Aprendizagens valiosas no espaço exterior e sob recursos materiais do exterior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3210 |
Resumo: | Este trabalho de investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico como etapa de conclusão do mesmo, e tem como base o reconhecimento da importância do espaço exterior e das suas potencialidades no processo de brincadeira e ensino-aprendizagem desses ciclos de ensino. Tem, portanto, como objetivos: desvendar quem, como e o que determina a decisão de contacto das crianças (tempo, organização, condições…) com o espaço exterior nas rotinas diárias num contexto de EPE e 1ºCEB; compreender as perspetivas de diferentes profissionais de educação relativamente aos obstáculos e benefícios de as crianças brincarem e aprenderem em espaços naturais; perceber o grau de satisfação das crianças relativamente às possibilidades e condições que lhe são proporcionadas de brincar em espaços exteriores naturais, no contexto de EPE e 1ºCEB que atualmente frequentam; perceber de que modo brincar se pode revelar um momento de aprendizagem. Para os cumprir, as opções metodológicas de recolha de dados que melhor se adaptaram às pretensões do estudo foram a entrevista e a observação participante. Optamos, assim, por realizar entrevistas semiestruturadas a uma Educadora de Infância e a uma Professora do 1º CEB, seguida de uma entrevista às crianças das respetivas turmas, à qual deveriam responder utilizando placas cromáticas (verde para "sim" e vermelho para "não"). Os dados daí obtidos foram complementados pela observação indireta, que se concretizou em registos fotográficos. Os resultados transparecem a manifestação do agrado das crianças em contactar com esses espaços e ainda uma perceção dos profissionais positiva relativamente às áreas exteriores enquanto potenciadoras de um conjunto de competências e uma rica fonte de aprendizagem para as crianças. Palavras-chave: Espaço exterior; adulto; criança; aprendizagem; brincadeira |
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