Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44387
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do conhecimento didático de professores em formação continuada, com foco nas representações e investigações estatísticas, dois aspectos fundamentais da Educação Estatística. A formação é relativa à disciplina de Estatística de um Curso de Especialização para professores de Matemática do Ensino Básico, com 13 participantes. Os dados foram recolhidos no decorrer das sessões através de um diário de bordo, gravações de áudio, recolha documental e entrevistas. A disciplina foi estruturada de modo a articular conhecimentos didáticos a partir de atividades direcionadas à prática letiva. Os resultados mostram que os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre as representações estatísticas e sobre o modo de as ensinar. Em relação às investigações estatísticas, os professores destacam a importância da valorização destas atividades para a formação de cidadãos críticos capazes de lidar com a informação.
id RCAP_0f39954e890361223fc832e981b72220
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/44387
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em EstatísticaDevelopment of didactical knowledge of teachers in statistics: A teacher education experienceEstatísticaRepresentaçõesInvestigações estatísticasConhecimento didáticoStatisticsRepresentationsStatistical investigationsDidactic knowledgeEste artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do conhecimento didático de professores em formação continuada, com foco nas representações e investigações estatísticas, dois aspectos fundamentais da Educação Estatística. A formação é relativa à disciplina de Estatística de um Curso de Especialização para professores de Matemática do Ensino Básico, com 13 participantes. Os dados foram recolhidos no decorrer das sessões através de um diário de bordo, gravações de áudio, recolha documental e entrevistas. A disciplina foi estruturada de modo a articular conhecimentos didáticos a partir de atividades direcionadas à prática letiva. Os resultados mostram que os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre as representações estatísticas e sobre o modo de as ensinar. Em relação às investigações estatísticas, os professores destacam a importância da valorização destas atividades para a formação de cidadãos críticos capazes de lidar com a informação.Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, BrunaPonte, João Pedro da2020-09-17T12:39:25Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44387porRodrigues, B., & Ponte, J. P. (2020). Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: Uma experiência formativa, Zetetiké, 28, 1-19. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.86568822176-174410.20396/zet.v28i0.8656882info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44387Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:56:56.502911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística
Development of didactical knowledge of teachers in statistics: A teacher education experience
title Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística
spellingShingle Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística
Rodrigues, Bruna
Estatística
Representações
Investigações estatísticas
Conhecimento didático
Statistics
Representations
Statistical investigations
Didactic knowledge
title_short Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística
title_full Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística
title_fullStr Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística
title_full_unstemmed Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística
title_sort Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística
author Rodrigues, Bruna
author_facet Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Representações
Investigações estatísticas
Conhecimento didático
Statistics
Representations
Statistical investigations
Didactic knowledge
topic Estatística
Representações
Investigações estatísticas
Conhecimento didático
Statistics
Representations
Statistical investigations
Didactic knowledge
description Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do conhecimento didático de professores em formação continuada, com foco nas representações e investigações estatísticas, dois aspectos fundamentais da Educação Estatística. A formação é relativa à disciplina de Estatística de um Curso de Especialização para professores de Matemática do Ensino Básico, com 13 participantes. Os dados foram recolhidos no decorrer das sessões através de um diário de bordo, gravações de áudio, recolha documental e entrevistas. A disciplina foi estruturada de modo a articular conhecimentos didáticos a partir de atividades direcionadas à prática letiva. Os resultados mostram que os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre as representações estatísticas e sobre o modo de as ensinar. Em relação às investigações estatísticas, os professores destacam a importância da valorização destas atividades para a formação de cidadãos críticos capazes de lidar com a informação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-17T12:39:25Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/44387
url http://hdl.handle.net/10451/44387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, B., & Ponte, J. P. (2020). Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: Uma experiência formativa, Zetetiké, 28, 1-19. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656882
2176-1744
10.20396/zet.v28i0.8656882
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134512552083456