Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10851 |
Resumo: | O presente relatório tem por objetivo descrever, analisar e refletir sobre o processo da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva com uma turma do 2º CEB e outra do 3º CEB, no ano letivo 2012/2013. A anterior integra o 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora, constituindo-se assim como a preparação para o exercício da função docente. Na sequência do desempenho de um conjunto de funções realizadas e respetiva operacionalização, o mesmo pretende apresentar os principais procedimentos, dificuldades, estratégias adotadas e metas alcançadas na Prática Letiva. Pretende-se apresentar os instrumentos utilizados, para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, refletindo e analisando todas as decisões tomadas no contexto educativo inerente ao processo de estágio. Estando estruturado por várias dimensões, permitiu uma experiência relevante que contribuiu num claro compromisso com o uso do conhecimento científico no desenvolvimento do ensino e aprendizagem bem como na formação íntegra do “ser professor” sob o ponto de vista profissional, pessoal, social e ético; ### ABSTRACT: This report has its main goal on describing, analysing and reflecting the process of supervised teaching practice made on Conde de Vilalva Comprehensive School with two classes of students: one from the key stage 3 and the other from the key stage 4, in the school year of 2012/2013. It is also part of the 2nd year of a Master’s Degree in Physical Education, regarding both Comprehensive and Secondary levels within University of Évora, and also means to be a preparation for a future teaching career. So, in relation to a set of functions accomplished and implemented, the report aims to present the main proceedings, difficulties, adopted strategies and achieved goals in the teaching practice. It is also intended that all tools used to increase the process of teaching/ learning in the students are presented here, so that all decisions made during the training year are submitted to analysis and reflection. As it is organized in different layers, it allowed a significant experience that lead to a clear commitment with the use of scientific knowledge in the development of the teaching/ learning process as well as in the straightaway shaping of being a teacher, on a professional, personal, social and ethical point of view. |
id |
RCAP_0f5758034e76484f08b2ec3c63a80acd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em ÉvoraEducação físicaPrática de ensino supervisionadaEnsinoAprendizagemFormação de professoresEnsino básicoEnsino secundárioDescoberta guiadaPhysical educationSupervised teaching practiceTeaching learningBasic educationTeacher triningGuided discoveryO presente relatório tem por objetivo descrever, analisar e refletir sobre o processo da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva com uma turma do 2º CEB e outra do 3º CEB, no ano letivo 2012/2013. A anterior integra o 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora, constituindo-se assim como a preparação para o exercício da função docente. Na sequência do desempenho de um conjunto de funções realizadas e respetiva operacionalização, o mesmo pretende apresentar os principais procedimentos, dificuldades, estratégias adotadas e metas alcançadas na Prática Letiva. Pretende-se apresentar os instrumentos utilizados, para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, refletindo e analisando todas as decisões tomadas no contexto educativo inerente ao processo de estágio. Estando estruturado por várias dimensões, permitiu uma experiência relevante que contribuiu num claro compromisso com o uso do conhecimento científico no desenvolvimento do ensino e aprendizagem bem como na formação íntegra do “ser professor” sob o ponto de vista profissional, pessoal, social e ético; ### ABSTRACT: This report has its main goal on describing, analysing and reflecting the process of supervised teaching practice made on Conde de Vilalva Comprehensive School with two classes of students: one from the key stage 3 and the other from the key stage 4, in the school year of 2012/2013. It is also part of the 2nd year of a Master’s Degree in Physical Education, regarding both Comprehensive and Secondary levels within University of Évora, and also means to be a preparation for a future teaching career. So, in relation to a set of functions accomplished and implemented, the report aims to present the main proceedings, difficulties, adopted strategies and achieved goals in the teaching practice. It is also intended that all tools used to increase the process of teaching/ learning in the students are presented here, so that all decisions made during the training year are submitted to analysis and reflection. As it is organized in different layers, it allowed a significant experience that lead to a clear commitment with the use of scientific knowledge in the development of the teaching/ learning process as well as in the straightaway shaping of being a teacher, on a professional, personal, social and ethical point of view.Universidade de Évora2014-03-14T12:00:46Z2014-03-142013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10851http://hdl.handle.net/10174/10851TID:201245760porfrinasttsports@hotmail.com671Figueira, José Pedro Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:42.112680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora Figueira, José Pedro Costa Educação física Prática de ensino supervisionada Ensino Aprendizagem Formação de professores Ensino básico Ensino secundário Descoberta guiada Physical education Supervised teaching practice Teaching learning Basic education Teacher trining Guided discovery |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora |
author |
Figueira, José Pedro Costa |
author_facet |
Figueira, José Pedro Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira, José Pedro Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Prática de ensino supervisionada Ensino Aprendizagem Formação de professores Ensino básico Ensino secundário Descoberta guiada Physical education Supervised teaching practice Teaching learning Basic education Teacher trining Guided discovery |
topic |
Educação física Prática de ensino supervisionada Ensino Aprendizagem Formação de professores Ensino básico Ensino secundário Descoberta guiada Physical education Supervised teaching practice Teaching learning Basic education Teacher trining Guided discovery |
description |
O presente relatório tem por objetivo descrever, analisar e refletir sobre o processo da Prática de Ensino Supervisionada na Escola Básica Conde Vilalva com uma turma do 2º CEB e outra do 3º CEB, no ano letivo 2012/2013. A anterior integra o 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora, constituindo-se assim como a preparação para o exercício da função docente. Na sequência do desempenho de um conjunto de funções realizadas e respetiva operacionalização, o mesmo pretende apresentar os principais procedimentos, dificuldades, estratégias adotadas e metas alcançadas na Prática Letiva. Pretende-se apresentar os instrumentos utilizados, para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, refletindo e analisando todas as decisões tomadas no contexto educativo inerente ao processo de estágio. Estando estruturado por várias dimensões, permitiu uma experiência relevante que contribuiu num claro compromisso com o uso do conhecimento científico no desenvolvimento do ensino e aprendizagem bem como na formação íntegra do “ser professor” sob o ponto de vista profissional, pessoal, social e ético; ### ABSTRACT: This report has its main goal on describing, analysing and reflecting the process of supervised teaching practice made on Conde de Vilalva Comprehensive School with two classes of students: one from the key stage 3 and the other from the key stage 4, in the school year of 2012/2013. It is also part of the 2nd year of a Master’s Degree in Physical Education, regarding both Comprehensive and Secondary levels within University of Évora, and also means to be a preparation for a future teaching career. So, in relation to a set of functions accomplished and implemented, the report aims to present the main proceedings, difficulties, adopted strategies and achieved goals in the teaching practice. It is also intended that all tools used to increase the process of teaching/ learning in the students are presented here, so that all decisions made during the training year are submitted to analysis and reflection. As it is organized in different layers, it allowed a significant experience that lead to a clear commitment with the use of scientific knowledge in the development of the teaching/ learning process as well as in the straightaway shaping of being a teacher, on a professional, personal, social and ethical point of view. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-03-14T12:00:46Z 2014-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10851 http://hdl.handle.net/10174/10851 TID:201245760 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10851 |
identifier_str_mv |
TID:201245760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
frinasttsports@hotmail.com 671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136531530645504 |