Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56940 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_0d1e5a2bf40a1545d341e885597bcc81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56940 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior portuguêsImigraçãoMulheresFormação experiencialIdentidadesEnsino superior portuguêsBrasilDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoNas últimas décadas, verificou-se uma mudança significativa nos perfis migratórios de mulheres brasileiras em Portugal. Muitas delas vêm construindo projetos migratórios próprios, muito diferentes daqueles desenhados por outras mulheres no passado, assumindo a autoria da decisão de migrar sozinhas. Esta constatação se revela bastante curiosa e instigante, sobretudo ao reconhecermos o perfil patriarcal e sexista que ainda demarca os contextos brasileiro e português. Dessa maneira, motivadas por projetos existenciais próprios, essas mulheres lideram, atualmente, o maior número de estudantes estrangeiros em Portugal, permitindo que a comunidade brasileira ocupe o maior número de vagas entre as diversas universidades espalhadas pelo país. Caracterizadas por diferentes pertencimentos étnicos, sociais, culturais, essas mulheres vivenciam as dinâmicas migratórias no deslocamento de país e ingresso nas universidades portuguesas. Simultaneamente, são confrontadas pelos diferentes sistemas de significações e interpretações que uma realidade possui. Diante disso, ao desconfiar dos possíveis desafios e desestabilizações que as descobertas com a experiência migratória e formativa no país e em universidades despertam nessas estudantes, este estudo buscou conhecer as transformações identitárias que a formação experiencial da migração provocou nestas mulheres inseridas no ensino superior português. A formação experiencial é compreendida aqui como um processo contínuo, inacabado, contextual e dialógico. As perspectivas, referências e histórias de vida dessas estudantes dialogam com a experiência migratória e com a formação universitária num outro país, tecendo a sua relação com o mesmo. O caráter biográfico e qualitativo da pesquisa, bem como a adoção da entrevista com estudantes brasileiras como técnica de recolha de dados demonstraram que esse processo suscitou deslocamentos nas suas identidades, provocando não só novas percepções sobre si mesmas, como também da realidade vivenciada.During the last decades, the migration profile of Brazilian women in Portugal has changed significantly. Many of them have developed migration projects on their own, differently from those designed by other women in the past. They have taken the responsibility for the decision to migrate on their own. This realisation is very interesting and stimulating, especially when we consider the patriarchal and sexist profile that still characterises the Brazilian and Portuguese context. This way, motivated by their existential projects, these women currently represent the majority of foreign students in Portugal and allow the Brazilian community to fill in most of the vacancies in the different universities in the country. These women with differences ethnic, social and cultural backgrounds, experience the migratory dynamics of moving from one country to another entering Portuguese universities as well. At the same time, they are confronted with the different systems of meaning and interpretation of reality. In this point of view, considering the possible challenges and destabilizations that the discoveries of migration and educational experiences in the country and in the universities awaken in these female students. This study seeks to know the identity changes that the experiential formation of migration has caused in these women in Portuguese higher education. Experiential formation is understood here as a continuous, unfinished, contextual, and dialogical process. The perspectives, references and life stories of these female students are in dialogue with and interweave their relationship to the migration experience and university education in another country. The biographical and qualitative nature of the research, as well as the use of interviews with Brazilians students as a data collection method, have shown that this process has led to shifts in their identities and has generated new perceptions not only about themselves, but also about the reality they experience.Guimarães, Paula, 1967-Repositório da Universidade de LisboaSantana, Marisa Aguiar de2023-03-30T10:59:14Z20222022-10-092022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56940TID:203287789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:26.385238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior português |
title |
Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior português |
spellingShingle |
Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior português Santana, Marisa Aguiar de Imigração Mulheres Formação experiencial Identidades Ensino superior português Brasil Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior português |
title_full |
Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior português |
title_fullStr |
Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior português |
title_full_unstemmed |
Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior português |
title_sort |
Travessias experienciais e deslocamentos identitários : um estudo sobre as mulheres brasileiras inseridas no ensino superior português |
author |
Santana, Marisa Aguiar de |
author_facet |
Santana, Marisa Aguiar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Paula, 1967- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Marisa Aguiar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imigração Mulheres Formação experiencial Identidades Ensino superior português Brasil Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Imigração Mulheres Formação experiencial Identidades Ensino superior português Brasil Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-09 2022-01-01T00:00:00Z 2023-03-30T10:59:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56940 TID:203287789 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56940 |
identifier_str_mv |
TID:203287789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134628279222272 |