Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carocho, Catarina da Conceição Pires
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6360
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_4970cbb2c10a1c18566a0ff73ca6347f
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino BásicoEmoçõesInteligência emocional1º CEBPapel do professorDesenvolvimento socioemocionalEmotionsEmotional intelligence1st CEBSocial-emotional developmentTeacher’s roleDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado de acordo com as orientações da Prática Educativa Supervisionada (PES) no 1º ciclo do ensino básico (CEB) e estuda o modo como o professor deste ciclo, mais precisamente do 3º ano de escolaridade, pode propor atividades promotoras do desenvolvimento socioemocional. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo sido os dados recolhidos através de registos de observação, como notas de campo e análise documental das atividades implementadas. Após a análise e reflexão da minha prática, apresento as considerações finais onde refiro a pertinência deste estudo no âmbito do trabalho realizado em 1º CEB, salientando o modo como esta investigação contribuiu para comprovar a possibilidade de integrar a área de formação pessoal e social num contexto educativo mais formal e transmissivo.ABSTRACT: This report was prepared in accordance with the guidelines of the Supervised Educational Practice for the 1st cycle of basic education and studies how the teacher of this cycle, more specifically of 3rd grade, can propose activities to promote the social-emotional development. A qualitative methodology was adopted, and data was collected through observation records, such as field notes and analysis of the documents related with the implemented activities. After the analysis and reflection of my practice, I present the final considerations where I refer to the relevance of this study for the scope of the work carried out on 1st cycle, highlighting how this research has played its role to demonstrate the feasibility of the integration of personal and social training in a more formal and transmissive education context.Montiel, António LuísRepositório do ISPACarocho, Catarina da Conceição Pires2018-04-27T19:21:47Z20182018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6360201852438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:05Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:10.665670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico
title Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico
spellingShingle Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico
Carocho, Catarina da Conceição Pires
Emoções
Inteligência emocional
1º CEB
Papel do professor
Desenvolvimento socioemocional
Emotions
Emotional intelligence
1st CEB
Social-emotional development
Teacher’s role
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico
title_full Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico
title_fullStr Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico
title_sort Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico
author Carocho, Catarina da Conceição Pires
author_facet Carocho, Catarina da Conceição Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montiel, António Luís
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Carocho, Catarina da Conceição Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Inteligência emocional
1º CEB
Papel do professor
Desenvolvimento socioemocional
Emotions
Emotional intelligence
1st CEB
Social-emotional development
Teacher’s role
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Emoções
Inteligência emocional
1º CEB
Papel do professor
Desenvolvimento socioemocional
Emotions
Emotional intelligence
1st CEB
Social-emotional development
Teacher’s role
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-27T19:21:47Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6360
201852438
url http://hdl.handle.net/10400.12/6360
identifier_str_mv 201852438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130103330897920