O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Patrícia Sousa Pinhal e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4479
Resumo: Este estudo parte da investigação de distintas modalidades de acção pedagógica do professor na produção de diferentes resultados escolares, com o objectivo de compreender a importância do papel do professor no (in)sucesso escolar dos seus alunos. Assim, procedeu-se a uma análise das condições sociais e escolares de 5 turmas de 5º ano do 2º ciclo do Ensino Básico de uma mesma escola, definindo-se os perfis dos respectivos professores e comparando-se diferentes resultados a Maemática, em turmas com condições escolares e sociais semelhantes. Para tal, recolheram-se dados presentes nos registos biográficos e de avaliação final de ano dos alunos e procedeu-se à realização de entrevistas aos professores. Os diferentes resultados escolares obtidos indicam que, no caso da Matemática, o (in)sucesso escolar dos alunos depende das estratégias implementadas pelo professor, da forma como são motivados para a aprendizagem e do modo como o docente aborda os conteúdos. Os professores que atingiram maior sucesso escolar demonstram preocupação nos interesses dos alunos, valorizam o papel do professor na formação do aluno e as suas práticas pedagógicas incidem no recurso do manual escolar e realização de trabalho a pares. Em suma, o professor tem um papel crucial na produção de resultados escolares diferenciados.
id RCAP_62e55896c3142d15dcb08601eb3ff656
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º cicloSucesso e insucesso escolarPráticas pedagógicasPapel do professorMatemática2º Ciclo do ensino básicoSuccess and failure at schoolTeaching practicesTeacher’s roleMathematics2nd Cycle of basic educationEste estudo parte da investigação de distintas modalidades de acção pedagógica do professor na produção de diferentes resultados escolares, com o objectivo de compreender a importância do papel do professor no (in)sucesso escolar dos seus alunos. Assim, procedeu-se a uma análise das condições sociais e escolares de 5 turmas de 5º ano do 2º ciclo do Ensino Básico de uma mesma escola, definindo-se os perfis dos respectivos professores e comparando-se diferentes resultados a Maemática, em turmas com condições escolares e sociais semelhantes. Para tal, recolheram-se dados presentes nos registos biográficos e de avaliação final de ano dos alunos e procedeu-se à realização de entrevistas aos professores. Os diferentes resultados escolares obtidos indicam que, no caso da Matemática, o (in)sucesso escolar dos alunos depende das estratégias implementadas pelo professor, da forma como são motivados para a aprendizagem e do modo como o docente aborda os conteúdos. Os professores que atingiram maior sucesso escolar demonstram preocupação nos interesses dos alunos, valorizam o papel do professor na formação do aluno e as suas práticas pedagógicas incidem no recurso do manual escolar e realização de trabalho a pares. Em suma, o professor tem um papel crucial na produção de resultados escolares diferenciados.This study is a product of the research done to various forms of pedagogical activity of teachers in the attainment of different school results, with the aim to understand the importance of the role of the teacher in pupils success or failure. Thus, an analysis was done of the educational and social conditions of five, year 5 classes (10 to 11 years old) from the same Secondary School, taking into account the profiles of the respective teachers and comparing the different results in Maths, in classes of similar educational and social conditions. Therefore, data has been collected from biographical registers and evaluation of pupils at the end of the academic year coupled with the interviews to the teachers. The different school results obtained show that, in the case of Maths, the success or failure of pupils depends on the strategies implemented, the way pupils are motivated to learn and the way the teacher approaches the subject. Teachers that attained the highest the highest school success show preoccupation with the pupil’s interest, they value the role of the teacher in the formation of the pupil and their teaching practices focus on following the text book and working in pairs. In short, the teacher has crucial role in the production of differentiated school results.2013-01-29T18:01:47Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4479porPinto, Ana Patrícia Sousa Pinhal einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:47:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:53.847329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º ciclo
title O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º ciclo
spellingShingle O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º ciclo
Pinto, Ana Patrícia Sousa Pinhal e
Sucesso e insucesso escolar
Práticas pedagógicas
Papel do professor
Matemática
2º Ciclo do ensino básico
Success and failure at school
Teaching practices
Teacher’s role
Mathematics
2nd Cycle of basic education
title_short O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º ciclo
title_full O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º ciclo
title_fullStr O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º ciclo
title_full_unstemmed O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º ciclo
title_sort O papel do professor no (in)sucesso dos alunos: o caso da matemática no 2º ciclo
author Pinto, Ana Patrícia Sousa Pinhal e
author_facet Pinto, Ana Patrícia Sousa Pinhal e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Patrícia Sousa Pinhal e
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso e insucesso escolar
Práticas pedagógicas
Papel do professor
Matemática
2º Ciclo do ensino básico
Success and failure at school
Teaching practices
Teacher’s role
Mathematics
2nd Cycle of basic education
topic Sucesso e insucesso escolar
Práticas pedagógicas
Papel do professor
Matemática
2º Ciclo do ensino básico
Success and failure at school
Teaching practices
Teacher’s role
Mathematics
2nd Cycle of basic education
description Este estudo parte da investigação de distintas modalidades de acção pedagógica do professor na produção de diferentes resultados escolares, com o objectivo de compreender a importância do papel do professor no (in)sucesso escolar dos seus alunos. Assim, procedeu-se a uma análise das condições sociais e escolares de 5 turmas de 5º ano do 2º ciclo do Ensino Básico de uma mesma escola, definindo-se os perfis dos respectivos professores e comparando-se diferentes resultados a Maemática, em turmas com condições escolares e sociais semelhantes. Para tal, recolheram-se dados presentes nos registos biográficos e de avaliação final de ano dos alunos e procedeu-se à realização de entrevistas aos professores. Os diferentes resultados escolares obtidos indicam que, no caso da Matemática, o (in)sucesso escolar dos alunos depende das estratégias implementadas pelo professor, da forma como são motivados para a aprendizagem e do modo como o docente aborda os conteúdos. Os professores que atingiram maior sucesso escolar demonstram preocupação nos interesses dos alunos, valorizam o papel do professor na formação do aluno e as suas práticas pedagógicas incidem no recurso do manual escolar e realização de trabalho a pares. Em suma, o professor tem um papel crucial na produção de resultados escolares diferenciados.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2010-10
2013-01-29T18:01:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4479
url http://hdl.handle.net/10071/4479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134790454083584