Marketing empreendedor: marketing para empreendedores e pequenas empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5438 |
Resumo: | O empreendedorismo é hoje uma realidade. Porque a realidade económica está numa mutação vertiginosa e porque, decorrente da crise económica, temos de ser capazes, cada um de nós, de assegurar o nosso rendimento. O emprego para toda a vida acabou. O marketing na sua génese é uma disciplina em constante evolução que se vai adaptando às necessidades do mercado. Como tal, utilizar o termo “novo marketing” para explicar as novas áreas de atuação do marketing pode ser bastante redutor, tendo em conta que o marketing funciona como um todo. Não há soluções do “novo marketing” que funcionem isoladas, ou seja, muitas técnicas “tradicionais” do marketing continuam a ser indispensáveis para qualquer organização. Apresentamos nesta tese um estudo sobre dois temas até então estudados separadamente, o marketing e o empreendedorismo, bem como das diferentes abordagens do marketing empreendedor e o seu desempenho nas micro e pequenas e médias empresas. Com a junção dos dois campos de estudo, marketing e empreendedorismo, surge o “marketing empreendedor”. Esta atividade é entendida por alguns autores como a interface dos dois conceitos, abordando a orientação para a inovação, o foco na ideia e avaliação das necessidades do mercado através da intuição do empreendedor, do “passa palavra” e a fonte das informações como forma de rede de relacionamento. O objetivo do nosso trabalho é o de investigar como se constrói o entendimento sobre o que é o marketing empreendedor e se, na visão dos empreendedores, ele é praticado, tendo como objeto de estudo a empresa Por Vocação, questionando o proprietário e os seus colaboradores sobre o tema em questão. O método adotado para a realização deste estudo privilegiou a abordagem qualitativa, caracterizando-se também como descritivo. Foi efetuado um estudo de caso para ir de encontro aos objetivos propostos. Os instrumentos de recolha utilizados foram a entrevista semiestruturada, a análise de documentos e observações da realidade. Os resultados evidenciaram que a empresa em estudo pratica, formalmente e na sua plenitude, o marketing empreendedor. Os resultados mostram, igualmente, uma diversidade de entendimentos sobre a temática (marketing empreendedor) e sua aplicação. Devido ao aumento da importância das micro e pequenas empresas para as economias, especialmente para a economia do Portugal, onde estas representam grande parte do tecido empresarial, são necessárias novas pesquisas sobre esta temática do marketing empreendedor e fazer saber quais as suas formas de atuação (tais como, a influência das redes de relações dos empreendedores sobre o marketing empreendedor, o campo de competências dos empreendedores e as suas ligações com o marketing empreendedor, o grau académico do empreendedor, entre outras), tornando-se assim pertinente este estudo pois é um reflexo das tendências atuais no tecido empresarial. Em termos científicos, este estudo pretende dar um contributo para o aprofundamento de conhecimentos na área do marketing que é feito nas micro e pequenas empresas, apresentando ferramentas simples de como fazer marketing. Por outro lado, com este estudo, as organizações têm acesso a uma investigação que, poderá ser utilizada para esclarecer eventuais dúvidas quanto às suas consequências. |
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Apresentamos nesta tese um estudo sobre dois temas até então estudados separadamente, o marketing e o empreendedorismo, bem como das diferentes abordagens do marketing empreendedor e o seu desempenho nas micro e pequenas e médias empresas. Com a junção dos dois campos de estudo, marketing e empreendedorismo, surge o “marketing empreendedor”. Esta atividade é entendida por alguns autores como a interface dos dois conceitos, abordando a orientação para a inovação, o foco na ideia e avaliação das necessidades do mercado através da intuição do empreendedor, do “passa palavra” e a fonte das informações como forma de rede de relacionamento. O objetivo do nosso trabalho é o de investigar como se constrói o entendimento sobre o que é o marketing empreendedor e se, na visão dos empreendedores, ele é praticado, tendo como objeto de estudo a empresa Por Vocação, questionando o proprietário e os seus colaboradores sobre o tema em questão. O método adotado para a realização deste estudo privilegiou a abordagem qualitativa, caracterizando-se também como descritivo. Foi efetuado um estudo de caso para ir de encontro aos objetivos propostos. Os instrumentos de recolha utilizados foram a entrevista semiestruturada, a análise de documentos e observações da realidade. Os resultados evidenciaram que a empresa em estudo pratica, formalmente e na sua plenitude, o marketing empreendedor. Os resultados mostram, igualmente, uma diversidade de entendimentos sobre a temática (marketing empreendedor) e sua aplicação. Devido ao aumento da importância das micro e pequenas empresas para as economias, especialmente para a economia do Portugal, onde estas representam grande parte do tecido empresarial, são necessárias novas pesquisas sobre esta temática do marketing empreendedor e fazer saber quais as suas formas de atuação (tais como, a influência das redes de relações dos empreendedores sobre o marketing empreendedor, o campo de competências dos empreendedores e as suas ligações com o marketing empreendedor, o grau académico do empreendedor, entre outras), tornando-se assim pertinente este estudo pois é um reflexo das tendências atuais no tecido empresarial. Em termos científicos, este estudo pretende dar um contributo para o aprofundamento de conhecimentos na área do marketing que é feito nas micro e pequenas empresas, apresentando ferramentas simples de como fazer marketing. Por outro lado, com este estudo, as organizações têm acesso a uma investigação que, poderá ser utilizada para esclarecer eventuais dúvidas quanto às suas consequências.Entrepreneurship is currently a reality not only because the economic reality is a vertiginous mutation and because, due to the economic crisis, we must be able, each of us, to ensure our income. The idea of having a job for life is over. Marketing in its origins is an evolving discipline which tends to adapt to market requirements. Therefore, to use the term "new marketing" to explain the new areas of marketing can be quite reductive, taking into account that marketing works as a whole. There are no solutions of the "new marketing" operating in isolation, i.e., many marketing "traditional" techniques remain indispensable to any organization. We present in this work a study on two subjects previously studied separately, marketing and entrepreneurship, as well as different approaches to marketing and entrepreneurial performance in micro and small and medium sized enterprises. Gathering these two fields of study, marketing and entrepreneurship, results the "entrepreneur marketing." This activity is seen by some authors as the interface of the two concepts, addressing the orientation towards innovation, focus on the idea and assessment of market needs through the intuition of the entrepreneur, the "spread of the word" and the source of information as a way to create a network of relationships. The objective of this study is to investigate how the understanding about undertaken marketing is built and if, in the entrepreneurs’ view, it is practiced, having as object of study the company Por Vocação, questioning the owner and his staff on the topic in question. The adopted method for this study favored the qualitative approach, also characterized as descriptive. It was a case study done to meet the proposed objectives. The collection instruments used were a semi-structured interview, document analysis and the observations of reality. The results showed that the company practices, formally and in its fullness, the entrepreneur marketing. The results also show a variety of understandings of the subject (marketing entrepreneur) and its application. Due to the increasing importance of micro and small sized enterprises to the economy, especially to the economy of Portugal, where they represent a large part of the business environment, we concluded that more research on the subject of marketing entrepreneur is needed. It is also necessary to know which forms of activity (such as the influence of relational networks of entrepreneurs about entrepreneur marketing, the field of competence of the entrepreneurs and their connections to marketing entrepreneur, the entrepreneur's degree, etc.). In this manner this study becomes relevant because it is a reflection of current trends in the business environment. In scientific terms, this study aims to contribute to deepen the knowledge in the area of marketing which is done in the micro and small companies, showing simple tools of how to do marketing. Moreover, with this study, organizations have access to a research that can be used to clarify any doubts regarding its consequences.2016-01-18T15:27:38Z2016-01-18T00:00:00Z2016-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5438porTeixeira, Carla Alexandra Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:44Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:11.641621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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