Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7105 |
Resumo: | O presente relatório incide sobre a Prática de ensino supervisionada levada a acabo de 4 de fevereiro a 8 de maio de 2013, na Educação Pré-Escolar, na Nuclisol – Jean Piaget de Vila Real e de 8 de outubro de 2012 a 15 de janeiro de 2013, no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na Escola EB1 Nº 7 de Vila Real. Esta Prática de ensino supervisionada decorreu no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e Estágio II, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionadas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é o tema central desenvolvido ao longo dos estágios. A primeira parte deste relatório engloba uma contextualização de investigação relativamente aos Estágios desenvolvidos, fazendo-se uma pequena caraterização da cidade de Vila Real, do meio envolvimento, das instituições, dos espaços e materiais das salas, e dos grupos de crianças onde foram realizados os dois estágios. A segunda parte terá uma contextualização teórica sobre o tema central, tal como: a história dos materiais didáticos, o conceito de materiais didáticos, a importância da utilização destes materiais na aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1º CEB, os diferentes materiais existentes e uma pequena descrição dos mesmos. Abordaremos o papel do Professor e Educador quanto a esta utilização e faremos uma análise dos documentos orientadores oficiais para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A terceira e última parte deste trabalho abordará a prática pedagógica desenvolvida nos Estágios I e II, onde abordaremos os materiais utilizados e as atividades realizadas durante a prática pedagógica. Também apresentaremos algumas propostas de outras atividades possíveis de se realizar nestes contextos educativos. |
id |
RCAP_c80c5c35284b605c5e531fd316f3392a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPrática pedagógicaEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloMateriais didáticosMateriais manipuláveis estruturadosO presente relatório incide sobre a Prática de ensino supervisionada levada a acabo de 4 de fevereiro a 8 de maio de 2013, na Educação Pré-Escolar, na Nuclisol – Jean Piaget de Vila Real e de 8 de outubro de 2012 a 15 de janeiro de 2013, no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na Escola EB1 Nº 7 de Vila Real. Esta Prática de ensino supervisionada decorreu no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e Estágio II, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionadas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é o tema central desenvolvido ao longo dos estágios. A primeira parte deste relatório engloba uma contextualização de investigação relativamente aos Estágios desenvolvidos, fazendo-se uma pequena caraterização da cidade de Vila Real, do meio envolvimento, das instituições, dos espaços e materiais das salas, e dos grupos de crianças onde foram realizados os dois estágios. A segunda parte terá uma contextualização teórica sobre o tema central, tal como: a história dos materiais didáticos, o conceito de materiais didáticos, a importância da utilização destes materiais na aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1º CEB, os diferentes materiais existentes e uma pequena descrição dos mesmos. Abordaremos o papel do Professor e Educador quanto a esta utilização e faremos uma análise dos documentos orientadores oficiais para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A terceira e última parte deste trabalho abordará a prática pedagógica desenvolvida nos Estágios I e II, onde abordaremos os materiais utilizados e as atividades realizadas durante a prática pedagógica. Também apresentaremos algumas propostas de outras atividades possíveis de se realizar nestes contextos educativos.This report focuses on supervised teaching practice I have just taken February 4th to 8th of May of 2013, at the Pre-School Education in Nuclisol - Jean Piaget Vila Real and October 8th, 2012 to January 15th of 2013 in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB), at the EB1 School Nº7 of Vila Real. This supervised teaching practice took place within the Curricular Units Stage I and Stage II, belonging to the Masters in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, taught at the Trás-os-Montes e Alto Douro University. “The materials for the teaching of Mathematics in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education” is the central theme developed throughout the stages. The first part of this report includes a contextualization of research into the internship developed by making a small characterization of the city of Vila Real, through the involvement of institutions, spaces and materials of the classrooms, and groups of children which were performed two internships. The second part will have a theoretical context on the central theme, such as: the history of the learning materials, the concept of teaching materials, the importance of using these materials in the learning of Mathematics in Preschool and 1st CEB, the different existing materials and a small description. Discuss the role of teacher and educator on this and we will use an analysis of official guidance documents for Preschool Education and the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The third and final part of this paper will address pedagogical practice developed in Stages I and II, where we discuss the materials used and the activities conducted during the teaching practice. Also present some proposals of other possible activities to accomplish these educational contexts.2016-12-15T09:26:35Z2016-12-15T00:00:00Z2016-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7105porMoreira, Cláudia Patrícia Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:12.219932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title |
Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico Moreira, Cláudia Patrícia Vilela Prática pedagógica Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Materiais didáticos Materiais manipuláveis estruturados |
title_short |
Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Moreira, Cláudia Patrícia Vilela |
author_facet |
Moreira, Cláudia Patrícia Vilela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Cláudia Patrícia Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Materiais didáticos Materiais manipuláveis estruturados |
topic |
Prática pedagógica Educação pré-escolar Ensino básico 1º ciclo Materiais didáticos Materiais manipuláveis estruturados |
description |
O presente relatório incide sobre a Prática de ensino supervisionada levada a acabo de 4 de fevereiro a 8 de maio de 2013, na Educação Pré-Escolar, na Nuclisol – Jean Piaget de Vila Real e de 8 de outubro de 2012 a 15 de janeiro de 2013, no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na Escola EB1 Nº 7 de Vila Real. Esta Prática de ensino supervisionada decorreu no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e Estágio II, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionadas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é o tema central desenvolvido ao longo dos estágios. A primeira parte deste relatório engloba uma contextualização de investigação relativamente aos Estágios desenvolvidos, fazendo-se uma pequena caraterização da cidade de Vila Real, do meio envolvimento, das instituições, dos espaços e materiais das salas, e dos grupos de crianças onde foram realizados os dois estágios. A segunda parte terá uma contextualização teórica sobre o tema central, tal como: a história dos materiais didáticos, o conceito de materiais didáticos, a importância da utilização destes materiais na aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1º CEB, os diferentes materiais existentes e uma pequena descrição dos mesmos. Abordaremos o papel do Professor e Educador quanto a esta utilização e faremos uma análise dos documentos orientadores oficiais para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A terceira e última parte deste trabalho abordará a prática pedagógica desenvolvida nos Estágios I e II, onde abordaremos os materiais utilizados e as atividades realizadas durante a prática pedagógica. Também apresentaremos algumas propostas de outras atividades possíveis de se realizar nestes contextos educativos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-15T09:26:35Z 2016-12-15T00:00:00Z 2016-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7105 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137150034247680 |