A supervisão pedagógica e a qualidade da prática dos professores envolvidos no processo de avaliação docente: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Cristina Pinto Magalhães
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2995
Resumo: Este estudo, na área da Supervisão Pedagógica, teve como propósito perceber em que medida o processo de avaliação docente, no biénio 2009/2011, proporcionou desenvolvimento profissional e pessoal aos docentes avaliados com aulas observadas, na escola secundária onde exercemos funções, de uma localidade do distrito de Vila Real. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, de natureza qualitativa, adotando-se como instrumento de recolha de dados entrevistas semiestruturadas, aplicadas a cinco professores da escola em questão, com o tratamento dos dados recolhidos, feito através de análise de conteúdo. Com base nos dados obtidos, pode perceber-se que os inquiridos não consideram que esta avaliação do desempenho docente tenha efetivamente avaliado o desempenho dos professores, nem tenha potenciado o seu desenvolvimento profissional e pessoal, tal como preconizado pelos normativos legais. De acordo com as experiências por eles vivenciadas, a supervisão, no contexto do processo de avaliação, não teve o caráter formativo que poderia e deveria ter tido. Foi antes direcionada para uma avaliação de caráter administrativo, muito centrada na sua modalidade sumativa. São várias as razões apontadas para o relativo insucesso verificado, que vão desde a forma como foi imposta, à falta de preparação para exercer determinadas funções de alguns intervenientes.
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