Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Patrícia Cristina Mirador
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10849
Resumo: Este relatório tem como finalidade descrever reflexivamente toda a minha Prática de Ensino Supervisionada, decorrente no ano letivo de 2012/2013, enquadrado no 2º ano do Mestrado em Ensino nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora. Inicialmente será feito um enquadramento teórico da Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvendo-se a temática de formação do professor e da disciplina de Educação Física (EF). Numa componente mais prática, irá ser desenvolvida toda a PES começando inicialmente por descrever a instituição educativa onde a mesma sucedeu, as turmas alvo deste processo e todas as perspetivas curriculares e/ou normativas sob o ponto de vista legal, institucional e funcional. Irá ser descrito o planeamento anual e a metodologia de avaliação das turmas realizando-se uma descrição da condução do ensino e uma breve abordagem sobre o Ensino Secundário sob o qual não incidiu a minha prática. A relação com a escola e a comunidade será um ponto também retratado neste relatório onde se apresentarão descritas as atividades pedagógicas tal como o projeto de investigação desenvolvido com a turma não partilhada. Por último apresentarei as conclusões gerais que retirei deste processo, desde o objetivo da disciplina e do professor até exigências e desafios encontrados e as estratégias pedagógicas definidas perante realidade; ### ABSTRACT: This report aims to describe reflexively my whole process or pedagogical internship or supervised teaching practice, resulting in the academic year 2012/2013, framed in the 2nd year of the master's degree in the education in the basic and secondary teaching from the university of Evora. Initially part will be made a theoretical framework of supervised teaching pratice (PES) developing the theme of training of the teacher and of the discipline of physical education (EF). In a more practical component will be developed all the PES starting initially by describing the educational institution where the same succeeded, the target groups of this pedagogical process and all curriculum and/or normative perspective from a legal standpoint, duly substantiated functional and institutional. Will be described in the annual planning and evaluation methodology used in the respective classes being a description of the entire teaching and conducting a brief approach to the secondary education under which not focused my practice. The relation with the school and the community will be a point also depicted in this report will be pedagogical activities such as action research project developed with the class. Finally I will present the general conclusions that I have drawn from this process, since the purpose of discipline and teacher until demands and challenges encountered and the pedagogical strategies defined before reality.
id RCAP_46270db2fec4886df9084f7d149cd66e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em ÉvoraPrática de ensino supervisionadaEducação FísicaEnsino básicoEnsino secundárioProfessorFormação de professoresSupervised teaching practicePhysical educationBasic educationSecondary educationTeacher trainingEste relatório tem como finalidade descrever reflexivamente toda a minha Prática de Ensino Supervisionada, decorrente no ano letivo de 2012/2013, enquadrado no 2º ano do Mestrado em Ensino nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora. Inicialmente será feito um enquadramento teórico da Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvendo-se a temática de formação do professor e da disciplina de Educação Física (EF). Numa componente mais prática, irá ser desenvolvida toda a PES começando inicialmente por descrever a instituição educativa onde a mesma sucedeu, as turmas alvo deste processo e todas as perspetivas curriculares e/ou normativas sob o ponto de vista legal, institucional e funcional. Irá ser descrito o planeamento anual e a metodologia de avaliação das turmas realizando-se uma descrição da condução do ensino e uma breve abordagem sobre o Ensino Secundário sob o qual não incidiu a minha prática. A relação com a escola e a comunidade será um ponto também retratado neste relatório onde se apresentarão descritas as atividades pedagógicas tal como o projeto de investigação desenvolvido com a turma não partilhada. Por último apresentarei as conclusões gerais que retirei deste processo, desde o objetivo da disciplina e do professor até exigências e desafios encontrados e as estratégias pedagógicas definidas perante realidade; ### ABSTRACT: This report aims to describe reflexively my whole process or pedagogical internship or supervised teaching practice, resulting in the academic year 2012/2013, framed in the 2nd year of the master's degree in the education in the basic and secondary teaching from the university of Evora. Initially part will be made a theoretical framework of supervised teaching pratice (PES) developing the theme of training of the teacher and of the discipline of physical education (EF). In a more practical component will be developed all the PES starting initially by describing the educational institution where the same succeeded, the target groups of this pedagogical process and all curriculum and/or normative perspective from a legal standpoint, duly substantiated functional and institutional. Will be described in the annual planning and evaluation methodology used in the respective classes being a description of the entire teaching and conducting a brief approach to the secondary education under which not focused my practice. The relation with the school and the community will be a point also depicted in this report will be pedagogical activities such as action research project developed with the class. Finally I will present the general conclusions that I have drawn from this process, since the purpose of discipline and teacher until demands and challenges encountered and the pedagogical strategies defined before reality.Universidade de Évora2014-03-14T11:42:37Z2014-03-142013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10849http://hdl.handle.net/10174/10849TID:201234211porpatriciacorreia_8@hotmail.com671Correia, Patrícia Cristina Miradorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:42.059196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
Correia, Patrícia Cristina Mirador
Prática de ensino supervisionada
Educação Física
Ensino básico
Ensino secundário
Professor
Formação de professores
Supervised teaching practice
Physical education
Basic education
Secondary education
Teacher training
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizado na Escola Básica Conde de Vilalva em Évora
author Correia, Patrícia Cristina Mirador
author_facet Correia, Patrícia Cristina Mirador
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Patrícia Cristina Mirador
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação Física
Ensino básico
Ensino secundário
Professor
Formação de professores
Supervised teaching practice
Physical education
Basic education
Secondary education
Teacher training
topic Prática de ensino supervisionada
Educação Física
Ensino básico
Ensino secundário
Professor
Formação de professores
Supervised teaching practice
Physical education
Basic education
Secondary education
Teacher training
description Este relatório tem como finalidade descrever reflexivamente toda a minha Prática de Ensino Supervisionada, decorrente no ano letivo de 2012/2013, enquadrado no 2º ano do Mestrado em Ensino nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora. Inicialmente será feito um enquadramento teórico da Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvendo-se a temática de formação do professor e da disciplina de Educação Física (EF). Numa componente mais prática, irá ser desenvolvida toda a PES começando inicialmente por descrever a instituição educativa onde a mesma sucedeu, as turmas alvo deste processo e todas as perspetivas curriculares e/ou normativas sob o ponto de vista legal, institucional e funcional. Irá ser descrito o planeamento anual e a metodologia de avaliação das turmas realizando-se uma descrição da condução do ensino e uma breve abordagem sobre o Ensino Secundário sob o qual não incidiu a minha prática. A relação com a escola e a comunidade será um ponto também retratado neste relatório onde se apresentarão descritas as atividades pedagógicas tal como o projeto de investigação desenvolvido com a turma não partilhada. Por último apresentarei as conclusões gerais que retirei deste processo, desde o objetivo da disciplina e do professor até exigências e desafios encontrados e as estratégias pedagógicas definidas perante realidade; ### ABSTRACT: This report aims to describe reflexively my whole process or pedagogical internship or supervised teaching practice, resulting in the academic year 2012/2013, framed in the 2nd year of the master's degree in the education in the basic and secondary teaching from the university of Evora. Initially part will be made a theoretical framework of supervised teaching pratice (PES) developing the theme of training of the teacher and of the discipline of physical education (EF). In a more practical component will be developed all the PES starting initially by describing the educational institution where the same succeeded, the target groups of this pedagogical process and all curriculum and/or normative perspective from a legal standpoint, duly substantiated functional and institutional. Will be described in the annual planning and evaluation methodology used in the respective classes being a description of the entire teaching and conducting a brief approach to the secondary education under which not focused my practice. The relation with the school and the community will be a point also depicted in this report will be pedagogical activities such as action research project developed with the class. Finally I will present the general conclusions that I have drawn from this process, since the purpose of discipline and teacher until demands and challenges encountered and the pedagogical strategies defined before reality.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-03-14T11:42:37Z
2014-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10849
http://hdl.handle.net/10174/10849
TID:201234211
url http://hdl.handle.net/10174/10849
identifier_str_mv TID:201234211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv patriciacorreia_8@hotmail.com
671
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136531528548352