Preservação do Meio Ambiente: Perspetivas de Professores no 1.ºCiclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/8102 |
Resumo: | O presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Preservação do Meio Ambiente: Perspetivas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos espelham todo o percurso formativo durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como base as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Como tal, este relatório é o culminar de uma reflexão sobre o percurso formativo, onde a teoria e a prática se conjugaram. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte apresentase o estudo de investigação, que teve como objetivo verificar de que modo as atividades práticas investigativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) podem contribuir para a educação ambiental. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como participantes três professoras de escolas de 1.º CEB de agrupamentos do concelho de Viseu e três professoras de escolas de 1.º CEB de agrupamentos do concelho de Ovar. Para a recolha de dados, optou-se por uma entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo das unidades de registo das participantes. Os resultados evidenciam que as entrevistadas atribuem importância à educação ambiental, uma vez que permite formar cidadãos mais conscienciosos dos problemas ecológicos graves que ameaçam cada vez mais a harmonia entre o Homem e a Natureza, bem como formar cidadãos proativos na construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada. No entanto, apresenta ainda constrangimentos, tais como tempo insuficiente, falta de algum material de laboratório para realizar experiências na escola, de contentores próprios para a recolha seletiva dos resíduos na escola, excesso de burocracias, dificuldade em mobilizar algumas famílias para continuarem o trabalho feito na escola e escola pouco proativa na área. |
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Preservação do Meio Ambiente: Perspetivas de Professores no 1.ºCiclo do Ensino BásicoEducação1.º CEBeducação ambientalEducation1st gradeenvironmental education.O presente documento, Relatório Final de Estágio, subordinado ao tema “Preservação do Meio Ambiente: Perspetivas de Professores no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, cujos objetivos espelham todo o percurso formativo durante as Práticas de Ensino Supervisionadas, tendo como base as orientações exigíveis para a presente formação especializada. Como tal, este relatório é o culminar de uma reflexão sobre o percurso formativo, onde a teoria e a prática se conjugaram. A primeira parte refere-se às práticas realizadas ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas e compreende a contextualização dos estágios realizados e uma apreciação crítica das competências desenvolvidas. Na segunda parte apresentase o estudo de investigação, que teve como objetivo verificar de que modo as atividades práticas investigativas no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) podem contribuir para a educação ambiental. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como participantes três professoras de escolas de 1.º CEB de agrupamentos do concelho de Viseu e três professoras de escolas de 1.º CEB de agrupamentos do concelho de Ovar. Para a recolha de dados, optou-se por uma entrevista semiestruturada, com posterior análise de conteúdo das unidades de registo das participantes. Os resultados evidenciam que as entrevistadas atribuem importância à educação ambiental, uma vez que permite formar cidadãos mais conscienciosos dos problemas ecológicos graves que ameaçam cada vez mais a harmonia entre o Homem e a Natureza, bem como formar cidadãos proativos na construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada. No entanto, apresenta ainda constrangimentos, tais como tempo insuficiente, falta de algum material de laboratório para realizar experiências na escola, de contentores próprios para a recolha seletiva dos resíduos na escola, excesso de burocracias, dificuldade em mobilizar algumas famílias para continuarem o trabalho feito na escola e escola pouco proativa na área.This document, the Final Internship Report, on the subject of "Preserving the Environment: Teachers' Perspectives in the 1st Cycle of Basic Education", comes as part of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, whose objectives reflect the entire training path during the Supervised Teaching Practices, based on the guidelines required for this specialized training. As such, this report is the culmination of a reflection on the training path, where theory and practice came together. The first part refers to the practices carried out during the Supervised Teaching Practices and includes a contextualization of the internships and a critical appraisal of the skills developed. The second part presents the research study, which aimed to see how practical investigative activities in the 1st Cycle of Basic Education (CEB) can contribute to environmental education. This is a qualitative study, in which three primary school teachers from schools in the municipality of Viseu and three primary school teachers from schools in the municipality of Ovar took part. For data collection, a semi-structured interview was chosen, with subsequent content analysis of the participants' recording units. The results show that the interviewees attach importance to environmental education, since it enables them to train citizens who are more aware of the serious ecological problems that increasingly threaten the harmony between man and nature, as well as to train proactive citizens in building an environmentally balanced society. However, there are still constraints, such as insufficient time, lack of laboratory equipment to carry out experiments at school, lack of proper containers for the selective collection of waste at school, excessive bureaucracy, difficulty in mobilizing some families to continue the work done at school and a school that is not very proactive in this area.Novais, AnabelaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMarques, Rafaela Neves2023-11-142025-11-14T00:00:00Z2023-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8102TID:203412052porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-09T02:30:25Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:40.716736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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