As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/50171 |
Resumo: | Este relatório final da prática de ensino supervisionada pretendeu demonstrar e analisar o caminho percorrido pela professora estagiária do processo de estágio, na sua abordagem no contexto escolar, na área de Educação Física. Primeiramente, na Área I, é apresentada a caracterização da escola TEIP – Escola Sede do Agrupamento Escolas José Saramago, onde foi realizado o estágio, bem como uma caracterização detalhada das infraestruturas e ainda a caracterização das turmas do 6ºano (2ºciclo) e 11ºano (secundário profissional) e as condições essenciais apresentadas para a prática de EF, como o planeamento, espaços disponíveis e matérias a utilizar. De seguida, a Área II expõe-se os procedimentos e condutas adotadas no processo de planeamento, as opções de ensino onde neste tópico há com uma visão e um destaque às estratégias pedagógicas e abordagens utilizadas ao longo do ano letivo tanto para a turma de 2ºciclo como para a turma do secundário. E por fim, todo o processo e sistema de avaliação dos alunos, incluindo a descrição dos métodos e critérios/parâmetros utilizados, assim como alguns dos resultados obtidos neste processo. Na Área III estará desenvolvida a apresentação detalhada de todas as atividades e projetos nos quais a Professora-Estagiária esteve envolvida, revelando a sua integração com a comunidade escolar e o impacto tanto a nível pessoal como profissional dessas iniciativas. Por último, o enfase dado à formação continua do futuro Professor, na área IV está a investigação sobre a influência da participação de uma aula paradesportiva nas atitudes de alunos do Ensino Secundário, de uma escola TEIP, em relação à inclusão de alunos com deficiência. Evidenciando que participar de uma aula de educação física sobre o Paradesporto não é suficiente para alterar as atitudes de alunos do 11º ano de uma escola TEIP em relação a inclusão de seus pares com deficiência nas aulas de educação física. |
id |
RCAP_0e8f44e1728f6b5a4ab7060b5cb30017 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIPEducação físicaInclusãoAtitudesParadesportoAluno com deficiênciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório final da prática de ensino supervisionada pretendeu demonstrar e analisar o caminho percorrido pela professora estagiária do processo de estágio, na sua abordagem no contexto escolar, na área de Educação Física. Primeiramente, na Área I, é apresentada a caracterização da escola TEIP – Escola Sede do Agrupamento Escolas José Saramago, onde foi realizado o estágio, bem como uma caracterização detalhada das infraestruturas e ainda a caracterização das turmas do 6ºano (2ºciclo) e 11ºano (secundário profissional) e as condições essenciais apresentadas para a prática de EF, como o planeamento, espaços disponíveis e matérias a utilizar. De seguida, a Área II expõe-se os procedimentos e condutas adotadas no processo de planeamento, as opções de ensino onde neste tópico há com uma visão e um destaque às estratégias pedagógicas e abordagens utilizadas ao longo do ano letivo tanto para a turma de 2ºciclo como para a turma do secundário. E por fim, todo o processo e sistema de avaliação dos alunos, incluindo a descrição dos métodos e critérios/parâmetros utilizados, assim como alguns dos resultados obtidos neste processo. Na Área III estará desenvolvida a apresentação detalhada de todas as atividades e projetos nos quais a Professora-Estagiária esteve envolvida, revelando a sua integração com a comunidade escolar e o impacto tanto a nível pessoal como profissional dessas iniciativas. Por último, o enfase dado à formação continua do futuro Professor, na área IV está a investigação sobre a influência da participação de uma aula paradesportiva nas atitudes de alunos do Ensino Secundário, de uma escola TEIP, em relação à inclusão de alunos com deficiência. Evidenciando que participar de uma aula de educação física sobre o Paradesporto não é suficiente para alterar as atitudes de alunos do 11º ano de uma escola TEIP em relação a inclusão de seus pares com deficiência nas aulas de educação física.Willig, RenataRepositório ComumDuarte, Andreia2024-03-06T15:50:21Z2024-01-122024-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50171TID:203544595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-19T04:26:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-19T04:26:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP |
title |
As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP |
spellingShingle |
As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP Duarte, Andreia Educação física Inclusão Atitudes Paradesporto Aluno com deficiência Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP |
title_full |
As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP |
title_fullStr |
As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP |
title_full_unstemmed |
As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP |
title_sort |
As atitudes dos alunos do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física numa escola TEIP |
author |
Duarte, Andreia |
author_facet |
Duarte, Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Willig, Renata Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Inclusão Atitudes Paradesporto Aluno com deficiência Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Inclusão Atitudes Paradesporto Aluno com deficiência Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório final da prática de ensino supervisionada pretendeu demonstrar e analisar o caminho percorrido pela professora estagiária do processo de estágio, na sua abordagem no contexto escolar, na área de Educação Física. Primeiramente, na Área I, é apresentada a caracterização da escola TEIP – Escola Sede do Agrupamento Escolas José Saramago, onde foi realizado o estágio, bem como uma caracterização detalhada das infraestruturas e ainda a caracterização das turmas do 6ºano (2ºciclo) e 11ºano (secundário profissional) e as condições essenciais apresentadas para a prática de EF, como o planeamento, espaços disponíveis e matérias a utilizar. De seguida, a Área II expõe-se os procedimentos e condutas adotadas no processo de planeamento, as opções de ensino onde neste tópico há com uma visão e um destaque às estratégias pedagógicas e abordagens utilizadas ao longo do ano letivo tanto para a turma de 2ºciclo como para a turma do secundário. E por fim, todo o processo e sistema de avaliação dos alunos, incluindo a descrição dos métodos e critérios/parâmetros utilizados, assim como alguns dos resultados obtidos neste processo. Na Área III estará desenvolvida a apresentação detalhada de todas as atividades e projetos nos quais a Professora-Estagiária esteve envolvida, revelando a sua integração com a comunidade escolar e o impacto tanto a nível pessoal como profissional dessas iniciativas. Por último, o enfase dado à formação continua do futuro Professor, na área IV está a investigação sobre a influência da participação de uma aula paradesportiva nas atitudes de alunos do Ensino Secundário, de uma escola TEIP, em relação à inclusão de alunos com deficiência. Evidenciando que participar de uma aula de educação física sobre o Paradesporto não é suficiente para alterar as atitudes de alunos do 11º ano de uma escola TEIP em relação a inclusão de seus pares com deficiência nas aulas de educação física. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-06T15:50:21Z 2024-01-12 2024-01-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/50171 TID:203544595 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/50171 |
identifier_str_mv |
TID:203544595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543319927914496 |