Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cláudia Patrícia Vilela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7105
Resumo: O presente relatório incide sobre a Prática de ensino supervisionada levada a acabo de 4 de fevereiro a 8 de maio de 2013, na Educação Pré-Escolar, na Nuclisol – Jean Piaget de Vila Real e de 8 de outubro de 2012 a 15 de janeiro de 2013, no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na Escola EB1 Nº 7 de Vila Real. Esta Prática de ensino supervisionada decorreu no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e Estágio II, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionadas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é o tema central desenvolvido ao longo dos estágios. A primeira parte deste relatório engloba uma contextualização de investigação relativamente aos Estágios desenvolvidos, fazendo-se uma pequena caraterização da cidade de Vila Real, do meio envolvimento, das instituições, dos espaços e materiais das salas, e dos grupos de crianças onde foram realizados os dois estágios. A segunda parte terá uma contextualização teórica sobre o tema central, tal como: a história dos materiais didáticos, o conceito de materiais didáticos, a importância da utilização destes materiais na aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1º CEB, os diferentes materiais existentes e uma pequena descrição dos mesmos. Abordaremos o papel do Professor e Educador quanto a esta utilização e faremos uma análise dos documentos orientadores oficiais para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A terceira e última parte deste trabalho abordará a prática pedagógica desenvolvida nos Estágios I e II, onde abordaremos os materiais utilizados e as atividades realizadas durante a prática pedagógica. Também apresentaremos algumas propostas de outras atividades possíveis de se realizar nestes contextos educativos.
id RCAP_c80c5c35284b605c5e531fd316f3392a
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básicoPrática pedagógicaEducação pré-escolarEnsino básico 1º cicloMateriais didáticosMateriais manipuláveis estruturadosO presente relatório incide sobre a Prática de ensino supervisionada levada a acabo de 4 de fevereiro a 8 de maio de 2013, na Educação Pré-Escolar, na Nuclisol – Jean Piaget de Vila Real e de 8 de outubro de 2012 a 15 de janeiro de 2013, no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na Escola EB1 Nº 7 de Vila Real. Esta Prática de ensino supervisionada decorreu no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e Estágio II, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionadas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é o tema central desenvolvido ao longo dos estágios. A primeira parte deste relatório engloba uma contextualização de investigação relativamente aos Estágios desenvolvidos, fazendo-se uma pequena caraterização da cidade de Vila Real, do meio envolvimento, das instituições, dos espaços e materiais das salas, e dos grupos de crianças onde foram realizados os dois estágios. A segunda parte terá uma contextualização teórica sobre o tema central, tal como: a história dos materiais didáticos, o conceito de materiais didáticos, a importância da utilização destes materiais na aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1º CEB, os diferentes materiais existentes e uma pequena descrição dos mesmos. Abordaremos o papel do Professor e Educador quanto a esta utilização e faremos uma análise dos documentos orientadores oficiais para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A terceira e última parte deste trabalho abordará a prática pedagógica desenvolvida nos Estágios I e II, onde abordaremos os materiais utilizados e as atividades realizadas durante a prática pedagógica. Também apresentaremos algumas propostas de outras atividades possíveis de se realizar nestes contextos educativos.This report focuses on supervised teaching practice I have just taken February 4th to 8th of May of 2013, at the Pre-School Education in Nuclisol - Jean Piaget Vila Real and October 8th, 2012 to January 15th of 2013 in the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB), at the EB1 School Nº7 of Vila Real. This supervised teaching practice took place within the Curricular Units Stage I and Stage II, belonging to the Masters in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education, taught at the Trás-os-Montes e Alto Douro University. “The materials for the teaching of Mathematics in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education” is the central theme developed throughout the stages. The first part of this report includes a contextualization of research into the internship developed by making a small characterization of the city of Vila Real, through the involvement of institutions, spaces and materials of the classrooms, and groups of children which were performed two internships. The second part will have a theoretical context on the central theme, such as: the history of the learning materials, the concept of teaching materials, the importance of using these materials in the learning of Mathematics in Preschool and 1st CEB, the different existing materials and a small description. Discuss the role of teacher and educator on this and we will use an analysis of official guidance documents for Preschool Education and the Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The third and final part of this paper will address pedagogical practice developed in Stages I and II, where we discuss the materials used and the activities conducted during the teaching practice. Also present some proposals of other possible activities to accomplish these educational contexts.2016-12-15T09:26:35Z2016-12-15T00:00:00Z2016-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7105porMoreira, Cláudia Patrícia Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:46Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:12.219932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
Moreira, Cláudia Patrícia Vilela
Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Materiais didáticos
Materiais manipuláveis estruturados
title_short Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
title_sort Os materiais didáticos para o ensino da matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico
author Moreira, Cláudia Patrícia Vilela
author_facet Moreira, Cláudia Patrícia Vilela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cláudia Patrícia Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Materiais didáticos
Materiais manipuláveis estruturados
topic Prática pedagógica
Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Materiais didáticos
Materiais manipuláveis estruturados
description O presente relatório incide sobre a Prática de ensino supervisionada levada a acabo de 4 de fevereiro a 8 de maio de 2013, na Educação Pré-Escolar, na Nuclisol – Jean Piaget de Vila Real e de 8 de outubro de 2012 a 15 de janeiro de 2013, no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), na Escola EB1 Nº 7 de Vila Real. Esta Prática de ensino supervisionada decorreu no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e Estágio II, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, lecionadas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os materiais didáticos para o ensino da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico é o tema central desenvolvido ao longo dos estágios. A primeira parte deste relatório engloba uma contextualização de investigação relativamente aos Estágios desenvolvidos, fazendo-se uma pequena caraterização da cidade de Vila Real, do meio envolvimento, das instituições, dos espaços e materiais das salas, e dos grupos de crianças onde foram realizados os dois estágios. A segunda parte terá uma contextualização teórica sobre o tema central, tal como: a história dos materiais didáticos, o conceito de materiais didáticos, a importância da utilização destes materiais na aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar e no 1º CEB, os diferentes materiais existentes e uma pequena descrição dos mesmos. Abordaremos o papel do Professor e Educador quanto a esta utilização e faremos uma análise dos documentos orientadores oficiais para a Educação Pré-Escolar e para o Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A terceira e última parte deste trabalho abordará a prática pedagógica desenvolvida nos Estágios I e II, onde abordaremos os materiais utilizados e as atividades realizadas durante a prática pedagógica. Também apresentaremos algumas propostas de outras atividades possíveis de se realizar nestes contextos educativos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15T09:26:35Z
2016-12-15T00:00:00Z
2016-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7105
url http://hdl.handle.net/10348/7105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137150034247680