Brincadeiras das crianças no contacto com áreas delimitadas no espaço exterior natural – perceção de educadores de infância, professores do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leonor Ortigão de Oliveira Teixeira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3209
Resumo: O presente relatório tem como objetivo perceber a perceção de educadores de infância, professores de 1.ºCEB e crianças relativamente às áreas delimitadas no espaço exterior natural, nomeadamente da cozinha de lama e da mata. A investigação irá centrar-se numa abordagem qualitativa e os dados serão obtidos através das grelhas de observação aplicadas às crianças, durante a observação do seu brincar, e das entrevistas realizadas à educadora e professora do 1.ºCEB. Sendo utilizados também registos, notas de campo, fotografias e análise documental. Os resultados irão permitir compreender o brincar livre das crianças no contacto com uma área existente no espaço exterior, o papel do adulto educador e professor, como é que estes espaços constituem um cenário para a atividade/jogo lúdico das crianças, em que é que uma área definida no espaço exterior responde aos interesses e necessidades das crianças, analisar qual o contributo real de área/s delimita/s no espaço exterior natural para o desenvolvimento das competências e aprendizagens da criança, através do brincar, e o levantamento de dificuldades já ultrapassadas e ainda a ultrapassar. Palavras-chave: Brincar ao ar livre; Espaço exterior; Natureza; Áreas delimitadas; Cozinha de lama
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