Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Ângela Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12142
Resumo: O relatório aqui apresentado insere-se no âmbito do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar, da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) e, tem como principal objetivo, aprofundar e refletir sobre a ação educativa desenvolvida em contexto de Jardim de infância, numa sala com crianças de 4 anos de idade. Apresenta-se a caraterização do contexto, onde se refere a caraterização da instituição, da sala de atividades, das crianças e da rotina diária. Faz-se ainda uma breve referência aos modelos pedagógicos, assim como algum material a que recorremos, no sentido de melhor poder compreender e refletir esses procedimentos, tendo em conta o desenvolvimento de respostas educativas de qualidade. Ao longo da prática foram desenvolvidas experiências de ensino aprendizagem que tendiam a uma aprendizagem ativa, pois, é importante que as crianças desenvolvam aprendizagens significativas. É pois necessário que o espaço que as rodeia lhes transmita bem-estar e que as motive para a participação na construção do seu conhecimento. Para além deste aspeto, destacamos também, a rotina diária com um ponto essencial no crescimento das crianças, pois estas poderão trabalhar um tempo discursivo para a realização das diversas atividades. Continuadamente procurámos relatar, analisar e explicar algumas das experiências de aprendizagem que desenvolvemos e que abrangeram, de forma incorporada, as diferentes áreas e domínios de conteúdo curricular da Educação Pré-escolar. Ao longo do estágio, procurámos mobilizar experiências que nos permitissem ajudar as crianças a construírem aprendizagens fundamentais e diferenciadas do ponto de vista da sua aprendizagem e autonomia, numa perspetiva de educação para a cidadania. Terminamos com uma reflexão final sobre a globalidade da prática educativa, questionando-a e repensando-a no sentido de melhorar o percurso formativo em que nos envolvemos.
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