Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3209 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo perceber a perceção de educadores de infância, professores de 1.ºCEB e crianças relativamente às áreas delimitadas no espaço exterior natural, nomeadamente da cozinha de lama e da mata. A investigação irá centrar-se numa abordagem qualitativa e os dados serão obtidos através das grelhas de observação aplicadas às crianças, durante a observação do seu brincar, e das entrevistas realizadas à educadora e professora do 1.ºCEB. Sendo utilizados também registos, notas de campo, fotografias e análise documental. Os resultados irão permitir compreender o brincar livre das crianças no contacto com uma área existente no espaço exterior, o papel do adulto educador e professor, como é que estes espaços constituem um cenário para a atividade/jogo lúdico das crianças, em que é que uma área definida no espaço exterior responde aos interesses e necessidades das crianças, analisar qual o contributo real de área/s delimita/s no espaço exterior natural para o desenvolvimento das competências e aprendizagens da criança, através do brincar, e o levantamento de dificuldades já ultrapassadas e ainda a ultrapassar. Palavras-chave: Brincar ao ar livre; Espaço exterior; Natureza; Áreas delimitadas; Cozinha de lama |
id |
RCAP_0da4774da8483da019fc2ed1aab2f07c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3209 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básicoBrincar ao ar livreAprendizagem através da naturezaO presente relatório tem como objetivo perceber a perceção de educadores de infância, professores de 1.ºCEB e crianças relativamente às áreas delimitadas no espaço exterior natural, nomeadamente da cozinha de lama e da mata. A investigação irá centrar-se numa abordagem qualitativa e os dados serão obtidos através das grelhas de observação aplicadas às crianças, durante a observação do seu brincar, e das entrevistas realizadas à educadora e professora do 1.ºCEB. Sendo utilizados também registos, notas de campo, fotografias e análise documental. Os resultados irão permitir compreender o brincar livre das crianças no contacto com uma área existente no espaço exterior, o papel do adulto educador e professor, como é que estes espaços constituem um cenário para a atividade/jogo lúdico das crianças, em que é que uma área definida no espaço exterior responde aos interesses e necessidades das crianças, analisar qual o contributo real de área/s delimita/s no espaço exterior natural para o desenvolvimento das competências e aprendizagens da criança, através do brincar, e o levantamento de dificuldades já ultrapassadas e ainda a ultrapassar. Palavras-chave: Brincar ao ar livre; Espaço exterior; Natureza; Áreas delimitadas; Cozinha de lama2025-07-25T00:00:00Z2022-07-25T00:00:00Z2022-07-252022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3209TID:203157958porRocha, Leonor Ortigão de Oliveira Teixeira dainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:29Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:50.363374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico |
title |
Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico Rocha, Leonor Ortigão de Oliveira Teixeira da Brincar ao ar livre Aprendizagem através da natureza |
title_short |
Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Rocha, Leonor Ortigão de Oliveira Teixeira da |
author_facet |
Rocha, Leonor Ortigão de Oliveira Teixeira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Leonor Ortigão de Oliveira Teixeira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar ao ar livre Aprendizagem através da natureza |
topic |
Brincar ao ar livre Aprendizagem através da natureza |
description |
O presente relatório tem como objetivo perceber a perceção de educadores de infância, professores de 1.ºCEB e crianças relativamente às áreas delimitadas no espaço exterior natural, nomeadamente da cozinha de lama e da mata. A investigação irá centrar-se numa abordagem qualitativa e os dados serão obtidos através das grelhas de observação aplicadas às crianças, durante a observação do seu brincar, e das entrevistas realizadas à educadora e professora do 1.ºCEB. Sendo utilizados também registos, notas de campo, fotografias e análise documental. Os resultados irão permitir compreender o brincar livre das crianças no contacto com uma área existente no espaço exterior, o papel do adulto educador e professor, como é que estes espaços constituem um cenário para a atividade/jogo lúdico das crianças, em que é que uma área definida no espaço exterior responde aos interesses e necessidades das crianças, analisar qual o contributo real de área/s delimita/s no espaço exterior natural para o desenvolvimento das competências e aprendizagens da criança, através do brincar, e o levantamento de dificuldades já ultrapassadas e ainda a ultrapassar. Palavras-chave: Brincar ao ar livre; Espaço exterior; Natureza; Áreas delimitadas; Cozinha de lama |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-25T00:00:00Z 2022-07-25 2022-07-11 2025-07-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3209 TID:203157958 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3209 |
identifier_str_mv |
TID:203157958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131634149097472 |