A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56720 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_b1d5efa97c27ea9378501ea9072af708 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56720 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior portuguêsFormação experiencialEstudantes - BrasilMobilidade dos estudantesEnsino superior portuguêsMigração internacionalIntegraçãoDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A presente investigação tem como objetivo compreender o contributo da experiência da mobilidade estudantil por parte de alunos brasileiros no ensino superior português. O princípio norteador da investigação fundamenta-se no pressuposto que a experiência é uma ferramenta importante na formação do indivíduo e tem um grande potencial na construção de aprendizagens. De modo a alcançar o objetivo proposto, realizaram-se entrevistas biográficas a 05 (cinco) estudantes brasileiras, que estudaram em instituições de ensino superior em Portugal. Por meio dos estudos feitos e da análise dos dados, foi possível consolidar a ideia de que a experiência da mobilidade estudantil trouxe contributos importantes para a vida pessoal, profissional e social das estudantes brasileiras, mudanças comportamentais e novas construções de identidade. As constatações feitas corroboram para o entendimento do valor da experiência e da formação experiencial na aquisição de aprendizagens significativas, competências e habilidades.The present investigation aims to understand the contribution of the student mobility experience by Brazilian students in Portuguese higher education. The guiding principle of the investigation is based on the assumption that experience is an important tool in the formation of the individual and has great potential in the construction of learning. In order to achieve the proposed objective, biographical interviews were carried out with 05 (five) Brazilian students, who studied in higher education institutions in Portugal. Through studies carried out and data analysis, it was possible to consolidate the idea that the experience of student mobility brought important contributions to the personal, professional and social lives of Brazilian students, behavioral changes and new identity constructions. The findings made corroborate the understanding of the value of experience and experiential training in the acquisition of significant learning, skills and abilities.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaMaia, Alécia Soares2023-03-20T16:48:18Z20222022-10-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:16.596928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português |
title |
A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português |
spellingShingle |
A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português Maia, Alécia Soares Formação experiencial Estudantes - Brasil Mobilidade dos estudantes Ensino superior português Migração internacional Integração Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português |
title_full |
A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português |
title_fullStr |
A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português |
title_full_unstemmed |
A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português |
title_sort |
A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português |
author |
Maia, Alécia Soares |
author_facet |
Maia, Alécia Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cavaco, Carmen, 1970- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Alécia Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação experiencial Estudantes - Brasil Mobilidade dos estudantes Ensino superior português Migração internacional Integração Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação experiencial Estudantes - Brasil Mobilidade dos estudantes Ensino superior português Migração internacional Integração Dissertações de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-16 2022-01-01T00:00:00Z 2023-03-20T16:48:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56720 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134626424291328 |