O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Rita Bola de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23577
Resumo: Face à representatividade que o Employer Branding tem vindo a ganhar no seio empresarial, o presente projeto trata a aplicação de uma estratégia no processo de acolhimento e integração, com o objetivo de obter um impacto positivo na retenção de talento. Na concretização do estudo, realizou-se uma discussão da literatura e a obtenção dos dados foi efetuada através do recurso a análise documental e aplicação de Focus Group aos colaboradores da empresa Siemens Gamesa Renewable Energy Blades S.A. de Vagos. A proposta apresentada assenta nos atributos e caracteristicas do employer branding da SGRE, estando em simultâneo alinhada com as boas práticas de acolhimento e integração, como também com os principios de retenção. Concluindo-se que é possível relacionar as três vertentes que constituem o projeto: Employer Branding – Acolhimento e Integração – Retenção, tanto na discussão da literatura como na proposta apresentada, respondendo postitivamente à questão de investigação.
id RCAP_0d8f3385dd22e6159f4757737825661d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23577
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talentoEmployer brandingSocialização organizacionalAcolhimento e integraçãoRetençãoOrganizational socializationOnboardingRetentionGestãoFace à representatividade que o Employer Branding tem vindo a ganhar no seio empresarial, o presente projeto trata a aplicação de uma estratégia no processo de acolhimento e integração, com o objetivo de obter um impacto positivo na retenção de talento. Na concretização do estudo, realizou-se uma discussão da literatura e a obtenção dos dados foi efetuada através do recurso a análise documental e aplicação de Focus Group aos colaboradores da empresa Siemens Gamesa Renewable Energy Blades S.A. de Vagos. A proposta apresentada assenta nos atributos e caracteristicas do employer branding da SGRE, estando em simultâneo alinhada com as boas práticas de acolhimento e integração, como também com os principios de retenção. Concluindo-se que é possível relacionar as três vertentes que constituem o projeto: Employer Branding – Acolhimento e Integração – Retenção, tanto na discussão da literatura como na proposta apresentada, respondendo postitivamente à questão de investigação.According to the importance that Employer Branding has been gaining in the business world, this project deals with the application of a strategy in the onboarding process, with the objective of obtaining a positive impact on talent retention. In order to carry out the study, a discussion of the literature was conducted and data was obtained through document analysis and the application of a Focus Group to the employees of Siemens Gamesa Renewable Energy Blades S.A. in Vagos. The proposal presented is based on the attributes and characteristics of the employer branding of SGRE, being simultaneously aligned with good practices of onboarding, as well as with the principles of retention. In conclusion, it is possible to relate the three aspects that make up the project: Employer Branding - Onboarding - Retention, both in the discussion of the literature and in the proposal presented, responding positively to the research question.Ferreira, Pedro Jorge NunesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Joana Rita Bola de2023-07-282028-07-02T00:00:00Z2023-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23577TID:203355920porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T01:46:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:18.678408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
title O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
spellingShingle O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
Oliveira, Joana Rita Bola de
Employer branding
Socialização organizacional
Acolhimento e integração
Retenção
Organizational socialization
Onboarding
Retention
Gestão
title_short O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
title_full O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
title_fullStr O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
title_full_unstemmed O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
title_sort O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
author Oliveira, Joana Rita Bola de
author_facet Oliveira, Joana Rita Bola de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Pedro Jorge Nunes
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Rita Bola de
dc.subject.por.fl_str_mv Employer branding
Socialização organizacional
Acolhimento e integração
Retenção
Organizational socialization
Onboarding
Retention
Gestão
topic Employer branding
Socialização organizacional
Acolhimento e integração
Retenção
Organizational socialization
Onboarding
Retention
Gestão
description Face à representatividade que o Employer Branding tem vindo a ganhar no seio empresarial, o presente projeto trata a aplicação de uma estratégia no processo de acolhimento e integração, com o objetivo de obter um impacto positivo na retenção de talento. Na concretização do estudo, realizou-se uma discussão da literatura e a obtenção dos dados foi efetuada através do recurso a análise documental e aplicação de Focus Group aos colaboradores da empresa Siemens Gamesa Renewable Energy Blades S.A. de Vagos. A proposta apresentada assenta nos atributos e caracteristicas do employer branding da SGRE, estando em simultâneo alinhada com as boas práticas de acolhimento e integração, como também com os principios de retenção. Concluindo-se que é possível relacionar as três vertentes que constituem o projeto: Employer Branding – Acolhimento e Integração – Retenção, tanto na discussão da literatura como na proposta apresentada, respondendo postitivamente à questão de investigação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28
2023-07-28T00:00:00Z
2028-07-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23577
TID:203355920
url http://hdl.handle.net/10400.22/23577
identifier_str_mv TID:203355920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133581704953856