O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sandra Cristina da Silva, 1979-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8603
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_0466592f22529b3d17ca5a84aa718f51
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua EstrangeiraMarcadores do discursoEnsino da língua espanholaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012Partindo da ideia de que escrever bem não é apenas evitar erros de ortografia ou uma atividade destinada àqueles que têm uma espécie de dom, procuramos com este relatório apresentar uma proposta de trabalho da expressão escrita na aula de espanhol língua estrangeira, tendo por base o papel dos marcadores do discurso na produção de textos. Estes elementos discursivos – como en primer lugar, además, o sea – serviram de pretexto para abordar uma série de conceitos importantes para o processo da escrita, como a planificação, a textualização e a revisão. O presente trabalho é, assim, o resultado da reflexão sobre a prática letiva desenvolvida com um grupo de alunos do ensino secundário (11.º ano) de nível inicial de espanhol, no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional III. Este relatório está organizado em duas partes, constituindo a primeira a fundamentação teórica da unidade didática elaborada e apresentada na segunda parte. Na fundamentação teórica abordamos o ensino da escrita na aula de espanhol língua estrangeira; o papel dos marcadores discursivos na produção textual e o uso das tecnologias de informação no processo da escrita. A segunda parte corresponde à apresentação do processo de planificação da unidade didática e reflexão sobre o trabalho elaborado.A partir de la idea de que escribir bien no es sólo evitar errores de ortografía o una actividad destinada a los que tienen un genio magnífico, buscamos con este informe presentar una propuesta de trabajo de la expresión escrita en el aula de español como lengua extranjera, teniendo como base el papel de los marcadores discursivos en la producción textual. Estos elementos discursivos – como «en primer lugar», «además», «o sea» – sirven de pretexto para abordar una serie de procedimientos importantes durante el proceso de escritura, como la planificación, la textualización y la revisión. Así, este trabajo es el resultado de la reflexión sobre la práctica lectiva con un grupo de alumnos de enseñanza secundaria* (11.º año) de nivel inicial de español, en la asignatura de Introdução à Práctica Profissional III. Este informe está organizado en dos partes, constituyendo la primera la fundamentación teórica de la unidad didáctica elaborada y presentada en la segunda parte. En la fundamentación abordamos la enseñanza de la escritura en el aula de español lengua extranjera, los marcadores discursivos en la producción textual y el uso de las tecnologías de información y comunicación en la escritura. La segunda parte corresponde a la presentación del proceso de planificación de la unidad didáctica y a la reflexión sobre el trabajo elaborado.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaPereira, Sandra Cristina da Silva, 1979-2013-05-31T15:49:41Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:03.195339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira
title O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira
spellingShingle O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira
Pereira, Sandra Cristina da Silva, 1979-
Marcadores do discurso
Ensino da língua espanhola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira
title_full O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira
title_fullStr O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira
title_full_unstemmed O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira
title_sort O papel dos marcadores do discurso na elaboração de comentários escritos na aula de Espanhol Língua Estrangeira
author Pereira, Sandra Cristina da Silva, 1979-
author_facet Pereira, Sandra Cristina da Silva, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Rovira, José María
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sandra Cristina da Silva, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Marcadores do discurso
Ensino da língua espanhola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Marcadores do discurso
Ensino da língua espanhola
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-05-31T15:49:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8603
url http://hdl.handle.net/10451/8603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134223335948288