Conceções e práticas na comunicação com a pessoa em situação crítica/família em período de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, António Camilo de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34720
Resumo: O presente relatório elaborado no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, tem como finalidade ser um instrumento de avaliação e pretende refletir o percurso de aprendizagem para obter o grau de mestre. Os contextos de estágio foram realizados no serviço de medicina intensiva e no serviço de cardiologia, de duas instituições alocadas na região norte do país, focando o cuidado à pessoa em situação crítica. Pretende-se a descrição e reflexão sobre o processo de aprendizagem e aquisição de competências, a contextualização dos locais da prática clínica, o processo de aquisição de competências na área de especialização e uma análise global do percurso de aprendizagem e principais implicações para a prática profissional e crescimento pessoal e académico, que se demonstrou ser muito enriquecedora, contribuindo para a consciencialização das capacidades enquanto futuro enfermeiro especialista. A metodologia utilizada foi o método descritivo, analítico e crítico-reflexivo, e estruturalmente encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução, podemos encontrar o enquadramento do relatório, dos campos de estágio e dos objetivos traçados. No segundo capítulo faz-se a contextualização dos campos de estágio, exposição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados e a adquirir as competências comuns do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No terceiro capítulo apresenta-se a síntese da revisão da literatura a partir da qual foi elaborada a dissertação sobre a comunicação, abrangendo a comunicação/partilha de más notícias e comunicação em período de pandemia com o título: “Conceções e práticas na comunicação com a pessoa em situação crítica/família em período de pandemia”. Por fim, na conclusão, procura-se evidenciar o desenvolvimento profissional com base nas competências adquiridas. No decorrer dos estágios surgiu a necessidade, e também a oportunidade, de desenvolver ações de formação dirigidas à equipa de enfermagem, uma sobre cateter venoso central e os cuidados de enfermagem e outra ação de formação sobre a comunicação, apresentada na unidade de cuidados intensivos coronários. O caminho para obtenção de grau de mestre pretende descrever o conjunto de competências adquiridas e desenvolvidas pelo enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização à Pessoa em Situação Crítica, apontando sempre para a necessidade de pensamento crítico, postura dinâmica, interessada e de constante aquisição de conhecimento, responsabilidade e autonomia. A prática profissional com enfoque na ética, deontologia, comunicação e relação terapêutica é também alvo de reflexão na elaboração deste trabalho. O enfermeiro especialista nesta área de atuação deve estar atento para as diversas dimensões do cuidado e garantir a qualidade da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e sua família.
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Os contextos de estágio foram realizados no serviço de medicina intensiva e no serviço de cardiologia, de duas instituições alocadas na região norte do país, focando o cuidado à pessoa em situação crítica. Pretende-se a descrição e reflexão sobre o processo de aprendizagem e aquisição de competências, a contextualização dos locais da prática clínica, o processo de aquisição de competências na área de especialização e uma análise global do percurso de aprendizagem e principais implicações para a prática profissional e crescimento pessoal e académico, que se demonstrou ser muito enriquecedora, contribuindo para a consciencialização das capacidades enquanto futuro enfermeiro especialista. A metodologia utilizada foi o método descritivo, analítico e crítico-reflexivo, e estruturalmente encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução, podemos encontrar o enquadramento do relatório, dos campos de estágio e dos objetivos traçados. No segundo capítulo faz-se a contextualização dos campos de estágio, exposição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados e a adquirir as competências comuns do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No terceiro capítulo apresenta-se a síntese da revisão da literatura a partir da qual foi elaborada a dissertação sobre a comunicação, abrangendo a comunicação/partilha de más notícias e comunicação em período de pandemia com o título: “Conceções e práticas na comunicação com a pessoa em situação crítica/família em período de pandemia”. Por fim, na conclusão, procura-se evidenciar o desenvolvimento profissional com base nas competências adquiridas. No decorrer dos estágios surgiu a necessidade, e também a oportunidade, de desenvolver ações de formação dirigidas à equipa de enfermagem, uma sobre cateter venoso central e os cuidados de enfermagem e outra ação de formação sobre a comunicação, apresentada na unidade de cuidados intensivos coronários. O caminho para obtenção de grau de mestre pretende descrever o conjunto de competências adquiridas e desenvolvidas pelo enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização à Pessoa em Situação Crítica, apontando sempre para a necessidade de pensamento crítico, postura dinâmica, interessada e de constante aquisição de conhecimento, responsabilidade e autonomia. A prática profissional com enfoque na ética, deontologia, comunicação e relação terapêutica é também alvo de reflexão na elaboração deste trabalho. O enfermeiro especialista nesta área de atuação deve estar atento para as diversas dimensões do cuidado e garantir a qualidade da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e sua família.The present report, elaborated in the scope of the curricular unit “Final Stage and Report” of the Master's Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing for People in Critical Situation, from the Institute of Health Sciences of Universidade Católica Portuguesa, aims to be an assessment instrument, and intends to reflect the learning path to obtain the master's degree. Internship contexts were carried out in the intensive care service and in the cardiology service, of two institutions located in the northern region of the country, focusing on care for people in critical situations. It is intended to describe and reflect on the process of learning and acquiring skills, contextualizing the places of clinical practice, the process of acquiring skills in the area of specialization and a global analysis of the learning path and main implications for professional practice and personal and academic growth, which proved to be very enriching, contributing to the awareness of skills as a future specialist nurse. The methodology used was the descriptive, analytical and critical-reflective method, and structurally it consists of four chapters. In the introduction, we can find the framework of the report, internship fields and the objectives set. The second chapter refers to the contextualization of the fields of internship, exposure and critical-reflexive analysis of the activities carried out, with a view to achieving the objectives outlined and acquiring the common skills of the specialist nurse in Medical-Surgical Nursing. The third chapter presents the synthesis of the literature review from which the dissertation on communication was prepared, covering communication / sharing bad news and communication in a pandemic time with the title: “conceptions and practices in communication whit critical person/family in pandemic time”. Finally, the conclusion aims to highlight professional development based on the skills acquired. During the internships, the need arose and also the opportunity to develop training actions directed to the nursing team on Central Venous Catheter and nursing care and also another training action on the communication presented in the coronary intensive care unit. The path to obtaining a master's degree intends to describe the set of skills acquired and developed by the nurse specialist in medical-surgical nursing in the area of specialization to the person in critical situation, always pointing to the need for critical thinking, dynamic, interested posture and constant acquisition of knowledge, responsibility and autonomy. Professional practice with a focus on ethics, deontology, communication and the therapeutic relationship is also a target for reflection in the elaboration of this work. The nurse specialist in this area of expertise must be aware of the different dimensions of care and ensure the quality of care provided to the person in a critical situation and their family.Sousa, Ana Sabrina SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLeite, António Camilo de Sousa2021-12-25T01:30:19Z2021-07-132021-052021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34720TID:202752518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:08.921649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description O presente relatório elaborado no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, tem como finalidade ser um instrumento de avaliação e pretende refletir o percurso de aprendizagem para obter o grau de mestre. Os contextos de estágio foram realizados no serviço de medicina intensiva e no serviço de cardiologia, de duas instituições alocadas na região norte do país, focando o cuidado à pessoa em situação crítica. Pretende-se a descrição e reflexão sobre o processo de aprendizagem e aquisição de competências, a contextualização dos locais da prática clínica, o processo de aquisição de competências na área de especialização e uma análise global do percurso de aprendizagem e principais implicações para a prática profissional e crescimento pessoal e académico, que se demonstrou ser muito enriquecedora, contribuindo para a consciencialização das capacidades enquanto futuro enfermeiro especialista. A metodologia utilizada foi o método descritivo, analítico e crítico-reflexivo, e estruturalmente encontra-se dividido em quatro capítulos. Na introdução, podemos encontrar o enquadramento do relatório, dos campos de estágio e dos objetivos traçados. No segundo capítulo faz-se a contextualização dos campos de estágio, exposição e análise crítico-reflexiva das atividades realizadas, com vista a alcançar os objetivos delineados e a adquirir as competências comuns do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No terceiro capítulo apresenta-se a síntese da revisão da literatura a partir da qual foi elaborada a dissertação sobre a comunicação, abrangendo a comunicação/partilha de más notícias e comunicação em período de pandemia com o título: “Conceções e práticas na comunicação com a pessoa em situação crítica/família em período de pandemia”. Por fim, na conclusão, procura-se evidenciar o desenvolvimento profissional com base nas competências adquiridas. No decorrer dos estágios surgiu a necessidade, e também a oportunidade, de desenvolver ações de formação dirigidas à equipa de enfermagem, uma sobre cateter venoso central e os cuidados de enfermagem e outra ação de formação sobre a comunicação, apresentada na unidade de cuidados intensivos coronários. O caminho para obtenção de grau de mestre pretende descrever o conjunto de competências adquiridas e desenvolvidas pelo enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização à Pessoa em Situação Crítica, apontando sempre para a necessidade de pensamento crítico, postura dinâmica, interessada e de constante aquisição de conhecimento, responsabilidade e autonomia. A prática profissional com enfoque na ética, deontologia, comunicação e relação terapêutica é também alvo de reflexão na elaboração deste trabalho. O enfermeiro especialista nesta área de atuação deve estar atento para as diversas dimensões do cuidado e garantir a qualidade da prestação de cuidados à pessoa em situação crítica e sua família.
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