Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna Mayara Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ponte, João Pedro Mendes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882
Resumo: This article aims to analyze the development of didactical knowledge of teachers attending an in-service course focusing on statistical representations and investigations, two fundamental aspects of statistics education. This is a statistics course in a specialization program for middle school mathematics teachers, including 13 participants. The data collected was obtained from sessions by a logbook, audio recordings, and document collection and by interviews. The course was structured to articulate didactic knowledge from activities directed to teaching practice. The results show that the teachers deepened their knowledge of statistical representations and how to teach them. About statistical investigations, the teachers emphasize the importance of valuing these activities for the development of citizens who are critical and capable of dealing with information.
id UNICAMP-21_487c75a06f149712b20acc1f5844acf1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656882
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experienceDesenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: uma experiência formativaDesenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: uma experiência formativaEstatísticaRepresentações estatísticasInvestigações estatísticasConhecimento didáticoStatisticsStatistical representationsStatistical investigationsDidactics knowledgeThis article aims to analyze the development of didactical knowledge of teachers attending an in-service course focusing on statistical representations and investigations, two fundamental aspects of statistics education. This is a statistics course in a specialization program for middle school mathematics teachers, including 13 participants. The data collected was obtained from sessions by a logbook, audio recordings, and document collection and by interviews. The course was structured to articulate didactic knowledge from activities directed to teaching practice. The results show that the teachers deepened their knowledge of statistical representations and how to teach them. About statistical investigations, the teachers emphasize the importance of valuing these activities for the development of citizens who are critical and capable of dealing with information.Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do conhecimento didático de professores em formação continuada, com foco nas representações e investigações estatísticas, dois aspectos fundamentais da Educação Estatística. A formação é relativa à disciplina de Estatística de um Curso de Especialização para professores de Matemática do Ensino Básico, com 13 participantes. Os dados foram recolhidos no decorrer das sessões através de um diário de bordo, gravações de áudio, recolha documental e entrevistas. A disciplina foi estruturada de modo a articular conhecimentos didáticos a partir de atividades direcionadas à prática letiva. Os resultados mostram que os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre as representações estatísticas e sobre o modo de as ensinar. Em relação às investigações estatísticas, os professores destacam a importância da valorização destas atividades para a formação de cidadãos críticos capazes de lidar com a informação.Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do conhecimento didático de professores em formação continuada, com foco nas representações e investigações estatísticas, dois aspectos fundamentais da Educação Estatística. A formação é relativa à disciplina de Estatística de um Curso de Especialização para professores de Matemática do Ensino Básico, com 13 participantes. Os dados foram recolhidos no decorrer das sessões através de um diário de bordo, gravações de áudio, recolha documental e entrevistas. A disciplina foi estruturada de modo a articular conhecimentos didáticos a partir de atividades direcionadas à prática letiva. Os resultados mostram que os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre as representações estatísticas e sobre o modo de as ensinar. Em relação às investigações estatísticas, os professores destacam a importância da valorização destas atividades para a formação de cidadãos críticos capazes de lidar com a informação.Universidade Estadual de Campinas2020-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/865688210.20396/zet.v28i0.8656882Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020002Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020002Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e0200022176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882/22034https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882/22035Brazil; ContemporanyRio de Janeiro, Brasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2020 Zetetikehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Bruna Mayara BatistaPonte, João Pedro Mendes da2024-01-11T14:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656882Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2024-01-11T14:36:25Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experience
Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: uma experiência formativa
Desenvolvimento do conhecimento didático de professores em Estatística: uma experiência formativa
title Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experience
spellingShingle Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experience
Rodrigues, Bruna Mayara Batista
Estatística
Representações estatísticas
Investigações estatísticas
Conhecimento didático
Statistics
Statistical representations
Statistical investigations
Didactics knowledge
title_short Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experience
title_full Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experience
title_fullStr Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experience
title_full_unstemmed Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experience
title_sort Development of didactical knowledge of teachers in statistics: a teacher education experience
author Rodrigues, Bruna Mayara Batista
author_facet Rodrigues, Bruna Mayara Batista
Ponte, João Pedro Mendes da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro Mendes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna Mayara Batista
Ponte, João Pedro Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Representações estatísticas
Investigações estatísticas
Conhecimento didático
Statistics
Statistical representations
Statistical investigations
Didactics knowledge
topic Estatística
Representações estatísticas
Investigações estatísticas
Conhecimento didático
Statistics
Statistical representations
Statistical investigations
Didactics knowledge
description This article aims to analyze the development of didactical knowledge of teachers attending an in-service course focusing on statistical representations and investigations, two fundamental aspects of statistics education. This is a statistics course in a specialization program for middle school mathematics teachers, including 13 participants. The data collected was obtained from sessions by a logbook, audio recordings, and document collection and by interviews. The course was structured to articulate didactic knowledge from activities directed to teaching practice. The results show that the teachers deepened their knowledge of statistical representations and how to teach them. About statistical investigations, the teachers emphasize the importance of valuing these activities for the development of citizens who are critical and capable of dealing with information.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882
10.20396/zet.v28i0.8656882
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882
identifier_str_mv 10.20396/zet.v28i0.8656882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882/22034
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656882/22035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Zetetike
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporany
Rio de Janeiro, Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020002
Zetetike; Vol. 28 (2020): Publicação Contínua; e020002
Zetetike; v. 28 (2020): Publicação Contínua; e020002
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329592908349440