Como podem os educadores desenvolver nas crianças competências no âmbito da organização e tratamento de dados, através das rotinas diárias?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2404 |
Resumo: | O presente relatório de estágio resulta da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar, nomeadamente da descrição dos estágios realizados em contextos de creche e jardim-de-infância. A sua estrutura divide-se na componente prática e prática investigativa. A componente prática refere-se à caracterização da instituição, do grupo, projetos pedagógicos, prática de ensino e percurso de desenvolvimento profissional. A prática investigativa refere-se à literacia estatística, a construção do conhecimento matemático pelas crianças nas primeiras idades, ao papel do educador na promoção das aprendizagens a nível da matemática, ao currículo da matemática no pré-escolar, as investigações estatísticas assim como ao papel dos projetos no ensino e aprendizagem da estatística. O estudo é de natureza qualitativa e interpretativa na modalidade de estudo de caso, num pequeno grupo de 4 crianças. A análise dos dados é baseada nos diários de bordo, registos áudio, registos fotográficos, observação direta e participativa, entrevista à educadora cooperante. Os resultados mostram que as crianças através dos diálogos construtivos, envolvem-se e interessam-se pelas tarefas (discussão e análise do tempo e do pictograma), o que enriquece a aprendizagem das mesmas. Também se verifica que as crianças têm facilidade em analisar uma tabela simples relacionada com o estado do tempo diário, assim como observam e discutem o número de elementos em cada área de desenvolvimento, ou seja, identificam a moda e comparam os dados recolhidos num pictograma. |
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