Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2418 |
Resumo: | Este estudo decorre do Plano Estratégico da Instituição no qual foi reconhecida a necessidade da conceção de um Sistema de Avaliação de Desempenho para a melhoria das práticas reflexivas institucionais. Desenvolveu-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social e teve como participantes a Diretora e todas as Educadoras de Infância das respostas sociais: Creche e Jardim de Infância. Recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, elegendo como técnicas de recolha de dados: a entrevista, a análise documental, inquérito por questionário e o focus group. Com base nos resultados obtidos, e considerando a especificidade da Instituição, concebemos o Manual do Sistema de Avaliação de Desempenho Docente: procedimentos, intervenientes, instrumentos, momentos e os mecanismos de monitorização da Avaliação de Desempenho. |
id |
RCAP_0c2ffb44c2c3810c03089f0207658bc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2418 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionaisSupervisão pedagógicaDesempenho docentePráticas reflexivasDesenvolvimento profissionalEste estudo decorre do Plano Estratégico da Instituição no qual foi reconhecida a necessidade da conceção de um Sistema de Avaliação de Desempenho para a melhoria das práticas reflexivas institucionais. Desenvolveu-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social e teve como participantes a Diretora e todas as Educadoras de Infância das respostas sociais: Creche e Jardim de Infância. Recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, elegendo como técnicas de recolha de dados: a entrevista, a análise documental, inquérito por questionário e o focus group. Com base nos resultados obtidos, e considerando a especificidade da Instituição, concebemos o Manual do Sistema de Avaliação de Desempenho Docente: procedimentos, intervenientes, instrumentos, momentos e os mecanismos de monitorização da Avaliação de Desempenho.This study stems from the Institution´s strategic plan in which the need to design a Performance Evaluation System in order to enhance institutional reflection practices was adressed. It was developed in a Private Institution of Social Solidarity and it was attended by the Director and all Nursery School Teachers in social responses: Nursery and Kindergarden. We used a methodology of qualitative nature, data collection techniques chosen were: interview, document analysis, questionnaire survey and focus group. Based upon the obtained results, and the institution specifics, we designed the Teacher´s Performance Evaluation System Manual: procedures, participants, instruments, timings and mechanisms for monitoring the performance evaluation system.2017-01-02T15:51:55Z2016-12-05T00:00:00Z2016-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2418TID:201433575porAlmeida, Teresa Paula Antunes Casalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:04Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:13.832452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais |
title |
Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais |
spellingShingle |
Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais Almeida, Teresa Paula Antunes Casal Supervisão pedagógica Desempenho docente Práticas reflexivas Desenvolvimento profissional |
title_short |
Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais |
title_full |
Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais |
title_fullStr |
Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais |
title_full_unstemmed |
Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais |
title_sort |
Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais |
author |
Almeida, Teresa Paula Antunes Casal |
author_facet |
Almeida, Teresa Paula Antunes Casal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Teresa Paula Antunes Casal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Desempenho docente Práticas reflexivas Desenvolvimento profissional |
topic |
Supervisão pedagógica Desempenho docente Práticas reflexivas Desenvolvimento profissional |
description |
Este estudo decorre do Plano Estratégico da Instituição no qual foi reconhecida a necessidade da conceção de um Sistema de Avaliação de Desempenho para a melhoria das práticas reflexivas institucionais. Desenvolveu-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social e teve como participantes a Diretora e todas as Educadoras de Infância das respostas sociais: Creche e Jardim de Infância. Recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, elegendo como técnicas de recolha de dados: a entrevista, a análise documental, inquérito por questionário e o focus group. Com base nos resultados obtidos, e considerando a especificidade da Instituição, concebemos o Manual do Sistema de Avaliação de Desempenho Docente: procedimentos, intervenientes, instrumentos, momentos e os mecanismos de monitorização da Avaliação de Desempenho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-05T00:00:00Z 2016-12-05 2017-01-02T15:51:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2418 TID:201433575 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2418 |
identifier_str_mv |
TID:201433575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131626449403904 |