A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Quaresma, Marisa, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59126
Resumo: Contexto: A gestão da comunicação em sala de aula é um dos desafios dos professores em aulas exploratórias. Objetivos: Este artigo tem como objetivo compreender como a participação de professoras do ensino secundário num estudo de aula com base na abordagem exploratória promove o desenvolvimento do seu conhecimento sobre a comunicação em sala de aula. Design: Investigação qualitativa e interpretativa. Ambiente e participantes: As participantes são três professoras que lecionam o ensino secundário e que se disponibilizaram para participar. Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados por observação participante (com diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental e entrevista em grupo focal. Resultados: Durante o trabalho autónomo, embora com ações diferentes, perguntar apontando a direção e perguntar sem apontar a direção, as professoras ouviram as discussões entre os alunos e partiram delas para os apoiar, pedindo-lhes explicações, sem lhes indicar a estratégia a seguir, tal como discutiram nas sessões de planeamento. Durante a discussão coletiva, as professoras promoveram o confronto de diferentes representações e convidaram os alunos a explicar e justificar as suas respostas, como planearam, mas consideraram também respostas não antecipadas. Depois de observarem a aula, as professoras refletiram sobre as explicações dos alunos, valorizando a sua clareza e referindo que são uma oportunidade para o professor perceber a forma como eles pensaram. Conclusões: Os resultados sugerem que o estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional em que professores do ensino secundário têm oportunidade de aprofundarem o seu conhecimento sobre a comunicação em aula.
id RCAP_9bda115ae4cee88e33718d4888d3ae89
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/59126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the ClassroomLesson studyEstudo de aulaProfessional developmentDesenvolvimento profissionalMatemáticaMathematicsCommunicationComunicaçãoAbordagem exploratóriaConhecimento didáticoContexto: A gestão da comunicação em sala de aula é um dos desafios dos professores em aulas exploratórias. Objetivos: Este artigo tem como objetivo compreender como a participação de professoras do ensino secundário num estudo de aula com base na abordagem exploratória promove o desenvolvimento do seu conhecimento sobre a comunicação em sala de aula. Design: Investigação qualitativa e interpretativa. Ambiente e participantes: As participantes são três professoras que lecionam o ensino secundário e que se disponibilizaram para participar. Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados por observação participante (com diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental e entrevista em grupo focal. Resultados: Durante o trabalho autónomo, embora com ações diferentes, perguntar apontando a direção e perguntar sem apontar a direção, as professoras ouviram as discussões entre os alunos e partiram delas para os apoiar, pedindo-lhes explicações, sem lhes indicar a estratégia a seguir, tal como discutiram nas sessões de planeamento. Durante a discussão coletiva, as professoras promoveram o confronto de diferentes representações e convidaram os alunos a explicar e justificar as suas respostas, como planearam, mas consideraram também respostas não antecipadas. Depois de observarem a aula, as professoras refletiram sobre as explicações dos alunos, valorizando a sua clareza e referindo que são uma oportunidade para o professor perceber a forma como eles pensaram. Conclusões: Os resultados sugerem que o estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional em que professores do ensino secundário têm oportunidade de aprofundarem o seu conhecimento sobre a comunicação em aula.Background: Orchestrating classroom communication is one of the challenges for teachers in exploratory lessons. Objectives: We aim to understand how the participation of secondary school teachers in a lesson study based on an exploratory approach promotes the development of their knowledge about classroom communication. Design: The research is qualitative and interpretative. Setting and Participants: The participants are three secondary school teachers who were willing to participate. Data collection and analysis: Data were collected through participant observation (with research journal and audio/videorecording), document collection, and a focus group interview. Results: During the students’ autonomous work, although with different actions, closed progress details and open progress initiatives, the teachers listened to small-group discussions and used them as a starting point to support the students, asking them to explain their answers without pointing out the strategy to follow, according to what they discussed in the planning sessions. During the wholeclass discussion, the teachers promoted the comparison of different representations and invited the students to explain and justify their answers, as they had planned, but also considered answers that they did not anticipate. After observing the research lesson, the teachers reflected about the students’ explanations, valuing their clarity, and referring to them as an opportunity for the teacher to understand how the students were thinking. Conclusions: The results suggest that lesson study is a professional development process in which secondary school teachers can deepen their knowledge about classroom communication.Repositório da Universidade de LisboaGomes, PaulaQuaresma, MarisaPonte, João Pedro da2023-09-04T10:11:33Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59126engGomes, P., Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2021). A lesson study with mathematics teachers: Learning about communication in the classroom. Acta Scientiae, 23(5), 126-152. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.666610.17648/acta.scientiae.66662178-7727info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:06.731171Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom
title A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom
spellingShingle A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom
Gomes, Paula
Lesson study
Estudo de aula
Professional development
Desenvolvimento profissional
Matemática
Mathematics
Communication
Comunicação
Abordagem exploratória
Conhecimento didático
title_short A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom
title_full A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom
title_fullStr A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom
title_full_unstemmed A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom
title_sort A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom
author Gomes, Paula
author_facet Gomes, Paula
Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Paula
Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Lesson study
Estudo de aula
Professional development
Desenvolvimento profissional
Matemática
Mathematics
Communication
Comunicação
Abordagem exploratória
Conhecimento didático
topic Lesson study
Estudo de aula
Professional development
Desenvolvimento profissional
Matemática
Mathematics
Communication
Comunicação
Abordagem exploratória
Conhecimento didático
description Contexto: A gestão da comunicação em sala de aula é um dos desafios dos professores em aulas exploratórias. Objetivos: Este artigo tem como objetivo compreender como a participação de professoras do ensino secundário num estudo de aula com base na abordagem exploratória promove o desenvolvimento do seu conhecimento sobre a comunicação em sala de aula. Design: Investigação qualitativa e interpretativa. Ambiente e participantes: As participantes são três professoras que lecionam o ensino secundário e que se disponibilizaram para participar. Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados por observação participante (com diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental e entrevista em grupo focal. Resultados: Durante o trabalho autónomo, embora com ações diferentes, perguntar apontando a direção e perguntar sem apontar a direção, as professoras ouviram as discussões entre os alunos e partiram delas para os apoiar, pedindo-lhes explicações, sem lhes indicar a estratégia a seguir, tal como discutiram nas sessões de planeamento. Durante a discussão coletiva, as professoras promoveram o confronto de diferentes representações e convidaram os alunos a explicar e justificar as suas respostas, como planearam, mas consideraram também respostas não antecipadas. Depois de observarem a aula, as professoras refletiram sobre as explicações dos alunos, valorizando a sua clareza e referindo que são uma oportunidade para o professor perceber a forma como eles pensaram. Conclusões: Os resultados sugerem que o estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional em que professores do ensino secundário têm oportunidade de aprofundarem o seu conhecimento sobre a comunicação em aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-09-04T10:11:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/59126
url http://hdl.handle.net/10451/59126
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, P., Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2021). A lesson study with mathematics teachers: Learning about communication in the classroom. Acta Scientiae, 23(5), 126-152. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6666
10.17648/acta.scientiae.6666
2178-7727
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134647280467968