Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Florência da Silva Ferreira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23651
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógia na Educação em Línguas Estrangeiras)
id RCAP_67c9ca0a72727d1f597c15d00ddd240c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23651
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)802.0:372.88372.88:802.0371.311.5Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógia na Educação em Línguas Estrangeiras)O presente estudo visou avaliar a implementação do modelo organizacional TurmaMais numa escola da região do Alentejo. O estudo envolveu os professores de Inglês, os alunos e os encarregados de educação de 5º e 7º anos e foi desenvolvido no ano letivo de 2011/ 2012. Os objetivos do estudo foram: 1. Caracterizar o modelo organizacional TurmaMais quanto aos seus pressupostos, finalidades e modos de operacionalização numa escola do sul do país; 2. Analisar perceções das práticas de ensino e aprendizagem do Inglês no âmbito da TurmaMais; 3. Identificar potencialidades, limitações, boas práticas e medidas de melhoria na implementação do modelo organizacional TurmaMais, à luz do conceito de escola inclusiva. Trata-se de um estudo de caso avaliativo, enquadrado num paradigma de investigação qualitativo, com vista à descrição, avaliação e transformação da realidade educativa. As estratégias de recolha de evidência foram predominantemente qualitativas: questionários, entrevistas e análise documental. O estudo permitiu identificar potencialidades e limitações da TurmaMais, bem como identificar boas práticas e medidas de melhoria na sua implementação. No que se refere às potencialidades, concluiu-se que a TurmaMais pode aumentar a motivação dos alunos e promover, não só o seu sucesso académico, mas também um bom ambiente de aprendizagem. Não obstante, foram identificadas algumas limitações, tais como o facto de alguns alunos poderem ter dificuldades na adaptação aos grupos da TurmaMais e de outros se poderem sentir discriminados por serem colocados num grupo de nível inferior. O facto de a investigadora ter estado profissionalmente e emocionalmente envolvida na implementação da TurmaMais foi considerado a principal limitação do estudo, na medida em que poderia levá-la a focar-se nas suas próprias perceções. A triangulação foi o procedimento adotado para ultrapassar esta limitação.The present study aimed at evaluating the TurmaMais organisational model as it was implemented in a school in Alentejo. The study involved the 5th and 7th grade English teachers, students and their parents and took place in the school year of 2011/ 2012. The aims of the study were: 1. To characterize the TurmaMais organisational model, considering its principles, aims and the way it was implemented in a school in the southern part of the country; 2. To analyse English teaching and learning perceptions within the TurmaMais; 3. To identify potentialities, limitations, good practices and improvement measures in the TurmaMais organizational model, with reference to inclusive education constructs. It is an evaluative case study, within a qualitative research paradigm. The research techniques were mainly qualitative: questionnaires, interviews, and document analysis. The study made it possible to identify the TurmaMais potentialities and limitations, as well as identifying good practices and improvement measures in its implementation. As far as its potentialities are concerned, it was concluded that the TurmaMais may increase the students’ motivation and promote, not only their academic success, but also a good learning environment. Nevertheless, some limitations were identified, such as the fact that some students may have problems adapting to the TurmaMais groups and others may feel discriminated against for being placed in a lower level group. The fact that the investigator was professionally and emotionally involved in the TurmaMais implementation was considered to be the most relevant limitation to the study, as it might lead her to focus on her own perceptions. Triangulation was the procedure adopted in order to avoid this limitation.Moreira, Maria AlfredoUniversidade do MinhoCastro, Florência da Silva Ferreira de20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23651Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:39.971967Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)
title Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)
spellingShingle Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)
Castro, Florência da Silva Ferreira de
802.0:372.88
372.88:802.0
371.311.5
title_short Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)
title_full Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)
title_fullStr Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)
title_full_unstemmed Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)
title_sort Escola inclusiva e "A TurmaMais" : em busca do arco-íris na educação em línguas estrangeiras (inglês)
author Castro, Florência da Silva Ferreira de
author_facet Castro, Florência da Silva Ferreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria Alfredo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Florência da Silva Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv 802.0:372.88
372.88:802.0
371.311.5
topic 802.0:372.88
372.88:802.0
371.311.5
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógia na Educação em Línguas Estrangeiras)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23651
url http://hdl.handle.net/1822/23651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133022177460224