A oficina gramatical: uma forma apelativa de ensinar conteúdos gramaticais nas aulas de Português (língua materna) e de Espanhol (língua estrangeira)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19502 |
Resumo: | A temática do nosso relatório está relacionada com a abordagem de conteúdos gramaticais nas disciplinas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, que teve lugar em duas escolas públicas do distrito de Lisboa. Para desenvolver este trabalho, recorremos à oficina gramatical, metodologia que se pauta pelos princípios do método científico, no intuito de, por um lado, identificar e avaliar as atitudes dos alunos face à aprendizagem da gramática e, por outro lado, demonstrar a importância do ensino formal da gramática e, em particular, do uso de abordagens que fomentem, nos alunos, a motivação para a aprendizagem da gramática. Para concretizar os nossos objetivos, implementámos nas duas disciplinas esta metodologia e aplicámo-la em três turmas de Português e em duas de Espanhol. No presente relatório discutimos algumas questões relacionadas com o ensino/aprendizagem da gramática nas aulas de Língua Materna e de Língua Estrangeira e chegámos à conclusão de que os nossos alunos têm a noção de que o estudo da gramática é fundamental para o desenvolvimento de outras competências da língua. Por outro lado, observámos que os alunos aderiram bem à implementação da oficina gramatical mesmo sem se mostrarem muito interessados pelo estudo da gramática. Neste estudo, também verificámos que as avaliações revelaram resultados positivos quanto à aprendizagem dos conteúdos que foram objeto das oficinas gramaticais. |
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