A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pestana, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10196
Resumo: Produção científica Integrada na investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02.
id RCAP_0de3c7f12ee949f612307ff2988acafd
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10196
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docentePrograma Wikipédia na EducaçãoEducação e formação abertaTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)Formação de professoresWikipedia in Education ProgramOpen education and trainingInformation and Communication Technologies (ICT)Teacher trainingProdução científica Integrada na investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02.Com o advento da web 2.0, emergiram ferramentas e tecnologias que possibilitaram o trabalho colaborativo e a concretização da inteligência coletiva. Um desses recursos são os wikis, sendo a Wikipédia um exemplo paradigmático. De facto, esta enciclopédia é sustentada pelo trabalho de um conjunto de voluntários que preconizam a referida inteligência coletiva. Considerando o seu potencial, simultaneamente como prática e recurso educacional aberto, temos vindo a defender a sua utilização na prática docente, em diferentes espaços, modalidades e níveis educativos. Assim, este texto tem por objetivos apresentar exemplos dessa utilização na formação de docentes, da educação básica à educação superior, e contribuir para o debate em torno das competências digitais e múltiplas literacias, numa reflexão ancorada na educação aberta e nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Acreditamos poder ainda contribuir para o desenvolvimento de bens públicos comuns, no pressuposto contemporâneo de mudança e inovação educativa.With the advent of the web 2.0, tools and technologies emerged enabling collaborative work and the epitome of the collective intelligence. One of these resources are wikis, namely Wikipedia. In fact, this encyclopedia is supported by the work of volunteers who advocate that collective intelligence. In this context, important challenges arise, namely in the field of training, ethics, humanity and social responsibility. Considering its potential, we have been defending its use in teaching practices, in different educational spaces, modalities and levels of schooling and learning. Thus, this text aims to present examples of this use in teacher training, and to contribute to the debate around digital competences and multiple literacies, including information literacy, in a reflection anchored in open education and the United Nations' sustainable development goals. We therefore believe we can contribute to the development of common public goods, based on the contemporary assumption of educational change and innovation.Revista Tempos e Espaços em EducaçãoRepositório AbertoCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Filomena2020-11-23T09:47:03Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10196porCardoso, T., & Pestana, F. (2020). A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-16.2358-1425https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:50.214289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente
title A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente
spellingShingle A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Programa Wikipédia na Educação
Educação e formação aberta
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Formação de professores
Wikipedia in Education Program
Open education and training
Information and Communication Technologies (ICT)
Teacher training
title_short A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente
title_full A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente
title_fullStr A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente
title_full_unstemmed A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente
title_sort A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente
author Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_facet Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
author_role author
author2 Pestana, Filomena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Pestana, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Wikipédia na Educação
Educação e formação aberta
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Formação de professores
Wikipedia in Education Program
Open education and training
Information and Communication Technologies (ICT)
Teacher training
topic Programa Wikipédia na Educação
Educação e formação aberta
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Formação de professores
Wikipedia in Education Program
Open education and training
Information and Communication Technologies (ICT)
Teacher training
description Produção científica Integrada na investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23T09:47:03Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/10196
url http://hdl.handle.net/10400.2/10196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, T., & Pestana, F. (2020). A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-16.
2358-1425
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135084884787200