Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6360 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_4970cbb2c10a1c18566a0ff73ca6347f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6360 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino BásicoEmoçõesInteligência emocional1º CEBPapel do professorDesenvolvimento socioemocionalEmotionsEmotional intelligence1st CEBSocial-emotional developmentTeacher’s roleDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado de acordo com as orientações da Prática Educativa Supervisionada (PES) no 1º ciclo do ensino básico (CEB) e estuda o modo como o professor deste ciclo, mais precisamente do 3º ano de escolaridade, pode propor atividades promotoras do desenvolvimento socioemocional. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, tendo sido os dados recolhidos através de registos de observação, como notas de campo e análise documental das atividades implementadas. Após a análise e reflexão da minha prática, apresento as considerações finais onde refiro a pertinência deste estudo no âmbito do trabalho realizado em 1º CEB, salientando o modo como esta investigação contribuiu para comprovar a possibilidade de integrar a área de formação pessoal e social num contexto educativo mais formal e transmissivo.ABSTRACT: This report was prepared in accordance with the guidelines of the Supervised Educational Practice for the 1st cycle of basic education and studies how the teacher of this cycle, more specifically of 3rd grade, can propose activities to promote the social-emotional development. A qualitative methodology was adopted, and data was collected through observation records, such as field notes and analysis of the documents related with the implemented activities. After the analysis and reflection of my practice, I present the final considerations where I refer to the relevance of this study for the scope of the work carried out on 1st cycle, highlighting how this research has played its role to demonstrate the feasibility of the integration of personal and social training in a more formal and transmissive education context.Montiel, António LuísRepositório do ISPACarocho, Catarina da Conceição Pires2018-04-27T19:21:47Z20182018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6360201852438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:05Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:10.665670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico |
title |
Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico Carocho, Catarina da Conceição Pires Emoções Inteligência emocional 1º CEB Papel do professor Desenvolvimento socioemocional Emotions Emotional intelligence 1st CEB Social-emotional development Teacher’s role Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico |
title_full |
Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico |
title_sort |
Promoção do desenvolvimento socioemocional em crianças do 3º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico |
author |
Carocho, Catarina da Conceição Pires |
author_facet |
Carocho, Catarina da Conceição Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montiel, António Luís Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carocho, Catarina da Conceição Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Inteligência emocional 1º CEB Papel do professor Desenvolvimento socioemocional Emotions Emotional intelligence 1st CEB Social-emotional development Teacher’s role Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Emoções Inteligência emocional 1º CEB Papel do professor Desenvolvimento socioemocional Emotions Emotional intelligence 1st CEB Social-emotional development Teacher’s role Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-27T19:21:47Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/6360 201852438 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/6360 |
identifier_str_mv |
201852438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130103330897920 |