Alunos Desatentos. Estratégias para a sala de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/16851 |
Resumo: | Neste relatório pretende-se evidenciar o resultado da prática educativa em contexto escolar, 1.º ciclo do ensino básico, a partir de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada da Prática Educativa Supervisionada. Este relatório apresenta, assim, uma componente teórica que clarifica conceitos essenciais ao desenvolvimento de uma prática letiva sustentada e uma componente empírica que explicita muitas das ações realizadas nas escolas. A partir da observação direta dos alunos durante o estágio pude perceber que as crianças, apesar de não apresentarem dificuldades especificas de aprendizagem, tinham dificuldades em manter-se atentas durante o tempo necessário para a execução das tarefas escolares propostas pelo professor. Essa situação tinha relação direta com o seu desempenho e comprometia o sucesso escolar. Assim, o problema abordado neste trabalho passou por identificar o que é a atenção, nomeadamente as suas funções em crianças de 1º ciclo, e como o professor pode promover a atenção dos seus alunos em sala de aula. A atenção é fundamental para a assimilação de novos conceitos e compreensão de conteúdos e por isso era necessário perceber quais os fatores que podem influenciar a atenção dos alunos para depois traçar estratégias de intervenção que sejam facilitadoras no que diz respeito à promoção da atenção e interesse dos alunos. A motivação é um fator determinante para captar a atenção do aluno e consequentemente conseguir uma aprendizagem eficaz. O papel do professor é de grande relevância no processo de aprendizagem do aluno pois é a ele que compete gerir e organizar os conteúdos escolares a lecionar e adotar uma metodologia de ensino que favoreça a motivação do aluno para a aprendizagem. Logo, a atenção do aluno vai estar diretamente relacionada com a forma como o professor realiza o seu plano de aula e interage com os alunos em sala. Cabe ao professor desenvolver atividades variadas, respeitando o tempo de atenção da criança na sua fase de desenvolvimento, ajudar o aluno a reconhecer o que o leva à distração e o que o motiva IV a aprender com mais facilidade e competência. O professor pode adotar várias estratégias para captar a atenção ou desenvolver o domínio da atenção das crianças de 1º ciclo. Essas estratégias, apresentadas neste trabalho, constituem uma ferramenta útil que pode servir de guia prático para os professores utilizarem na sala de aula com os alunos. |
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Neste relatório pretende-se evidenciar o resultado da prática educativa em contexto escolar, 1.º ciclo do ensino básico, a partir de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada da Prática Educativa Supervisionada. Este relatório apresenta, assim, uma componente teórica que clarifica conceitos essenciais ao desenvolvimento de uma prática letiva sustentada e uma componente empírica que explicita muitas das ações realizadas nas escolas. A partir da observação direta dos alunos durante o estágio pude perceber que as crianças, apesar de não apresentarem dificuldades especificas de aprendizagem, tinham dificuldades em manter-se atentas durante o tempo necessário para a execução das tarefas escolares propostas pelo professor. Essa situação tinha relação direta com o seu desempenho e comprometia o sucesso escolar. Assim, o problema abordado neste trabalho passou por identificar o que é a atenção, nomeadamente as suas funções em crianças de 1º ciclo, e como o professor pode promover a atenção dos seus alunos em sala de aula. A atenção é fundamental para a assimilação de novos conceitos e compreensão de conteúdos e por isso era necessário perceber quais os fatores que podem influenciar a atenção dos alunos para depois traçar estratégias de intervenção que sejam facilitadoras no que diz respeito à promoção da atenção e interesse dos alunos. A motivação é um fator determinante para captar a atenção do aluno e consequentemente conseguir uma aprendizagem eficaz. O papel do professor é de grande relevância no processo de aprendizagem do aluno pois é a ele que compete gerir e organizar os conteúdos escolares a lecionar e adotar uma metodologia de ensino que favoreça a motivação do aluno para a aprendizagem. Logo, a atenção do aluno vai estar diretamente relacionada com a forma como o professor realiza o seu plano de aula e interage com os alunos em sala. Cabe ao professor desenvolver atividades variadas, respeitando o tempo de atenção da criança na sua fase de desenvolvimento, ajudar o aluno a reconhecer o que o leva à distração e o que o motiva IV a aprender com mais facilidade e competência. O professor pode adotar várias estratégias para captar a atenção ou desenvolver o domínio da atenção das crianças de 1º ciclo. Essas estratégias, apresentadas neste trabalho, constituem uma ferramenta útil que pode servir de guia prático para os professores utilizarem na sala de aula com os alunos. |
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