Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Paulo Jorge Guedes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5308
Resumo: Este trabalho tem como finalidade relatar o meu percurso profissional, não só como professor de Educação Física mas, sobretudo, como professor de alguns alunos muito especiais a quem, ao longo destes anos, dediquei bastante tempo. Tive o prazer de os ensinar, mas também aprendi muito com eles, partilhando vivências e experiências inesquecíveis. Os alunos com NEE desenvolvem mais facilmente as suas capacidades com um apoio individualizado, aprendem mais facilmente habilidades motoras com o ensino inclusivo e existem vantagens para todos na inclusão dos alunos com NEE no ensino regular. Aos alunos com NEE deve ser dada a mesma oportunidade de usufruir de uma educação adequada, tendo sempre presente que precisam da atividade física tanto ou mais do que os alunos sem deficiência. A Educação Física desempenha um papel preponderante, porque pode dotar os alunos de competências concretas, sendo aplicáveis na relação de vida diária e contribuindo para uma melhor integração na comunidade. Os efeitos e benefícios da Educação Física e as competências nela desenvolvidas, mantêm-se para o resto da vida. Pretendo, com todo este trabalho, analisar, refletir, e mostrar como a Educação Física revelou a sua importância para os meus alunos com NEE, analisando o meu percurso profissional, vivido ao longo destes últimos anos e caracterizando conhecimentos, conceções e crenças relativas ao ensino. O Mestrado é um grau da formação intermédia do professor e também um ponto de análise para a longa viagem que é a profissão docente, ajudando-nos a preparar para um futuro melhor. Esta reflexão é fundamental, uma vez que me permite rever diversas situações, recordar algumas dificuldades sentidas e fundamentar as minhas práticas pedagógicas.
id RCAP_0e75a43037b2e13880b4dce68b8a54d6
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação FísicaEducação físicaNecessidades educativas especiaisProfessoresIntegraçãoInclusãoDeficiência intelectualEste trabalho tem como finalidade relatar o meu percurso profissional, não só como professor de Educação Física mas, sobretudo, como professor de alguns alunos muito especiais a quem, ao longo destes anos, dediquei bastante tempo. Tive o prazer de os ensinar, mas também aprendi muito com eles, partilhando vivências e experiências inesquecíveis. Os alunos com NEE desenvolvem mais facilmente as suas capacidades com um apoio individualizado, aprendem mais facilmente habilidades motoras com o ensino inclusivo e existem vantagens para todos na inclusão dos alunos com NEE no ensino regular. Aos alunos com NEE deve ser dada a mesma oportunidade de usufruir de uma educação adequada, tendo sempre presente que precisam da atividade física tanto ou mais do que os alunos sem deficiência. A Educação Física desempenha um papel preponderante, porque pode dotar os alunos de competências concretas, sendo aplicáveis na relação de vida diária e contribuindo para uma melhor integração na comunidade. Os efeitos e benefícios da Educação Física e as competências nela desenvolvidas, mantêm-se para o resto da vida. Pretendo, com todo este trabalho, analisar, refletir, e mostrar como a Educação Física revelou a sua importância para os meus alunos com NEE, analisando o meu percurso profissional, vivido ao longo destes últimos anos e caracterizando conhecimentos, conceções e crenças relativas ao ensino. O Mestrado é um grau da formação intermédia do professor e também um ponto de análise para a longa viagem que é a profissão docente, ajudando-nos a preparar para um futuro melhor. Esta reflexão é fundamental, uma vez que me permite rever diversas situações, recordar algumas dificuldades sentidas e fundamentar as minhas práticas pedagógicas.This assignment aim is to report my career, not only as a Physical Education teacher, but above all as a teacher of some very special students who, through the years, I have devoted considerable time. I had the pleasure of teaching them, but I also learned a lot from them, sharing ways of life and unforgettable experiences. Pupils with SEN easily develop their skills with individualized support, learn motor skills with inclusive education more easily and there are benefits for everyone in the inclusion of pupils with SEN in mainstream education. SEN pupils should be given the same opportunity to enjoy a proper education, keeping in mind that they need physical activity as much or more than students without disabilities. Physical Education plays a key role because it can provide students with practical skills and are applicable in relation to daily life and contributing to a better community integration. The effects and benefits of Physical Education, and all the skills that it develops, stay for a lifetime. I intend, with all this work, to analyze, to reflect and to show how Physical Education revealed its importance for my students with SEN, analyzing my career, lived these past years and featuring knowledge, conceptions and beliefs about teaching. The Master´s Degree is an intermediate degree of the teacher´s education and it is also a point of analysis for the long journey that is the teaching profession, helping you to prepare for a better future. This reflection is crucial, since it allows me to review various situations, to recall some difficulties founded, and to explain my teaching practices.2015-12-04T12:40:31Z2015-12-04T00:00:00Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5308porChaves, Paulo Jorge Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:46.575638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física
title Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física
spellingShingle Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física
Chaves, Paulo Jorge Guedes
Educação física
Necessidades educativas especiais
Professores
Integração
Inclusão
Deficiência intelectual
title_short Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física
title_full Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física
title_fullStr Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física
title_sort Educação especial: inclusão de um aluno com deficiência intelectual nas aulas de Educação Física
author Chaves, Paulo Jorge Guedes
author_facet Chaves, Paulo Jorge Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Paulo Jorge Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Necessidades educativas especiais
Professores
Integração
Inclusão
Deficiência intelectual
topic Educação física
Necessidades educativas especiais
Professores
Integração
Inclusão
Deficiência intelectual
description Este trabalho tem como finalidade relatar o meu percurso profissional, não só como professor de Educação Física mas, sobretudo, como professor de alguns alunos muito especiais a quem, ao longo destes anos, dediquei bastante tempo. Tive o prazer de os ensinar, mas também aprendi muito com eles, partilhando vivências e experiências inesquecíveis. Os alunos com NEE desenvolvem mais facilmente as suas capacidades com um apoio individualizado, aprendem mais facilmente habilidades motoras com o ensino inclusivo e existem vantagens para todos na inclusão dos alunos com NEE no ensino regular. Aos alunos com NEE deve ser dada a mesma oportunidade de usufruir de uma educação adequada, tendo sempre presente que precisam da atividade física tanto ou mais do que os alunos sem deficiência. A Educação Física desempenha um papel preponderante, porque pode dotar os alunos de competências concretas, sendo aplicáveis na relação de vida diária e contribuindo para uma melhor integração na comunidade. Os efeitos e benefícios da Educação Física e as competências nela desenvolvidas, mantêm-se para o resto da vida. Pretendo, com todo este trabalho, analisar, refletir, e mostrar como a Educação Física revelou a sua importância para os meus alunos com NEE, analisando o meu percurso profissional, vivido ao longo destes últimos anos e caracterizando conhecimentos, conceções e crenças relativas ao ensino. O Mestrado é um grau da formação intermédia do professor e também um ponto de análise para a longa viagem que é a profissão docente, ajudando-nos a preparar para um futuro melhor. Esta reflexão é fundamental, uma vez que me permite rever diversas situações, recordar algumas dificuldades sentidas e fundamentar as minhas práticas pedagógicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04T12:40:31Z
2015-12-04T00:00:00Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5308
url http://hdl.handle.net/10348/5308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137102459305984