Avaliação das aprendizagens : o processo de regulação do feedback - um estudo em Físico-Química no 3º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, Inês Duarte, 1980-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/43571
Resumo: Tese de mestrado em Educação (Didáctica das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2006
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Em conjunto seleccionámos e desenvolvemos 5 instrumentos de aprendizagem/avaliação e elaborámos comentários escritos às primeiras versões. A metodologia de investigação adoptada foi de natureza qualitativa e interpretativa e incluiu a observação de aulas e de sessões de trabalho, a realização de entrevistas à professora participante e a três alunos, e a recolha de produções escritas destes alunos. A análise seguiu preferencialmente a análise de conteúdo, e as categorias foram definidas ao longo do estudo. Embora os comentários eficazes para uns alunos possam não o ser para outros, as características que parecem facilitar o processo de regulação das aprendizagens são: uma caligrafia legível; proximidade à parte da produção a que se referem; descriminação de cada tarefa a realizar num tópico diferente (evitando-se solicitar, a realização de muitas tarefas); utilização da forma interrogativa como estímulo à reflexão e da forma imperativa para solicitar a alteração/melhoria da produção; utilização de um vocabulário simples e de expressões familiares dos alunos; concretos, contextualizados e directamente relacionados com a produção, indicando os seus pontos fortes; curtos e directos quando envolvem competências menos complexas (ou mais desenvolvidas), mas que forneçam estratégias relativamente à forma como pode ser feita a revisão quando envolvem competências mais complexas, evitando dar parte da resposta. O grau de aplicabilidade da escrita avaliativa depende do conhecimento que o professor tem sobre os alunos, da capacidade em fornecer o feedback num curto intervalo de tempo, tendo em conta que se trata de um processo moroso e exigente, da sua utilização sistemática e de factores motivacionais. A evolução do processo de escrita avaliativa foi ocorrendo ao longo do projecto à medida que íamos analisando o desempenho dos alunos em relação ao feedback que lhes tinha sido fornecido.The aim of this work was to study the feedback given to the production of students from the middle school in Physics and Chemistry. I had three research questions to which I intended to answer: (1) What are the characteristics of feedback that favor the learning for students?; (2) What are the limitations and applicability degree of the feedback processes?; (3) How did the writing of the feedback supplied to the students work evolved?. The study involved the participation of two teachers of Physics and Chemistry and the students of two classes. Together, we have selected and developed five instruments of learning/assessment and elaborated written comments to the first versions. The research method adopted had a qualitative and interpretative nature and included the observation of lessons and work sessions, interviews to the participating teacher and to three students, and the collection of written works from these students. The analysis followed mainly a content analysis, and the categories were defined during the study. Although some comments can be effective for some students but not for others, the features that seem to favor monitoring the learning' process are: legible calligraphy; proximity to the area of production that they are related to; discrimination of each task to develop in the different topics (avoiding mentioning the realization of many tasks); use of interrogative form to encourage reflection and of imperative form to ask for the change/improvement in production; with simple vocabulary and expressions familiar to the students; specific, contextualized and directly related with the production, mentioning their strongest aspects; short and direct when involving less complex competencies (or more developed), but supplying strategies for how to do the revision when involving more complex competencies, avoiding to give part of the answer. The applicability degree of assessment writing depends on the knowledge of the teacher concerning the students, on the capacity for giving the feedback in a short period of time, taking into account the fact that this is a time-consuming and exigent process, on its systematic utilization and on motivation-related factors. The assessment writing process evolved along the project as the students effort in comparison to the feedback supplied was being analyzed.Santos, Leonor, 1949-Repositório da Universidade de LisboaBruno, Inês Duarte, 1980-2020-05-14T14:11:59Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/43571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:44:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/43571Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:20.962122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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