O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23577 |
Resumo: | Face à representatividade que o Employer Branding tem vindo a ganhar no seio empresarial, o presente projeto trata a aplicação de uma estratégia no processo de acolhimento e integração, com o objetivo de obter um impacto positivo na retenção de talento. Na concretização do estudo, realizou-se uma discussão da literatura e a obtenção dos dados foi efetuada através do recurso a análise documental e aplicação de Focus Group aos colaboradores da empresa Siemens Gamesa Renewable Energy Blades S.A. de Vagos. A proposta apresentada assenta nos atributos e caracteristicas do employer branding da SGRE, estando em simultâneo alinhada com as boas práticas de acolhimento e integração, como também com os principios de retenção. Concluindo-se que é possível relacionar as três vertentes que constituem o projeto: Employer Branding – Acolhimento e Integração – Retenção, tanto na discussão da literatura como na proposta apresentada, respondendo postitivamente à questão de investigação. |
id |
RCAP_0d8f3385dd22e6159f4757737825661d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23577 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talentoEmployer brandingSocialização organizacionalAcolhimento e integraçãoRetençãoOrganizational socializationOnboardingRetentionGestãoFace à representatividade que o Employer Branding tem vindo a ganhar no seio empresarial, o presente projeto trata a aplicação de uma estratégia no processo de acolhimento e integração, com o objetivo de obter um impacto positivo na retenção de talento. Na concretização do estudo, realizou-se uma discussão da literatura e a obtenção dos dados foi efetuada através do recurso a análise documental e aplicação de Focus Group aos colaboradores da empresa Siemens Gamesa Renewable Energy Blades S.A. de Vagos. A proposta apresentada assenta nos atributos e caracteristicas do employer branding da SGRE, estando em simultâneo alinhada com as boas práticas de acolhimento e integração, como também com os principios de retenção. Concluindo-se que é possível relacionar as três vertentes que constituem o projeto: Employer Branding – Acolhimento e Integração – Retenção, tanto na discussão da literatura como na proposta apresentada, respondendo postitivamente à questão de investigação.According to the importance that Employer Branding has been gaining in the business world, this project deals with the application of a strategy in the onboarding process, with the objective of obtaining a positive impact on talent retention. In order to carry out the study, a discussion of the literature was conducted and data was obtained through document analysis and the application of a Focus Group to the employees of Siemens Gamesa Renewable Energy Blades S.A. in Vagos. The proposal presented is based on the attributes and characteristics of the employer branding of SGRE, being simultaneously aligned with good practices of onboarding, as well as with the principles of retention. In conclusion, it is possible to relate the three aspects that make up the project: Employer Branding - Onboarding - Retention, both in the discussion of the literature and in the proposal presented, responding positively to the research question.Ferreira, Pedro Jorge NunesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Joana Rita Bola de2023-07-282028-07-02T00:00:00Z2023-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23577TID:203355920porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-27T01:46:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:18.678408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento |
title |
O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento |
spellingShingle |
O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento Oliveira, Joana Rita Bola de Employer branding Socialização organizacional Acolhimento e integração Retenção Organizational socialization Onboarding Retention Gestão |
title_short |
O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento |
title_full |
O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento |
title_fullStr |
O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento |
title_full_unstemmed |
O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento |
title_sort |
O papel do employer branding no acolhimento e integração do colaborador: o impacto na retenção de talento |
author |
Oliveira, Joana Rita Bola de |
author_facet |
Oliveira, Joana Rita Bola de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Pedro Jorge Nunes Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Joana Rita Bola de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Employer branding Socialização organizacional Acolhimento e integração Retenção Organizational socialization Onboarding Retention Gestão |
topic |
Employer branding Socialização organizacional Acolhimento e integração Retenção Organizational socialization Onboarding Retention Gestão |
description |
Face à representatividade que o Employer Branding tem vindo a ganhar no seio empresarial, o presente projeto trata a aplicação de uma estratégia no processo de acolhimento e integração, com o objetivo de obter um impacto positivo na retenção de talento. Na concretização do estudo, realizou-se uma discussão da literatura e a obtenção dos dados foi efetuada através do recurso a análise documental e aplicação de Focus Group aos colaboradores da empresa Siemens Gamesa Renewable Energy Blades S.A. de Vagos. A proposta apresentada assenta nos atributos e caracteristicas do employer branding da SGRE, estando em simultâneo alinhada com as boas práticas de acolhimento e integração, como também com os principios de retenção. Concluindo-se que é possível relacionar as três vertentes que constituem o projeto: Employer Branding – Acolhimento e Integração – Retenção, tanto na discussão da literatura como na proposta apresentada, respondendo postitivamente à questão de investigação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-28 2023-07-28T00:00:00Z 2028-07-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23577 TID:203355920 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23577 |
identifier_str_mv |
TID:203355920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133581704953856 |