Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Catarina Perdiz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10939
Resumo: Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_0ebb9a740b8f7b0fcf30abdb2d61d0ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10939
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de InfânciaPrática profissional supervisionadaPapel do educadorTransiçãoAdaptaçãoEducação pré-escolarSupervised professional practiceRole of the educatorTransitionAdaptationPre-school educationRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarCom a elaboração deste relatório pretendo refletir e fundamentar a minha prática do decorrer dos 4 meses, de outubro de 2018 a janeiro de 2019, como estagiária em Jardim de Infância (JI) com crianças dos 2 aos 4 anos, estas em setembro de 2018. No decorrer da minha Prática Profissional Supervisionada II, pude observar e compreender o desenvolvimento do grupo de crianças. Considerando que a maioria das crianças do grupo realizou a transição da creche para o JI no presente ano letivo, decidi realizar esta investigação tendo como problemática: Da creche para o JI: o papel do educador/a de infância, e como tema a transição entre a creche e o JI. Para saber mais e conhecer mais sobre o tema, pesquisei sobre o mesmo, através de referencial teórico. Realizei entrevistas à educadora cooperante que acompanhou as crianças na creche, no ano letivo anterior, e à educadora cooperante da sala de JI. A partir dos dados recolhidos através das observações realizadas sobre o grupo, conversas informais e as entrevistas pude compreender o papel do educador durante o processo de transição entre as duas valências e de que forma é desenvolvido este mesmo processo. Ao terminar a minha investigação pude concluir que o educador tem o papel principal na realização da transição juntamente com a criança, a família e a restante equipa educativa. Este relatório servirá de reflexão acerca do trabalho desenvolvido durante a prática e da investigação realizada, mas também servirá de conclusão do trabalho realizado nas duas práticas, de creche e jardim de infância, e do impacto que ambas tiveram para o meu futuro.ABSTRACT With this report i intend to think over rand justify my intervention during the 4 months from October of 2018 to January of 2019, as a nursery intern teacher with children from 2 to 4 years old, this in september 2018. During my Supervised Professional Practice II, i could observ and understand the development of the group of children. Considering that the majority of the children of the group made the transition from nursery to kindergarten in this school year, i decided to do this investigation with the problematic: From nursery to kindergarten: the role of the educator, and as a theme the transition from nursery to kindergarten. To know more about the theme i searched for theorical references. Made interviews to the cooperative educator that followed the children in the nursery, last school year, and to the cooperative educator to the kindergarten class. Based on the collected data through the observations made about the group, the informal conversations and the interviews i could understand that the role of the educator during the process of transitioning between the two classes and the way that this process is developed. When ending my investigation i was able to conclude that the educator has the main role during the transition along with the children, the family and the rest of the class team. This report will be used to think about the work made during the practice and the investigation made but will also be used to conclude the work made in both practices, of nursery and kindergarten, and the impact that both of them had for my future.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSimões, AnaRCIPLCorreia, Ana Catarina Perdiz2020-01-06T14:35:27Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10939TID:202316114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:17.436396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de Infância
title Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de Infância
spellingShingle Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de Infância
Correia, Ana Catarina Perdiz
Prática profissional supervisionada
Papel do educador
Transição
Adaptação
Educação pré-escolar
Supervised professional practice
Role of the educator
Transition
Adaptation
Pre-school education
title_short Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de Infância
title_full Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de Infância
title_fullStr Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de Infância
title_full_unstemmed Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de Infância
title_sort Da Creche para o Jardim de Infância: o papel do/a Educador/a de Infância
author Correia, Ana Catarina Perdiz
author_facet Correia, Ana Catarina Perdiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Catarina Perdiz
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Papel do educador
Transição
Adaptação
Educação pré-escolar
Supervised professional practice
Role of the educator
Transition
Adaptation
Pre-school education
topic Prática profissional supervisionada
Papel do educador
Transição
Adaptação
Educação pré-escolar
Supervised professional practice
Role of the educator
Transition
Adaptation
Pre-school education
description Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-24
2019-07-24T00:00:00Z
2020-01-06T14:35:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10939
TID:202316114
url http://hdl.handle.net/10400.21/10939
identifier_str_mv TID:202316114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459030999040