
Freitas, Adriano |
author_facet |
Freitas, Adriano Januario, Gilberto Santana, Katia Traldi Júnior, Armando Bueno, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Januario, Gilberto Santana, Katia Traldi Júnior, Armando Bueno, Simone |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Adriano Januario, Gilberto Santana, Katia Traldi Júnior, Armando Bueno, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo evidencia uma investigação desenvolvida no projeto de pesquisa “O Currículo de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: dos intervenientes à prática em sala de aula”, que visa investigar o currículo de Matemática relacionado à educação de pessoas jovens e adultas, a partir de um estudo de diferentes intervenientes curriculares e do currículo que é desenvolvido no processo educativo dessa modalidade de ensino. Para esta investigação, buscamos fazer um panorama dos estudos realizados sobre a EJA, em Educação Matemática, na perspectiva de um “estado de conhecimento” ou “estado da arte” conforme definido por Romberg (1992). A análise dos dados coletados nos mostrou o desenvolvimento crescente das pesquisas na área da educação de pessoas jovens e adultas, principalmente nas temáticas didática e resolução de problemas, e um número reduzido de estudos a respeito do desenvolvimento curricular de Matemática para essa modalidade de ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22873 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478772486144 |