Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Lino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30822
Resumo: Os avanços nas últimas décadas das tecnologias da informação e computação têm operado mudanças na socie- dade contemporânea idênticas e de igual significância às da época da revolução industrial. Nos dias de hoje, os meios digitais e a computação estão presentes em todas as esferas da nossa vida. Todos os instantes da nossa exis- tência podem ser relacionados a um qualquer contexto de um click digital. Deste modo, e mesmo com grande esforço devido à sua natural parcimónia institucional, a educação cada vez mais utiliza as ferramentas digitais nos seus processos. Como no passado, a ‘tecnologia’ da notação musical, do lápis e do papel foram indispensáveis à criação da atividade e profissão de compositor, nos dias de hoje o mesmo acontece com as ferramentas digitais e diferentes softwares. Neste artigo apontaremos como nos dias de hoje, as naturais mudanças da prática e profissão de compositor obrigam ao domínio de certas ferramentas digitais, e como a sua proficiência e uso deverão fazer parte do ensino formal da composição.
id RCAP_0ecff32d7a7cf8261fece496e1512096
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXIMúsicaMusicologiaOs avanços nas últimas décadas das tecnologias da informação e computação têm operado mudanças na socie- dade contemporânea idênticas e de igual significância às da época da revolução industrial. Nos dias de hoje, os meios digitais e a computação estão presentes em todas as esferas da nossa vida. Todos os instantes da nossa exis- tência podem ser relacionados a um qualquer contexto de um click digital. Deste modo, e mesmo com grande esforço devido à sua natural parcimónia institucional, a educação cada vez mais utiliza as ferramentas digitais nos seus processos. Como no passado, a ‘tecnologia’ da notação musical, do lápis e do papel foram indispensáveis à criação da atividade e profissão de compositor, nos dias de hoje o mesmo acontece com as ferramentas digitais e diferentes softwares. Neste artigo apontaremos como nos dias de hoje, as naturais mudanças da prática e profissão de compositor obrigam ao domínio de certas ferramentas digitais, e como a sua proficiência e uso deverão fazer parte do ensino formal da composição.Associação Portuguesa de Educação Musical2022-01-21T12:28:48Z2022-01-212021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30822http://hdl.handle.net/10174/30822porGuerreiro, Lino; Lopes, Eduardo. "Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI” (co-autor Lino Guerreiro), Revista Portuguesa de Educação Musical, Nr. 147, 2021, pp. 32-41ndel@uevora.pt203Guerreiro, LinoLopes, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:12.773026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI
title Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI
spellingShingle Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI
Guerreiro, Lino
Música
Musicologia
title_short Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI
title_full Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI
title_fullStr Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI
title_full_unstemmed Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI
title_sort Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI
author Guerreiro, Lino
author_facet Guerreiro, Lino
Lopes, Eduardo
author_role author
author2 Lopes, Eduardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Lino
Lopes, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Musicologia
topic Música
Musicologia
description Os avanços nas últimas décadas das tecnologias da informação e computação têm operado mudanças na socie- dade contemporânea idênticas e de igual significância às da época da revolução industrial. Nos dias de hoje, os meios digitais e a computação estão presentes em todas as esferas da nossa vida. Todos os instantes da nossa exis- tência podem ser relacionados a um qualquer contexto de um click digital. Deste modo, e mesmo com grande esforço devido à sua natural parcimónia institucional, a educação cada vez mais utiliza as ferramentas digitais nos seus processos. Como no passado, a ‘tecnologia’ da notação musical, do lápis e do papel foram indispensáveis à criação da atividade e profissão de compositor, nos dias de hoje o mesmo acontece com as ferramentas digitais e diferentes softwares. Neste artigo apontaremos como nos dias de hoje, as naturais mudanças da prática e profissão de compositor obrigam ao domínio de certas ferramentas digitais, e como a sua proficiência e uso deverão fazer parte do ensino formal da composição.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
2022-01-21T12:28:48Z
2022-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30822
http://hdl.handle.net/10174/30822
url http://hdl.handle.net/10174/30822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guerreiro, Lino; Lopes, Eduardo. "Princípios de Compositor-Produtor: a tecnologia no ensino da composição no séc. XXI” (co-autor Lino Guerreiro), Revista Portuguesa de Educação Musical, Nr. 147, 2021, pp. 32-41
nd
el@uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Educação Musical
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Educação Musical
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136684193873920