Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Teresa Paula Antunes Casal
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2418
Resumo: Este estudo decorre do Plano Estratégico da Instituição no qual foi reconhecida a necessidade da conceção de um Sistema de Avaliação de Desempenho para a melhoria das práticas reflexivas institucionais. Desenvolveu-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social e teve como participantes a Diretora e todas as Educadoras de Infância das respostas sociais: Creche e Jardim de Infância. Recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, elegendo como técnicas de recolha de dados: a entrevista, a análise documental, inquérito por questionário e o focus group. Com base nos resultados obtidos, e considerando a especificidade da Instituição, concebemos o Manual do Sistema de Avaliação de Desempenho Docente: procedimentos, intervenientes, instrumentos, momentos e os mecanismos de monitorização da Avaliação de Desempenho.
id RCAP_0c2ffb44c2c3810c03089f0207658bc1
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionaisSupervisão pedagógicaDesempenho docentePráticas reflexivasDesenvolvimento profissionalEste estudo decorre do Plano Estratégico da Instituição no qual foi reconhecida a necessidade da conceção de um Sistema de Avaliação de Desempenho para a melhoria das práticas reflexivas institucionais. Desenvolveu-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social e teve como participantes a Diretora e todas as Educadoras de Infância das respostas sociais: Creche e Jardim de Infância. Recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, elegendo como técnicas de recolha de dados: a entrevista, a análise documental, inquérito por questionário e o focus group. Com base nos resultados obtidos, e considerando a especificidade da Instituição, concebemos o Manual do Sistema de Avaliação de Desempenho Docente: procedimentos, intervenientes, instrumentos, momentos e os mecanismos de monitorização da Avaliação de Desempenho.This study stems from the Institution´s strategic plan in which the need to design a Performance Evaluation System in order to enhance institutional reflection practices was adressed. It was developed in a Private Institution of Social Solidarity and it was attended by the Director and all Nursery School Teachers in social responses: Nursery and Kindergarden. We used a methodology of qualitative nature, data collection techniques chosen were: interview, document analysis, questionnaire survey and focus group. Based upon the obtained results, and the institution specifics, we designed the Teacher´s Performance Evaluation System Manual: procedures, participants, instruments, timings and mechanisms for monitoring the performance evaluation system.2017-01-02T15:51:55Z2016-12-05T00:00:00Z2016-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2418TID:201433575porAlmeida, Teresa Paula Antunes Casalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:04Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:13.832452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais
title Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais
spellingShingle Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais
Almeida, Teresa Paula Antunes Casal
Supervisão pedagógica
Desempenho docente
Práticas reflexivas
Desenvolvimento profissional
title_short Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais
title_full Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais
title_fullStr Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais
title_full_unstemmed Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais
title_sort Construção de um sistema de avaliação do desempenho docente para a melhoria das práticas reflexivas institucionais
author Almeida, Teresa Paula Antunes Casal
author_facet Almeida, Teresa Paula Antunes Casal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Teresa Paula Antunes Casal
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Desempenho docente
Práticas reflexivas
Desenvolvimento profissional
topic Supervisão pedagógica
Desempenho docente
Práticas reflexivas
Desenvolvimento profissional
description Este estudo decorre do Plano Estratégico da Instituição no qual foi reconhecida a necessidade da conceção de um Sistema de Avaliação de Desempenho para a melhoria das práticas reflexivas institucionais. Desenvolveu-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social e teve como participantes a Diretora e todas as Educadoras de Infância das respostas sociais: Creche e Jardim de Infância. Recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, elegendo como técnicas de recolha de dados: a entrevista, a análise documental, inquérito por questionário e o focus group. Com base nos resultados obtidos, e considerando a especificidade da Instituição, concebemos o Manual do Sistema de Avaliação de Desempenho Docente: procedimentos, intervenientes, instrumentos, momentos e os mecanismos de monitorização da Avaliação de Desempenho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05T00:00:00Z
2016-12-05
2017-01-02T15:51:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2418
TID:201433575
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2418
identifier_str_mv TID:201433575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131626449403904