Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mata-Pereira, Joana, Quaresma, Marisa, Velez, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34819
Resumo: Este artigo incide sobre um processo de formação conduzido numa perspetiva curricular de ensino exploratório, que valoriza a orientação para a prática e a reflexão coletiva entre os formandos. O seu objetivo é analisar as mudanças que os professores referem ter sentido nas suas perspetivas sobre o ensino e o modo como encaram a formação realizada. O quadro teórico tem por base uma conceção da prática profissional que assume como nucleares os conceitos de tarefa e comunicação e uma perspetiva da construção de dispositivos de formação baseada na abordagem exploratória. Os participantes são 19 professores, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. O estudo tem por base registos em diário de bordo, um questionário de resposta aberta e entrevistas. Os resultados mostram que, como consequência do trabalho realizado, os professores passaram a valorizar o ensino exploratório e as discussões coletivas e a assumir uma expectativa elevada sobre as capacidades dos alunos. Relativamente à formação destacam a ligação com a sua prática e os momentos de partilha de experiências.
id RCAP_85a9f23269a8fde10236100b949956bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de MatemáticaDesenvolvimento profissionalFormação contínuaAbordagem exploratóriaTarefaDiscussão coletivaProfessional developmentTeacher educationExploratory approachTaskDiscussionEste artigo incide sobre um processo de formação conduzido numa perspetiva curricular de ensino exploratório, que valoriza a orientação para a prática e a reflexão coletiva entre os formandos. O seu objetivo é analisar as mudanças que os professores referem ter sentido nas suas perspetivas sobre o ensino e o modo como encaram a formação realizada. O quadro teórico tem por base uma conceção da prática profissional que assume como nucleares os conceitos de tarefa e comunicação e uma perspetiva da construção de dispositivos de formação baseada na abordagem exploratória. Os participantes são 19 professores, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. O estudo tem por base registos em diário de bordo, um questionário de resposta aberta e entrevistas. Os resultados mostram que, como consequência do trabalho realizado, os professores passaram a valorizar o ensino exploratório e as discussões coletivas e a assumir uma expectativa elevada sobre as capacidades dos alunos. Relativamente à formação destacam a ligação com a sua prática e os momentos de partilha de experiências.CLAMERepositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daMata-Pereira, JoanaQuaresma, MarisaVelez, Isabel2018-09-19T10:59:17Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34819porPonte, J. P., Mata-Pereira, J., Quaresma, M., & Velez, I. (2017). Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática. RELIME, 13(1), 71-94. doi: http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.20131665-2436http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.2013info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:22.555963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática
title Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática
spellingShingle Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática
Ponte, João Pedro da
Desenvolvimento profissional
Formação contínua
Abordagem exploratória
Tarefa
Discussão coletiva
Professional development
Teacher education
Exploratory approach
Task
Discussion
title_short Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática
title_full Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática
title_fullStr Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática
title_full_unstemmed Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática
title_sort Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Mata-Pereira, Joana
Quaresma, Marisa
Velez, Isabel
author_role author
author2 Mata-Pereira, Joana
Quaresma, Marisa
Velez, Isabel
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Mata-Pereira, Joana
Quaresma, Marisa
Velez, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Formação contínua
Abordagem exploratória
Tarefa
Discussão coletiva
Professional development
Teacher education
Exploratory approach
Task
Discussion
topic Desenvolvimento profissional
Formação contínua
Abordagem exploratória
Tarefa
Discussão coletiva
Professional development
Teacher education
Exploratory approach
Task
Discussion
description Este artigo incide sobre um processo de formação conduzido numa perspetiva curricular de ensino exploratório, que valoriza a orientação para a prática e a reflexão coletiva entre os formandos. O seu objetivo é analisar as mudanças que os professores referem ter sentido nas suas perspetivas sobre o ensino e o modo como encaram a formação realizada. O quadro teórico tem por base uma conceção da prática profissional que assume como nucleares os conceitos de tarefa e comunicação e uma perspetiva da construção de dispositivos de formação baseada na abordagem exploratória. Os participantes são 19 professores, do 1.º ao 6.º ano de escolaridade. O estudo tem por base registos em diário de bordo, um questionário de resposta aberta e entrevistas. Os resultados mostram que, como consequência do trabalho realizado, os professores passaram a valorizar o ensino exploratório e as discussões coletivas e a assumir uma expectativa elevada sobre as capacidades dos alunos. Relativamente à formação destacam a ligação com a sua prática e os momentos de partilha de experiências.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-09-19T10:59:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34819
url http://hdl.handle.net/10451/34819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., Quaresma, M., & Velez, I. (2017). Formação de professores dos primeiros anos em articulação com o contexto de prática de ensino de Matemática. RELIME, 13(1), 71-94. doi: http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.2013
1665-2436
http://dx.doi.org/10.12802/relime.17.2013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CLAME
publisher.none.fl_str_mv CLAME
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134425659736064