O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mário Paulo Pinto de Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5746
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto que um programa de sensibilização (a “Semana Paralímpica”) tem nas atitudes dos alunos do 8º ano sem deficiência, face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas regulares de Educação Física. Participaram neste estudo 117 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (grupo de controlo n=55 e um experimental n=62). O grupo experimental, participou num programa de uma semana que visa aumentar a sensibilidade e a compreensão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Todos os participantes responderam duas vezes (pré-teste e pós-teste) ao questionário Children’s Attitudes Towards Integrated Physical Education-revised (CAIPE-R), Block, (1995) validado para a população portuguesa por Campos, Ferreira e Block (2013). O questionário avaliou duas subescalas de atitude para além da atitude total: atitude geral face à aula de EF e atitude específica face à alteração de regras. Os resultados do estudo não indicaram diferenças significativas no grupo experimental.
id RCAP_e33d6709601a1139a34da9c54f38169d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação FísicaEducação físicaDeficiênciaInclusãoAlunosAtitudesPrograma de sensibilizaçãoEste estudo tem como objetivo avaliar o impacto que um programa de sensibilização (a “Semana Paralímpica”) tem nas atitudes dos alunos do 8º ano sem deficiência, face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas regulares de Educação Física. Participaram neste estudo 117 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (grupo de controlo n=55 e um experimental n=62). O grupo experimental, participou num programa de uma semana que visa aumentar a sensibilidade e a compreensão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Todos os participantes responderam duas vezes (pré-teste e pós-teste) ao questionário Children’s Attitudes Towards Integrated Physical Education-revised (CAIPE-R), Block, (1995) validado para a população portuguesa por Campos, Ferreira e Block (2013). O questionário avaliou duas subescalas de atitude para além da atitude total: atitude geral face à aula de EF e atitude específica face à alteração de regras. Os resultados do estudo não indicaram diferenças significativas no grupo experimental.This study aims to evaluate the impact that an awareness program (the "Paralympic Week") has in the attitudes of 8th graders without disabilities, due to the inclusion of students with disabilities in regular physical education classes. The sample consisted of 117 students, aged between 12 and 17 (control group n = 55 and n = 62 experimental). The experimental group participated in a one-week program aimed at increasing sensibility in the understanding of students with disabilities in physical education classes. All participants replied twice (pretest and posttest) questionnaire Children's Attitudes Towards Integrated Physical Education-revised (CAIPE-R), Block (1995) validated for the Portuguese population by Campos, Ferreira and Block (2013). The questionnaire evaluated two attitude subscales beyond the overall attitude: general attitude towards PE class and specific attitude towards rule change.The study results indicated no significant differences in the experimental group.2016-04-12T14:08:14Z2016-04-12T00:00:00Z2016-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5746porLopes, Mário Paulo Pinto de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:20Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:37.790432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física
title O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física
spellingShingle O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física
Lopes, Mário Paulo Pinto de Carvalho
Educação física
Deficiência
Inclusão
Alunos
Atitudes
Programa de sensibilização
title_short O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física
title_full O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física
title_fullStr O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física
title_full_unstemmed O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física
title_sort O impacto de um programa de sensibilização nas atitudes dos alunos do 8º ano face à inclusão de alunos com deficiência na aula de Educação Física
author Lopes, Mário Paulo Pinto de Carvalho
author_facet Lopes, Mário Paulo Pinto de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Mário Paulo Pinto de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Deficiência
Inclusão
Alunos
Atitudes
Programa de sensibilização
topic Educação física
Deficiência
Inclusão
Alunos
Atitudes
Programa de sensibilização
description Este estudo tem como objetivo avaliar o impacto que um programa de sensibilização (a “Semana Paralímpica”) tem nas atitudes dos alunos do 8º ano sem deficiência, face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas regulares de Educação Física. Participaram neste estudo 117 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (grupo de controlo n=55 e um experimental n=62). O grupo experimental, participou num programa de uma semana que visa aumentar a sensibilidade e a compreensão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Todos os participantes responderam duas vezes (pré-teste e pós-teste) ao questionário Children’s Attitudes Towards Integrated Physical Education-revised (CAIPE-R), Block, (1995) validado para a população portuguesa por Campos, Ferreira e Block (2013). O questionário avaliou duas subescalas de atitude para além da atitude total: atitude geral face à aula de EF e atitude específica face à alteração de regras. Os resultados do estudo não indicaram diferenças significativas no grupo experimental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-12T14:08:14Z
2016-04-12T00:00:00Z
2016-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5746
url http://hdl.handle.net/10348/5746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154792685568