Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio André
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Andrade, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3327
Resumo: Os Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE) são fundamentais na competitividade das Instituições do Ensino Superior (IES). A globalização das fontes do saber, o crescimento da concorrência entre instituições, o encurtamento da duração dos ciclos de formação, o aumento da importância da formação ao longo da vida e o aprofundamento da cooperação entre IES de países diferentes são alguns dos factores que exigem ambientes de aprendizagem tecnologicamente ricos, com base de trabalho online . Os TELE são vistos como suporte fundamental na reengenharia pedagógica, podendo suportar de forma mais efectiva a aproximação a filosofias educacionais de cariz mais construtivista. Contudo, apesar dos avultados investimentos, uma parte significativa destes ambientes falha ou fi ca aquém das expectativas. A inadequação das políticas para introduzir mudanças nas organizações por via da tecnologia e a falta de modelos de gestão e avaliação são aspectos que comprometem o sucesso destas iniciativas. Os TELE têm um grande potencial inovador e, por norma, implicam um investimento muito alto que tem de ser justificado, demonstrando a relação custo/benefício das tecnologias. Assim, a definição de modelos de gestão e de avaliação, que funcionem como guias de acção, são factores fundamentais para eficácia das acções e garantia da qualidade. Neste trabalho, que decorre da revisão de literatura, apresentamos alguns modelos que orientam o processo de mudança e inovação nas organizações e linhas-guias para avaliação, enquanto instrumento de gestão, de TELE.
id RCAP_0c703287af980faccf97e4b4c37fbbc9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3327
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessmentMudança e Inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica - dimensões de gestão e avaliaçãoOs Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE) são fundamentais na competitividade das Instituições do Ensino Superior (IES). A globalização das fontes do saber, o crescimento da concorrência entre instituições, o encurtamento da duração dos ciclos de formação, o aumento da importância da formação ao longo da vida e o aprofundamento da cooperação entre IES de países diferentes são alguns dos factores que exigem ambientes de aprendizagem tecnologicamente ricos, com base de trabalho online . Os TELE são vistos como suporte fundamental na reengenharia pedagógica, podendo suportar de forma mais efectiva a aproximação a filosofias educacionais de cariz mais construtivista. Contudo, apesar dos avultados investimentos, uma parte significativa destes ambientes falha ou fi ca aquém das expectativas. A inadequação das políticas para introduzir mudanças nas organizações por via da tecnologia e a falta de modelos de gestão e avaliação são aspectos que comprometem o sucesso destas iniciativas. Os TELE têm um grande potencial inovador e, por norma, implicam um investimento muito alto que tem de ser justificado, demonstrando a relação custo/benefício das tecnologias. Assim, a definição de modelos de gestão e de avaliação, que funcionem como guias de acção, são factores fundamentais para eficácia das acções e garantia da qualidade. Neste trabalho, que decorre da revisão de literatura, apresentamos alguns modelos que orientam o processo de mudança e inovação nas organizações e linhas-guias para avaliação, enquanto instrumento de gestão, de TELE.Universidade Católica Portuguesa2010-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3327oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3327Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 9 (2010); 205-2292182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2010.n9reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3327https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3327https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3327/3226Direitos de Autor (c) 2010 Sérgio André Ferreira, António Andradehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Sérgio AndréAndrade, António2022-05-24T16:54:46Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:51.777203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessment
Mudança e Inovação pedagógica no ensino superior pela via tecnológica - dimensões de gestão e avaliação
title Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessment
spellingShingle Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessment
Ferreira, Sérgio André
title_short Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessment
title_full Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessment
title_fullStr Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessment
title_full_unstemmed Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessment
title_sort Change and pedagogical Innovation in higher education through technology - dimensions of management and assessment
author Ferreira, Sérgio André
author_facet Ferreira, Sérgio André
Andrade, António
author_role author
author2 Andrade, António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sérgio André
Andrade, António
description Os Ambientes de Aprendizagem Enriquecidos pela Tecnologia (TELE) são fundamentais na competitividade das Instituições do Ensino Superior (IES). A globalização das fontes do saber, o crescimento da concorrência entre instituições, o encurtamento da duração dos ciclos de formação, o aumento da importância da formação ao longo da vida e o aprofundamento da cooperação entre IES de países diferentes são alguns dos factores que exigem ambientes de aprendizagem tecnologicamente ricos, com base de trabalho online . Os TELE são vistos como suporte fundamental na reengenharia pedagógica, podendo suportar de forma mais efectiva a aproximação a filosofias educacionais de cariz mais construtivista. Contudo, apesar dos avultados investimentos, uma parte significativa destes ambientes falha ou fi ca aquém das expectativas. A inadequação das políticas para introduzir mudanças nas organizações por via da tecnologia e a falta de modelos de gestão e avaliação são aspectos que comprometem o sucesso destas iniciativas. Os TELE têm um grande potencial inovador e, por norma, implicam um investimento muito alto que tem de ser justificado, demonstrando a relação custo/benefício das tecnologias. Assim, a definição de modelos de gestão e de avaliação, que funcionem como guias de acção, são factores fundamentais para eficácia das acções e garantia da qualidade. Neste trabalho, que decorre da revisão de literatura, apresentamos alguns modelos que orientam o processo de mudança e inovação nas organizações e linhas-guias para avaliação, enquanto instrumento de gestão, de TELE.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3327
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3327
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3327
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3327
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2010.3327
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3327/3226
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2010 Sérgio André Ferreira, António Andrade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2010 Sérgio André Ferreira, António Andrade
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 9 (2010); 205-229
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2010.n9
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129851580383232