Panorama das publicações sobre musicoterapia na Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical no período de 1972 a 2022
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88127 |
Resumo: | O percurso da Musicoterapia portuguesa foi sendo registado nos Boletins e Revistas da APEM entre 1972 e 2022. Desde a sua génese nos anos 50 até hoje esse percurso não está ainda suficientemente estudado. Quais as suas metas e terrenos de ação? Quem pode ser musicoterapeuta certificado? Qual o futuro desta disciplina? O que separa a musicoterapia escolar de uma educação musical inclusiva? Estas perguntas presidiram à pesquisa, que se iniciou pela localização e análise, nos referidos Boletins e Revistas, dos artigos que abordam o tema da musicoterapia ou temas afins. Identificaram-se em 45 textos as categorias "musicoterapia", "terminologia" e "contextos/ambientes". Os resultados mostram uma publicação regular sobre o tema, com maior prevalência nos anos 80. Verifica-se que a disciplina foi seguindo as orientações internacionais e que os leitores foram sendo atualizados sobre conceitos, métodos, experiências, e ainda designações da população alvo e locais de atuação da musicoterapia. O futuro da Musicoterapia portuguesa emerge de uma evolução terminológica e de tendências simultâneas de focalização e fragmentação epistemológica projetadas laboralmente, ora na busca de especialização, ora na possibilidade de sub especializações. Finalmente, identificou-se uma ambiguidade entre “musicoterapia” e “educação musical inclusiva”, e também a necessidade de mais investigação nesta área. |
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Panorama das publicações sobre musicoterapia na Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical no período de 1972 a 2022MusicoterapiaEducação musicalInclusãoNecessidades educativas especiaisMusic therapyMusic educationInclusionSpecial educational needsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeO percurso da Musicoterapia portuguesa foi sendo registado nos Boletins e Revistas da APEM entre 1972 e 2022. Desde a sua génese nos anos 50 até hoje esse percurso não está ainda suficientemente estudado. Quais as suas metas e terrenos de ação? Quem pode ser musicoterapeuta certificado? Qual o futuro desta disciplina? O que separa a musicoterapia escolar de uma educação musical inclusiva? Estas perguntas presidiram à pesquisa, que se iniciou pela localização e análise, nos referidos Boletins e Revistas, dos artigos que abordam o tema da musicoterapia ou temas afins. Identificaram-se em 45 textos as categorias "musicoterapia", "terminologia" e "contextos/ambientes". Os resultados mostram uma publicação regular sobre o tema, com maior prevalência nos anos 80. Verifica-se que a disciplina foi seguindo as orientações internacionais e que os leitores foram sendo atualizados sobre conceitos, métodos, experiências, e ainda designações da população alvo e locais de atuação da musicoterapia. O futuro da Musicoterapia portuguesa emerge de uma evolução terminológica e de tendências simultâneas de focalização e fragmentação epistemológica projetadas laboralmente, ora na busca de especialização, ora na possibilidade de sub especializações. Finalmente, identificou-se uma ambiguidade entre “musicoterapia” e “educação musical inclusiva”, e também a necessidade de mais investigação nesta área.The path of Portuguese Music Therapy was recorded in the APEM Bulletins and Journals between 1972 and 2022. From its genesis in the 1950s until today, this path has not yet been sufficiently studied. What are its goals and areas of action? Who can be a certified music therapist? What is the future of this discipline? What separates school music therapy from inclusive music education? These questions presided over the research, which began with the location and analysis, in the aforementioned Bulletins and Journals, of the articles that address the theme of music therapy or related themes. The following categories were identified in 45 texts: "music therapy", "terminology" and "contexts/environments". The results show a regular publication on the subject, with a higher prevalence in the 80s. It can be seen that the discipline has been following international guidelines and that readers have been updated on concepts, methods, experiences, and also designations of the target population and fields of action of music therapy. The future of Portuguese Music Therapy emerges from a terminological evolution and from simultaneous tendencies of focus and epistemological fragmentation projected by labor, sometimes in the search for specialization, sometimes in the possibility of sub-specializations. Finally, an ambiguity was identified between "music therapy" and "inclusive music education", and also the need for more research in this area. Keywords: Music Therapy, Music Education, Inclusion, Special Educational Needs.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Associação Portuguesa de Educação MusicalUniversidade do MinhoVieira, Maria HelenaMartins, Ana Paula Loução2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88127porVieira, M.H. & Martins, A.P.L. (2023, Jan a Dez). Panorama das publicações sobre musicoterapia na Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical no período de 1972 a 2022. Revista Portuguesa de Educação Musical, Vol. 149, publicação online. https://rpem.apem.org.pt/index.php/revista/article/view/171646-6306e17https://rpem.apem.org.pt/index.php/revista/article/view/17info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:16.011296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O percurso da Musicoterapia portuguesa foi sendo registado nos Boletins e Revistas da APEM entre 1972 e 2022. Desde a sua génese nos anos 50 até hoje esse percurso não está ainda suficientemente estudado. Quais as suas metas e terrenos de ação? Quem pode ser musicoterapeuta certificado? Qual o futuro desta disciplina? O que separa a musicoterapia escolar de uma educação musical inclusiva? Estas perguntas presidiram à pesquisa, que se iniciou pela localização e análise, nos referidos Boletins e Revistas, dos artigos que abordam o tema da musicoterapia ou temas afins. Identificaram-se em 45 textos as categorias "musicoterapia", "terminologia" e "contextos/ambientes". Os resultados mostram uma publicação regular sobre o tema, com maior prevalência nos anos 80. Verifica-se que a disciplina foi seguindo as orientações internacionais e que os leitores foram sendo atualizados sobre conceitos, métodos, experiências, e ainda designações da população alvo e locais de atuação da musicoterapia. O futuro da Musicoterapia portuguesa emerge de uma evolução terminológica e de tendências simultâneas de focalização e fragmentação epistemológica projetadas laboralmente, ora na busca de especialização, ora na possibilidade de sub especializações. Finalmente, identificou-se uma ambiguidade entre “musicoterapia” e “educação musical inclusiva”, e também a necessidade de mais investigação nesta área. |
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Vieira, M.H. & Martins, A.P.L. (2023, Jan a Dez). Panorama das publicações sobre musicoterapia na Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical no período de 1972 a 2022. Revista Portuguesa de Educação Musical, Vol. 149, publicação online. https://rpem.apem.org.pt/index.php/revista/article/view/17 1646-6306 e17 https://rpem.apem.org.pt/index.php/revista/article/view/17 |
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