A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59126 |
Resumo: | Contexto: A gestão da comunicação em sala de aula é um dos desafios dos professores em aulas exploratórias. Objetivos: Este artigo tem como objetivo compreender como a participação de professoras do ensino secundário num estudo de aula com base na abordagem exploratória promove o desenvolvimento do seu conhecimento sobre a comunicação em sala de aula. Design: Investigação qualitativa e interpretativa. Ambiente e participantes: As participantes são três professoras que lecionam o ensino secundário e que se disponibilizaram para participar. Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados por observação participante (com diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental e entrevista em grupo focal. Resultados: Durante o trabalho autónomo, embora com ações diferentes, perguntar apontando a direção e perguntar sem apontar a direção, as professoras ouviram as discussões entre os alunos e partiram delas para os apoiar, pedindo-lhes explicações, sem lhes indicar a estratégia a seguir, tal como discutiram nas sessões de planeamento. Durante a discussão coletiva, as professoras promoveram o confronto de diferentes representações e convidaram os alunos a explicar e justificar as suas respostas, como planearam, mas consideraram também respostas não antecipadas. Depois de observarem a aula, as professoras refletiram sobre as explicações dos alunos, valorizando a sua clareza e referindo que são uma oportunidade para o professor perceber a forma como eles pensaram. Conclusões: Os resultados sugerem que o estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional em que professores do ensino secundário têm oportunidade de aprofundarem o seu conhecimento sobre a comunicação em aula. |
id |
RCAP_9bda115ae4cee88e33718d4888d3ae89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/59126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the ClassroomLesson studyEstudo de aulaProfessional developmentDesenvolvimento profissionalMatemáticaMathematicsCommunicationComunicaçãoAbordagem exploratóriaConhecimento didáticoContexto: A gestão da comunicação em sala de aula é um dos desafios dos professores em aulas exploratórias. Objetivos: Este artigo tem como objetivo compreender como a participação de professoras do ensino secundário num estudo de aula com base na abordagem exploratória promove o desenvolvimento do seu conhecimento sobre a comunicação em sala de aula. Design: Investigação qualitativa e interpretativa. Ambiente e participantes: As participantes são três professoras que lecionam o ensino secundário e que se disponibilizaram para participar. Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados por observação participante (com diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental e entrevista em grupo focal. Resultados: Durante o trabalho autónomo, embora com ações diferentes, perguntar apontando a direção e perguntar sem apontar a direção, as professoras ouviram as discussões entre os alunos e partiram delas para os apoiar, pedindo-lhes explicações, sem lhes indicar a estratégia a seguir, tal como discutiram nas sessões de planeamento. Durante a discussão coletiva, as professoras promoveram o confronto de diferentes representações e convidaram os alunos a explicar e justificar as suas respostas, como planearam, mas consideraram também respostas não antecipadas. Depois de observarem a aula, as professoras refletiram sobre as explicações dos alunos, valorizando a sua clareza e referindo que são uma oportunidade para o professor perceber a forma como eles pensaram. Conclusões: Os resultados sugerem que o estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional em que professores do ensino secundário têm oportunidade de aprofundarem o seu conhecimento sobre a comunicação em aula.Background: Orchestrating classroom communication is one of the challenges for teachers in exploratory lessons. Objectives: We aim to understand how the participation of secondary school teachers in a lesson study based on an exploratory approach promotes the development of their knowledge about classroom communication. Design: The research is qualitative and interpretative. Setting and Participants: The participants are three secondary school teachers who were willing to participate. Data collection and analysis: Data were collected through participant observation (with research journal and audio/videorecording), document collection, and a focus group interview. Results: During the students’ autonomous work, although with different actions, closed progress details and open progress initiatives, the teachers listened to small-group discussions and used them as a starting point to support the students, asking them to explain their answers without pointing out the strategy to follow, according to what they discussed in the planning sessions. During the wholeclass discussion, the teachers promoted the comparison of different representations and invited the students to explain and justify their answers, as they had planned, but also considered answers that they did not anticipate. After observing the research lesson, the teachers reflected about the students’ explanations, valuing their clarity, and referring to them as an opportunity for the teacher to understand how the students were thinking. Conclusions: The results suggest that lesson study is a professional development process in which secondary school teachers can deepen their knowledge about classroom communication.Repositório da Universidade de LisboaGomes, PaulaQuaresma, MarisaPonte, João Pedro da2023-09-04T10:11:33Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59126engGomes, P., Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2021). A lesson study with mathematics teachers: Learning about communication in the classroom. Acta Scientiae, 23(5), 126-152. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.666610.17648/acta.scientiae.66662178-7727info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:23:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:23:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom |
title |
A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom |
spellingShingle |
A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom Gomes, Paula Lesson study Estudo de aula Professional development Desenvolvimento profissional Matemática Mathematics Communication Comunicação Abordagem exploratória Conhecimento didático |
title_short |
A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom |
title_full |
A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom |
title_fullStr |
A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom |
title_full_unstemmed |
A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom |
title_sort |
A Lesson Study with Mathematics Teachers: Learning About Communication in the Classroom |
author |
Gomes, Paula |
author_facet |
Gomes, Paula Quaresma, Marisa Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Quaresma, Marisa Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Paula Quaresma, Marisa Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lesson study Estudo de aula Professional development Desenvolvimento profissional Matemática Mathematics Communication Comunicação Abordagem exploratória Conhecimento didático |
topic |
Lesson study Estudo de aula Professional development Desenvolvimento profissional Matemática Mathematics Communication Comunicação Abordagem exploratória Conhecimento didático |
description |
Contexto: A gestão da comunicação em sala de aula é um dos desafios dos professores em aulas exploratórias. Objetivos: Este artigo tem como objetivo compreender como a participação de professoras do ensino secundário num estudo de aula com base na abordagem exploratória promove o desenvolvimento do seu conhecimento sobre a comunicação em sala de aula. Design: Investigação qualitativa e interpretativa. Ambiente e participantes: As participantes são três professoras que lecionam o ensino secundário e que se disponibilizaram para participar. Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados por observação participante (com diário de bordo e gravações áudio/vídeo), recolha documental e entrevista em grupo focal. Resultados: Durante o trabalho autónomo, embora com ações diferentes, perguntar apontando a direção e perguntar sem apontar a direção, as professoras ouviram as discussões entre os alunos e partiram delas para os apoiar, pedindo-lhes explicações, sem lhes indicar a estratégia a seguir, tal como discutiram nas sessões de planeamento. Durante a discussão coletiva, as professoras promoveram o confronto de diferentes representações e convidaram os alunos a explicar e justificar as suas respostas, como planearam, mas consideraram também respostas não antecipadas. Depois de observarem a aula, as professoras refletiram sobre as explicações dos alunos, valorizando a sua clareza e referindo que são uma oportunidade para o professor perceber a forma como eles pensaram. Conclusões: Os resultados sugerem que o estudo de aula é um processo de desenvolvimento profissional em que professores do ensino secundário têm oportunidade de aprofundarem o seu conhecimento sobre a comunicação em aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2023-09-04T10:11:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/59126 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/59126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, P., Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2021). A lesson study with mathematics teachers: Learning about communication in the classroom. Acta Scientiae, 23(5), 126-152. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.6666 10.17648/acta.scientiae.6666 2178-7727 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549247489245184 |